segunda-feira, 24 de abril de 2017

Viúva Negra: Na mira da SHIELD

A equipe criativa premiada de Demolidor nos últimos anos retorna a Nova e Diferente Marvel para uma missão mais que secreta. Assumindo o título da Viúva Negra. Mark Waid e Chris Samnee constroem uma aventura pra lá de eletrizante em que Natasha Romanoff está mais uma vez do lado oposto ao da lei e agora viverá um aperto como fugitiva da SHIELD ao mesmo tempo que é chantageada por um novo chefão internacional do crime.



A primeira história mostra qual é a importância dada a narrativa visual na trama com uma fantástica fuga da Viúva Negra do aeroportaviões da SHIELD. Com cenas que não devem nada aquela da primeira edição de Guerra Civil ou mesmo do filme Capitão América: Soldado Invernal, vemos aqui nossa espiã russa usando todo o seu malabarismo natural para atravessar escritórios lotados, lançar-se ao ar perseguida por carros-voadores e agentes a jato até cair segura no chão. Ao fim disto tudo, é dado o veredicto, Romanoff roubou algo importante e é agora uma foragida.



A próxima história acontece num cemitério secreto e exclusivo para Agentes da SHIELD. Tudo se passa uma semana antes da cena do aeroportaviões e a Viúva está a espreita naquele lugar, com todo mundo a mira de seu rifle de longo alcance. Contudo, ela está ali mais como um anjo, atacando um bando de mercenários que aparentemente estavam cercando Maria Hill e um agente líder de campo chamado Elder. Em meio ao ataque, a Viúva Negra descobre que não era a Diretora Hill o alvo dos raptores, mas sim ela própria. Platch Liev, o Leão Choroso, queria tratar com ela e se ela não fosse com os homens, aquele funeral poderia virar um massacre.

Natasha se deixa capturar, só para assim que despertar derrubar todos os capangas e ficar cara a cara com o mafioso russo. O Leão Choroso mostrou ter uma vantagem sobre ela, com uma pasta cheia de cópias de documentos do passado obscuro de Natasha, coisa que a própria escondeu todo esse tempo até mesmo da SHIELD. Platch Liev está disposto a não revelar nada daquilo caso a Viúva Negra execute algumas missões a seu favor. E assim surge a primeira missão da moça em assaltar o Aeroportaviões da SHIELD (como visto na primeira edição).

Na terceira história, em Nova York, Romanoff recebe a próxima missão secreta do Leão Choroso rumo a Rússia e ao mesmo tempo deve se livrar de Elder, que está a perseguindo determinadamente. No lugar onde era a antiga Sala Vermelha, Natasha relembra fantasmas do seu passado, incluindo memórias da sua jovem amiga Anya, filha da sua treinadora. Nas ruínas, ela também encontrou outros mercenários procurando algo, mas sem sucesso. E quando finalmente se afastou até a sala mais escondida do lugar,  foi atacada por uma jovem criança, não muito mais velha do que ela era naquela época um dia.



Não se sabe direito como Romanoff escapou esfaqueada dali, mas ela acabou indo parar na cabana de um velho conhecido seu na sua época da URSS, Iosef. Ele aparentemente foi abandonado por Natasha e esquecido ali assim que ela já tinha aprendido tudo que podia dele. Agora, mais uma vez precisou de seu mão estendida. Iosef também sabia de mais detalhes do mistério daquele lugar. Aparentemente, Anya, filha da antiga diretora daquele lugar recriou uma nova versão do programa e a chamou de Sala Escura. A garotinha que a atacou de surpresa é uma nova aluna do programa. E todos os ligados a antiga Sala Vermelha são agora novos alvos em potencial do programa substituto. Iosef e Natasha certamente estão na lista negra.

Juntos, Iosef e Natasha agora tem menos de um dia e mais umas poucas armas antiquadas para se preparar ao próximo ataque da Sala Escura. Doze horas depois, Romanoff parte sozinha para o complexo do novo programa e o invade com a perfeição que somente  os seus anos de treinamento e experiência podem dar. Uma vez la dentro, ela descobre que sua antiga diretora está viva e que Anya cresceu bem e se tornou um ameaça pra lá de perigosa. Contudo, nenhuma delas se opõe a entregar a Natasha o que ela procura e dá sem hesitar os documentos que veio buscar na Rússia. Contudo, agora, ao olhar qualquer criança próxima,  a Viúva certamente vai ficar cabreira em saber se está sendo vigiada de perto ou não.

A quinta edição coloca finalmente a Natasha próxima do agente Elder, que surge inicialmente como um capanga disfarçado do Leão Choroso, mas logo é desvendada sua artimanha e sua própria vida está em risco. Natasha deixa imediatamente de ser a pessoa que ele perseguia e passa a ser sua protetora. Temos então mais uma bela narrativa visual de Samnee com uma perseguição de carros digna de story board de filmes. O final não é um dos melhores para Elder, que acaba entendendo a posição de Natasha e se sacrifica de tal maneira que ninguém no final ficará com as informações roubadas por ela na Rússia. O resultado disso é muito mal recebido por Platch Liev, que resolve liberar para a mídia um dos segredos sujos de Natasha - Ela foi a pessoa que raptou o Professor Ho Yinsen no passado e entregou para Wong-Chu no passado. Indiretamente, ela foi responsável por ajudar a criar o Homem de Ferro.

Com a última edição, temos um choque direto (remontando aos primórdios do primeiro encontro dos dois) entre Natasha e Tony Stark. Um flashback remonta como foi o ardil da antiga Viúva Negra em raptar o professor Yinsen logo após o falecimento de sua esposa. Através de uma falsa ligação telefônica, Stark localiza Natasha em Paris, mas o estado decrepito da moça impediu o Homem de Ferro de começar qualquer briga. No lugar disto, ele levou-a para um de seus apartamentos na cidade. E tudo foi um artificio da moça para acessar os dados internos das empresas do Tony e através delas conseguir localizar um numero de entrega das caixas das industrias Stark até o esconderijo do Leão Choroso.



O clímax final desta edição acontece nas últimas páginas, quando a Viúva Negra invade o esconderijo de Platch Liev e dá uma surra no grandalhão. Todavia, havia algo mais ali naquela trama - um verdadeiro cabeça naquele esquema, o verdadeiro Leão Choroso, o telepata Ilija Knezevic. O jovem se apresentou como um articulador, um guardador e usufruidor de segredos das pessoas, um anti-Snowden. Com isso, ele se aproveitaria de todos para tirar vantagem própria de tudo, assim como fez até então de Natasha. Só que desta vez, a Viúva Negra estava toda equipada. Veio até ali com um inibidor cerebral e uma luva roubada do arsenal do Homem de Ferro. Com um raio derrubou Knezevic e agora o garoto é quem seria manipulado pro ela.

Para quem acompanhou as histórias da Viúva Negra no último volume que saiu aqui no Brasil, não vai sentir muita diferença na dinâmica das histórias. Mark Waid manteve um ritmo fechado de uma história para a outra sem abandonar a ideia de um plot maior sendo construído no final. Não chegamos a ter nada realmente grande e inventivo até agora das mãos do autor aqui, mas continua sendo uma história da Viúva Negra e uma muito boa. O que mais salta aos olhos, no entanto, é a arte do Chris Samnee, que só deixa mais ansioso pelo próximo número. Infelizmente, no entanto, a revista já foi cancelada nos EUA e o que teremos apenas é mais um só arco de histórias vindo aí.

Coveiro.


comments powered by Disqus