segunda-feira, 17 de abril de 2017

Um dia na CCXP Tour Nordeste


Neste último final de semana, aconteceu em Recife a primeira versão da Comic Con Experience Tour, uma proposta descendente da CCXP que acontece todo ano em São Paulo e que tem como principal proposta levar um pouco do maior evento de cultura pop nerd da América Latina pelo nosso imenso país a fora. De cara, para a organização do evento, isso era um grande desafio; Levar algo tão grandioso para fora do Eixo-Rio-São Paulo e fazer acontecer com o mesmo padrão de qualidade para o público do Nordeste é um feito único, ousado e, até mesmo eu diria que arriscado. Fico feliz de poder ter participado neste último Sábado do evento e ter ficado positivamente surpreendido e até mesmo comovido como a coisa mostrou-se um sucesso certeiro.



Não dá pra falar sobre esse evento, sem contar um pouco de parte da minha história pessoal. E daí, talvez seja preciso revelar uma parte da história do site que deixo de fora quando falo do começo de tudo do Universo Marvel 616. O site surgiu, evoluído do fórum da internet onde tudo começou, no mesmo ano em que me despedi de Recife dez anos atrás e fui para São Paulo. Diferente do meu dia a dia na cidade em que cresci, cheguei a capital Paulistana encontrando um ambiente rico nesse mundo mágico dos quadrinhos que sempre admirei a distância, resumindo-se antes a apenas ser um mero leitor que ouvia falar de muita coisa que rolava "lá fora". São Paulo me introduziu a uma realidade palpável das grandes comics shops, feiras de quadrinhos anuais, contato direto e pessoal com editores dos gibis que lia e conhecer os autores independentes cujas obras mal tinha ouvido falar antes quando morava no Nordeste. Lembro que no começo, a sensação era quase que a de uma criança pronta para descobrir e viver aquele mundo inteiramente novo. Assim, meio que cheio de motivação, usei essa energia para focar no site e atingir o máximo de seu potencial com o que conhecia cada vez mais deste mundo. Eventualmente, acabei me envolvendo por dentro de alguns desses mesmo eventos como organizador-colaborador até que finalmente pude conhecer no ano passado uma "comic con" internacional na minha primeira viagem a Nova York.





Uma CCXP com um pouco da carinha da cultura pernambucana...

Toda essa trajetória que relatei foi para dizer que mesmo vivendo ao máximo tudo isso até então, eu senti uma nova emoção com gosto de recomeço quando participei de um dia da CCXP Tour neste sábado passado. Estava com alguns problemas no meu cronograma para encaixar a viagem, então tudo foi decidido faltando uma semana para vir, com tempo limitado e apenas um único dia inteiro disponível para participar do evento. É tanto que optei por não entrar como imprensa e fui junto ao público, apenas um cidadão recifense com olhar curioso do mesmo jeito que aconteceu quando participei da minha primeira Fest Comix em 2007. Fui com um aperto interno e uma grande expectativa de que a cidade que cresci, que na minha época de residente sequer se falava sobre cultura nerd, abraçasse com o calor típico comum do nosso povo esse estilo diversão que hoje podemos dizer que conquistou o mundo.





...e com um gostinho da estrutura e grandiosidade do evento original de São Paulo

Fui sem ideia dos números estimados do público, nem da expectativa que a organização tinha para o evento. Também estava sem compromisso pra qualquer cobertura profissional das novidades e relatar as atrações (apesar de que adoraria estar lá na coletiva de imprensa com os atores do seriado do Punho de Ferro). Nesse evento, eu quis prestar atenção nos olhos do público (talvez ver um pouco neles o que eu devo ter sentido em doses homeopáticas ao longo desses dez anos que acompanhei no cenário que evoluiu em São Paulo). Fui pra ver os recifenses, pernambucanos fora da capital, gente de outros estados do Nordeste até, circular no meio de estandes dos grandes estúdio com olhos brilhando ao se deparar com aquela magia pela primeira vez. Fui para ver as filas se formarem para os painéis e exposições com aquele murmurinho surgindo entre as pessoas que mal acreditavam que aquilo finalmente estava acontecendo ali. Fui para ver conterrâneos gritarem com aquela alegria típica do nosso povo sempre que o atores e atrizes saiam da área de autógrafos para se aproximar dos braços abertos do público. Fui para ver o vislumbre dos jovens (e mais velhos também, porque não?) com a aquela quantidade de artistas que mal imaginavam que existiam no cenário nacional ao lado de grandes nomes do exterior num artist's alley longo e lindo de se ver.





Cosplayers e um Artist's Alley no mesmo patamar da CCXP Paulistana

Curiosamente, certa surpresa também surgiu do outro lado desta história. Tive pouco tempo para conversar com os amigos que vieram de São Paulo para lá vender suas obras e montar seus stands, mas alheio ao calor típico da terrinha, deu para sentir que todos ali estavam fascinados com a recepção calorosa e única. Sei por alto de artistas com vendas esgotadas de seus prints e obras já no meio do Sábado (sobrando quase nada pro Domingo) e lojistas que falavam que esse ou outro item já estavam esgotados. Pelo pouco do que pesquisei aqui pelas redes sociais, vi que a secretaria de turismo do estado está determinada em repetir a dose e (se depender daqueles que fazem a CCXP) incluir o evento no calendário anual do Estado. E mesmo que não tenha sido um evento com ingressos antecipadamente esgotados, vi um público muito atuante, vibrante, querendo se dividir para poder aproveitar o máximo do seu tempo ali. Certamente, a CCXP Tour mexeu com Recife, Olinda, os arredores e há potencial para muito mais em vindouros anos.



Tom Pelphry, Finn Jones, Mike Deodato e muitos outros convidados que os marvetes do Nordeste puderem encontrar no evento

No fim do dia, após me despedir dos amigos, eu sai do evento finalmente compreendendo todo o sentido do "Tour" na CCXP Nordeste. Após o que vimos se estabelecer no último dezembro em São Paulo, com um evento com aquela marca de público e de reconhecimento internacional, chegou o momento de levar um pouco daquela sensação para o restante do nosso país continental. Vai além de levar um pouco da estrutura que vimos em Sampa em 2016, da organização impecável que a CCXP ficou conhecida e até mesmo do fato de trazer novas e marcantes atrações e convidados. Esse 'tour' surge para atender aqueles que sempre questionaram que os grandes eventos acontecem apenas no eixo Rio e São Paulo e não no restante do país. Hoje, essas pessoas puderam ter um pouco do orgulho de falar que naquele fim de semana em particular, o maior point da cultura pop nerd estava acontecendo bem ali, na sua 'casa', e eles finalmente teriam condições de estar lá. Valeu CCXP e Empetur por essa!

Coveiro

comments powered by Disqus