terça-feira, 25 de abril de 2017

Motoqueiro Fantasma... sobre quatro rodas?

O público brasileiro o conheceu primeiro no seriado Agentes da SHIELD, mas a verdade é que o personagem Bob Reyes e sua fantasmagórica identidade heroica já faziam parte da Marvel desde muito antes das Guerras Secretas. Criação de Felipe Smith e Tradd Moore, o... Vamos chamar de Motoqueiro? Motorista? Piloto Fantasma? Enfim, o personagem tem suas primeiras histórias finalmente publicadas no Brasil com uma edição fechada lançada mês passada pela Panini.





A história não é muito diferente de quem viu primeiro pelo seriado. Robert Reyes é um jovem adulto com uma responsabilidade grande de ser tutor do seu irmão mais novo, Gabriel, um garoto cadeirante, frágil e inocente, sob o risco constante de uma vizinhança pra lá de violenta no bairro em que vivem. Para ganhar a vida, Robert trabalha o resto do dia numa oficina de carros quando não está estudando. A situação parece piorar a cada dia, mas a gota d'água vem quando uns valentões da rua liderados por Guero espancam e tomam a cadeira de rodas de Gabe. Para ter o dinheiro para pegar uma cadeira nova, Bob resolve tirar seu autorização da oficina um Dodge preto para correr por dinheiro nas ruas à noite. E é ai que quando tudo parece estar muito errado, a coisa começa a dar certo.

A corrida acaba sequer terminando. Helicópteros começam a perseguir o carro que Reyes dirigia e o cercam. O garoto mal tem tempo de se explicar e já é metralhado. E ao que parece, aqueles homens não eram policiais, mas sim capangas atrás de um droga, uma pílula rosa, que estava no bagageiro do Dodge. Aquele era pra ser o fim de Bob, mas ele teve uma segunda chance e foi possuído por um espírito cheio de Vingança, com uma face flamejante, mas bem diferente daquele Motoqueiro Fantasma que conhecíamos. Aquela nova entidade mística parte em disparado contra os assassinos de Robert e massacram um dos carros dos homens que o atacaram.


 

Temos então um interlúdio e descobrimos que a nova droga é um composto fabricado por ninguém menos que o Doutor Calvin Zabo, a identidade humana daqueles que conhecemos muito bem como sendo o Mr Hyde. Não admitindo derrotas e nenhum prejuízo, Zabo/Hyde mostra pra seus capangas o que acontece com quem falha com ele. Já outro vilão que é apresentado na trama é o traficante Zangado, que trabalha pra Hyde e é o verdadeiro dono do Carro. Os boatos de que seu Dodge andou circulando em chamas por aí logo se espalham e o bandido vai querer sua belezinha de volta em sua garagem. E não podemos deixar de fora o detalhe de que na festa que rolava na casa do Zangado, uma das usuárias da tal droga rosa quando perdeu o controle virou uma monstrenga tal qual os efeitos do soro do Zabo.

Já Robert acordou no dia seguinte bem, vivo e desperto em sua cama. Tudo parecia um sonho e ele precisava tocar a vida real a frente, arrumar uma cadeira reserva pro seu irmão e continuar as atividades na oficina e escola. Mas a história da noite anterior se repetiu quando os homens de Zangado foram a oficina pegar o carro de volta e o atacar. O Espírito de Vingança ressurgiu, deu um jeito nos malfeitores mais uma vez e apresentou mais do background de sua real história. Diferente do Motoqueiro Fantasma, aquele era um espírito d de um homem já morto que ficou ligado a aquele carro, Eli, e que no momento da morte de Reyes se ligou ao corpo dele e deu ao rapaz uma nova chance. A origem dos poderes ainda é uma incógnita, mas a verdade é que ele tem truques bem diferentes do outro Espírito de Vingança. Mas o que Eli tinha em comum com a outra versão era um desejo enorme de lutar pela justiça no bairro e se vingar dos maus elementos.

A história então caminha para um confronto de Robert Reyes contra dois literais monstros que se envolveram na sua vida: Um é o próprio Mr Hyde, que criou a droga cheia de efeitos colaterais, mas já aperfeiçoando-a para uma versão azul; E o outro era o traficante Zangado, que inevitavelmente se drogou com a pílula rosa e no meio de uma overdose se tornou um brutamontes de quatro braços. O surgimento do "Motorista" Fantasma até chegou a mexer com a vida pessoal de Bob, mudando seu visual radicalmente e no comportamento do jovem com a escola.

No fim, a história com três lados acaba culminando na parte cinco deste encadernado, quando Hyde e sua equipe de paramilitares encontra Zangado e sua gangue e ambos querem prestar suas devidas contas. Dois poderosos monstros estão acabando com o lugar ao lado da troca de tiros de seus subalternos. O lugar vira uma zona de guerra e Robert pega seu carro imediatamente para proteger a vizinhança e, principalmente, seu irmã caçula. Quando o Fantasma chega, Zangado está literalmente partido ao meio e seus homens praticamente derrotados. Ele então parte para o exército de Zabo e dá um coça daquelas no Mr. Hyde. Graças aos poderes diferentes que ele tem com o carro, consegue proteger o Gabe o transportando pelo capô do carro até a oficina e, em seguida, pode sentir-se livre para partir com tudo contra Hyde. Porém, quem derrota o monstro é ele próprio, ao tentar consumir mais da droga rosa e acabando com um overdose do soro em seu corpo.


A história não acaba aí, no entanto. O Motoqueiro/Motorista Fantasma vai até o galpão da turma de Guero dar uma surra neles e recuperar a cadeira de rodas de Gabe. E na história que imediatamente se segue, vemos um estilo de vida muito diferente pros Reyes. Robert continua correndo pra valer com o Dodge a noite e ganhando uma grana segura graças aos dons peculiares do carro. No bairro, seu alterego - que tem vários apelidos como Piloto Esqueleto e Corredor Robô - virou um herói da vizinhança. Contudo, o espírito de Eli parece insatisfeito com o uso mundano dos poderes e preferia que Reyes lutasse mais pelas injustiças ali. Bob, no entanto, afirma que sua única responsabilidade é com seu irmão.

Mas o perigo sobrenatural do bairro ainda não se extinguiu. De um lado, mendigos acharam mais amostras das drogas rosa por aí e até cachorros vira-latas estão virando monstros nos becos. Já Zabo tem uma nova parceria com a gangue do garoto Guero e pretende dar início a fase 2 de seu tráfico com a eficiente pílula azul que acabou de desenvolver.

Edição mais que bem vinda da Panini, que poderia ter corrido um pouco para tentar casar o lançamento da primeira edição já no ano passado com a aparição do personagem na série de TV. De cara, acabamos estranhando a opção do título de manter como Motoqueiro Fantasma, mas até que não compromete com a referência ao personagem original nas histórias. E apesar da trama simplória, o traço estilizado indie do Tradd Moore casa bastante com a pegada do personagem.

Coveiro

comments powered by Disqus