quinta-feira, 20 de abril de 2017

Miss Marvel: Apaixonada



E finalmente, depois de um longo hiato de meses de publicação, as histórias da Kamala Khan, a nova Miss Marvel, voltam a sair nas bancas brasileiras. Seu terceiro volume acaba chegando um pouco descompassado com a cronologia atual do Brasil, mas quem é mais atento logo vai saber onde posicionar essa história na continuidade dos Inumanos escritos por Charles Soule no ano passado. Mas essa história tem algo muito mais interessante aqui para chamar atenção. Afinal, é aqui que Khan conhece sua primeira paixão, sem se dar conta de que alguém muito mais perto tem sentimentos fortes por ela.



A primeira história é fechada. Traz a participação de Loki, o jovem Deus da Trapaça, numa humilhante missão a mando de Freya e Odin, tentar encontrar crianças ligadas ao cientista maluco conhecido como O Inventor (lembra dele nas histórias passadas?), que pode ter descoberto um dispositivo capaz de romper a barreira que separa Asgardia de Midgard. Assim, ele é levado a Nova Jersey, topando de cara com Khan e Bruno(que acham que ele é apenas um Hipster que se veste de Viking) e se infiltrando indevidamente num baile adolescente. Para descobrir mais rápido se há algum infiltrado na escola, Loki resolve "batizar" o ponche da festa com um elixir da verdade e assim criar uma série de confusões entre os participantes do baile naquela noite. Kamala acaba vendo o que Loki fez, veste seu uniforme e parte pra cima do Príncipe da Mentira. Diferente de qualquer outro encontro, Loki prefere resolver aquela situação na conversa e tudo se resolve com um acordo e até ajuda a escola a se proteger misticamente contra ataques com algumas runas asgardianas. Tudo se resolve muito bem a partir de então, e Bruno agradece no final não ter tomado o ponche e sem querer revelar o que realmente sente por sua melhor amiga.

Mas a história sobre paixões adolescentes não acaba aí. No arco que se segue, temos uma Kamala numa situação bem complicada quando sua família deseja apresentar a menina a um "bom moço segundo as tradições muçulmana" que só conheceu quando eles eram crianças. Pelas lembranças que tinha, Kamala não estava muito afim de reencontrar ele, mas iria fazer o que seus pais queriam. Então, no primeiro dia que se vêem depois de muito tempo, o rapaz chamado Kamram mostra-se uma grande surpresa. Estuda mais de uma faculdade, é boa pinta e adora jogos de MMO online. O que mais uma Khan poderia querer num garoto dos seus sonhos?



Fascinada por Kamram, ela logo apronta um passeio com o rapaz nas ruas de Nova Jersey, sempre acompanhada pelos olhos de águia do seu irmão Aamir. O encontro, no entanto, acaba não saindo muito bem quando uma dessas novas neoinumanas desordeiras, chamada de Anarquia, aparece para detonar a cidade. Isso faz com que Kamala desapareça para dar lugar a sua identidade secreta de Ms Marvel. Anarquia tinha o poder de  disparar eletricidade, mas aparentemente não tinha muita resistência. Assim, quando recebeu um baita soco da Ms Marvel, caiu baqueada no chão. Foi a primeira vez que Khan se assustou com o uso de seus poderes. 

Ainda desnorteada pelo que aconteceu, Kamala Khan ainda tinha outro problema para lidar naquele dia. Aparentemente, sua fuga disfarçada não foi tão discreta e o esperto Kamram logo ligou ela a Miss Marvel. Todavia, o rapaz também tinha um segredo para revelar. Ele era também um neoinumano como ela, cujos poderes faziam-no capaz de energizar objetos biocineticamente. Com isso, havia mais motivos para os dois apaixonados se aproximarem cada vez mais e a jovem Kamala estava já se arriscando muito nesse seu relacionamento. Fugir de casa pela janela para se encontrar com ele a noite ou mesmo pegar carona no carrão de Kamram antes de ir a escola era alguma das coisas que certamente seu Abu não gostaria que a garota fizesse.

Contudo, como já se podia imaginar, nem tudo em Kamram era uma maravilha. O rapaz logo se revela sendo um mau carater, de um facção dissidente dos inumanos fieis a Rainha Medusa. Ele atinge Kamala com seu poder e desnorteia a garota  até levava desacordada para a capturada Attilan.  Esse é o ponto da história em que o leitor deve pontuar a história ocorrendo concomitantemente a traição e invasão de Attilan pelo neoinumano Linhagem. Quando percebeu que estava em avassaladora desvantagem para escapar dali, Khan recorreu ao celular e pediu em segredo ajuda a seu grande amigo Bruno (Mas como o rapaz poderia salvá-la bem no meio daquela confusão no centro do Rio Hudson?).



Sozinha e fugindo pelo mundaréu de corredores do lugar, Kamala conta apenas com as técnicas de luta e treino que teve com a Rainha Medusa no pouco tempo que esteve ali, além dos recursos tecnológicos como a sala de treinamento da cidade, para deter os invasores neoinumanos que a caçavam. Kamram surge praticamente no final, colocando de vez um abismo na relação destes quase namorados. Após usar o próprio poder cinético do vilão contra ele mesmo, ela decide deixar a vitória para outro dia e opta por fugir. O grito final de Kamram nesse quadro é a alegria em forma de easter eggs para os Trekkers.

Khan e Bruno acabam se topando quase na saída de Attilan, mas podemos dizer aqui que praticamente foi a Miss Marvel que o resgatou. Juntos, eles usaram o barco alugado que Bruno usou até chegar ali e finalmente a dupla dinâmica escapou em segurança. O resto dessa história e o jeito como Attilan foi salva de Linhagem você checa nas resenhas dos Inumanos publicadas aqui no ano passado.



De quebra, uma história extra oriunda da revista Agentes da SHIELD acompanha esse encadernado. Ali, a equipe do Agente Coulson (que nesse título finalmente tem membros equivalentes ao seriado de TV) se infiltra na escola de Nova Jersey onde estuda a Kamala para descobrir qual aluno andava vendendo peças e aparatos de vilões derrotados em batalha no mercado negro. O que era pra ser uma missão singela acaba se tornando o caos quando a Ms Marvel resolve ajudar.  No final, a jovem heróina tem que até mesmo lutar contra um exército de massas que foram usadas para fazer a pizza no refeitório mas na verdade eram armas criadas pelo vilão Armin Zola. No final, com uma ajudinha da expert em biologia Jemma Simmons, eles derrotaram as ameaças e tudo se resolveu.


As histórias deste encadernado mais uma vez estão por conta de G. Willow Wilson, que desta vez teve os artistas Takeshi Miyazawa e Elmo Bondoc cuidado dos desenhos. Já a história extra é assinada indiscutivelmente por Mark Waid e Humberto Ramos. Não sei que justificativa a Panini vai usar para esse encadernado atrasar tanto, praticamente mais de um ano na cronologia atual da Marvel, mas a verdade é que isso prejudica bastante o interesse do público que arriscou em dar um voto de confiança a personagem e se apegar as histórias. São histórias muito interessantes, cheio de informações novas até para o leitor mais manjado aprender sobre outra cultura e requeriam no mínimo mais atenção da parte da editora por um material tão aclamado pela crítica. Vamos torcer para as coisas se coordenarem melhor para Khan este ano.

Coveiro

comments powered by Disqus