quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Academia de Vingadores: O feitiço contra os feiticeiros

Cada história da Academia de Vingadores é narrada do ponto de vista de um dos alunos e mostra como eles conheceram Norman Osborn, o homem que aumentou seus poderes, mas tirou com isso a vida de cada um. Diferente de Tática que aceita bem esse lado obscuro e até é agradecida ao ex-diretor do M.A.R.T.E.L.O., outros não lidam tão bem com isso, até porque tem situações e “efeitos colaterais” que ela não possui. Querem voltar ao que eram ou se vingar do homem que os deixou assim e uma visita onde ele está preso pode não ser uma tão boa ideia por parte de seus professores...

Photobucket

Além de treinar o controle de seus poderes, luta e estratégia, os alunos da Academia de Vingadores também são levados a um “passeio educativo” na Balsa, a maior prisão de super-poderosos da Terra. Atualmente coordenada por Luke Cage, ela também abriga o projeto Thunderbolts, onde criminosos tem a chance de trabalhar do lado certo ganhando melhores condições e redução de pena, além de uma possível regeneração, claro. Os alunos (sabendo do segredo de Hank Pym de que eles foram escolhidos por serem ameaças e não potenciais heróis) começam a imaginar que a visita é uma espécie de exemplo do que eles podem se tornar caso não andem na linha ou até mesmo se seriam futuros Thunderbolts (a visita também traz consequências para histórias do próprio grupo, aliás). De fato, sabemos que Pym teme o futuro dos tutelados, mas qual sua verdadeira intenção não é clara.

Da forma como é colocado, com Hank sempre sendo até mesmo um tanto ingênuo, eu diria que ele realmente acredita no potencial para “mocinhos” dos adolescentes. De uns tempos pra cá, o personagem vem sido tratado de uma maneira que o coloca como alguém ingênuo, até bobo. Precisa muita mudança de roteiro para que eu, particularmente, veja Pym de outra forma. Também aparentemente mais otimistas são Justiça e Speedball, mas, pelo menos, existem outros professores mais realistas como Tigresa e Mercúrio. Os professores não sabem que os aprendizes sabem que eles temem sua conduta e que os recrutaram para manter vigilância sobre eles, afinal, eles são produto de Norman Osborn. E, sabem menos ainda que eles pretendem atacar o vilão que se encontra na Balsa pelo que ele os fez. Na verdade, 3 deles: Radiação, Véu e Vigoroso. Sendo que os dois últimos foram convencidos pela primeira.

Photobucket

Mesmo sendo a motivação de Véu algo aparentemente mais grave, ela é a mais “boazinha” em relação ao destino de Osborn. E olha que a menina está morrendo. Seu poder de se transformar em gás a cada dia que passa tem mais chances de que ela se transforme e não volte mais. Já Vigoroso e Radiação tem menos risco de vida, mas querem voltar a ter uma vida normal e sentir o que toda pessoa pode sentir, porém são menos piedosos com Norman. Ele, enclausurado em uma pele tão impermeável que não sente nada e ela em um traje de contenção para não matar os outros. A idéia de ir atrás do ex-diretor do M.A.R.T.E.L.O. na visita a Balsa foi de Jennifer (Radiação) que, inclusive, foi quem colocou o plano em ação usando seus poderes para cortar a energia elétrica local com um pulso eletromagnético que nem seus professores sabiam que ela era capaz.

Eles chegam ao alvo no meio da confusão da falta de luz e querem vingança. A promessa de Jennifer à Maddy (Véu) era de forçá-lo a fazê-los voltar ao normal, mas mentiu. Lá a menina descobre que a colega quer mesmo é matá-lo. Segundo ela, se nem Pym que é mais inteligente não consegue não será o vilão que irá e ela só quer vingança, coisa recusada por Véu, mas abraçada por Vigoroso... até Osborn começar a falar. Como todo bom corrupto populista, Norman tem o poder da oratória. Ele consegue quase até convencer o leitor de que realmente está falando a verdade. Dizendo que pode sim “consertá-los” mais do que Hank que tem a “ética” atrapalhando seu caminho. Ele diz que o Vingador não os levaria onde ele levou (do que ele se orgulha, já que, segundo ele, os mostrou não só maior poder, como potencial e motivação), mas se aproveita disso para usá-los. E o que garante que ele já não saberia como revertê-los, mas quer mantê-los presos a ele? Osborn diz que os deu mais que tudo motivação, seria esse ódio implantado no coração de cada um a que ele se referia? Seriam suas limitações? Se sim, ele sabe mesmo criar monstros.

Photobucket

Depois de um discurso tão calmo e eloquente do vilão (que é basicamente seu super-poder), os jovens ficam duvidosos. Osborn sugere que eles não mencionem nada e saiam dali, já que para ele poder ajuda-los (convicto der que poderá), não podem saber quão “íntimos” eles são. Confusos, eles partem e Osborn não se esquece de deixar claro o quanto ele está orgulhoso de suas “crias”. A esta altura os professores que não são tão ingênuos assim já estão interrogando o ex-Dunde Verde que apenas afirma que os alunos de Pym tentaram o matar. Quando questionados por Hank se tiveram algo a ver com o blecaute, Vigoroso assume logo a frente negando antes que qualquer uma das outras duas possa dizer diferente. Ele não sabe bem o que vai fazer com o que ouviu ali, mas definitivamente não quer fechar essa porta. E, cada dia mais, os aspirantes a Vingadores parecem deixar mais portas abertas na direção do seu ”criador”, o que se tornará um perigo para seus professores que acham que estão enganando seus alunos, mas, na verdade, estão sendo muito mais enganados!

ps. Quer ver a capa de uma das edições americanas que não apareceu no artigo? Clique aqui.


Cammy

comments powered by Disqus