sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Marvel detalha nova revista sombria

* Atenção! Informações inéditas no Brasil e EUA!

Aproveitando a atenção recebida com o anúncio de sua próxima grande saga, a Marvel decidiu fazer outras grandes revelações ao longo desta semana. Entre elas, está a apresentação de um novo projeto já anunciado há algum tempo, relacionado à X-Force.


Conforme mostrado em uma das histórias na coletânea Point One, a Casa das Ideias lançará a série Age of Apocalipse, focada na famosa realidade alternativa da saga dos anos 90, bem como em seus personagens - pelo menos naqueles que ainda estiverem vivos. A "Era do Apocalipse", recentemente revisitada na série Uncanny X-Force, terá sua série escrita por David Lapham e desenhada por Roberto De La Torre.


Age of Apocalypse começa oficialmente em março de 2012, mas ainda em dezembro de 2011 haverá uma nova edição ".1" de Uncanny X-Force para contextualizar a situação em que esse mundo se encontra (seus acontecimentos se passarão apenas cinco minutos antes da história na primeira edição de Age of Apocalypse). E é uma situação bem diferente da que vimos pela última vez: o Wolverine (mais conhecido aqui como Arma Ômega) desse mundo, outrora um dos heróis que enfrentaram o déspota Apocalipse, tornou-se ele próprio um déspota maligno, exterminando a população humana de seu mundo e matando até colegas X-Men.

Nesse cenário, a resistência ao inusitado vilão só poderia vir na forma de inusitados heróis: são os X-Terminated, humanos armados e prontos para derrubar o sistema. Por que heróis inusitados? Porque na Terra-616, a maioria deles era composta exatamente por vilões determinados a exterminarem os mutantes do planeta! São eles: William Stryker (Prophet), Donald Pierce (Goodnight), Bolivar Trask e Graydon Creed. Os quatro estarão unidos a duas personagens femininas novas, uma filha de Trask (vale lembrar, ele já tinha uma filha na Terra-616, a mutante Tanya, mas aparentemente não se trata da mesma pessoa) e a misteriosa Deadeye, irmã do falecido Matthew Risman.

Nessa realidade, Stryker ainda tem o carisma e a liderança como principais armas, Pierce ainda faz parte do Clube do Inferno (servindo como um informante para os humanos), Trask ainda constrói sentinelas (dessa vez para proteger a população humana dos massacres promovidos pelo Arma Ômega); ou seja, são personagens semelhantes às suas contrapartes da Terra-616... exceto que aqui, eles estarão salvando vidas, não apenas chacinando mutantes.

Pode parecer, a princípio, mais um caso de humanos contra mutantes, mas a história não é tão simples assim. Na verdade, os X-Men que conseguiram sobreviver às tropas do Arma Ômega terão que se unir aos X-Terminated, caso de Jean Grey e Dentes-de-Sabre. Mas não são só os heróis que receberão reforços: Lapham já garantiu a presença do Fera Negro e indicou que o Homem-Doce tem boas chances de aparecer.

Os Celestiais também darão as caras em Age of Apocalypse. E de certa forma, a culpa por tudo isso é deles: foram eles que decidiram julgar a Terra, levando Logan a se oferecer como "moeda de troca" para salvar o planeta. Os Celestiais "evoluíram" o mutante, concedendo-lhe grandes poderes e distorcendo sua mente, deixando-o obcecado em levar a evolução ao planeta - mesmo que isso signifique exterminar os "homo sapiens inferiores".

Lapham diz já ter as doze primeiras edições planejadas, e que conversou bastante com Rick Remender, roteirista de Uncanny X-Force, para que o enredo de sua série pudesse se encaixar perfeitamente no que Remender havia mostrado até então. O roteirista também disse que pretende respeitar tudo que já foi mostrado sobre história e continuidade dessa realidade alternativa, e chamou atenção para a ausência de garantias aos seus protagonistas: como nenhum dos personagens em Age of Apocalypse está preso a qualquer outra revista da Marvel, qualquer um deles pode morrer a qualquer momento. Não é algo que Lapham pretenda fazer o tempo todo, já tendo se afeiçoado a alguns de seus anti-heróis - caso de Stryker, que ele define como "uma CIA de um homem só" -, mas é algo para que os leitores devem estar preparados.

Será que Age of Apocalypse será uma leitura interessante? Conseguirá essa série passar das doze edições planejadas? E quais as chances dos X-Terminated e X-Men conseguirem derrubar o governo do Arma Ômega? As respostas, só lendo para saber. Como já dissemos, tudo começa este mês em Uncanny X-Men #19.1, e a Era do Apocalipse volta pra valer em março de 2012, com Age of Apocalypse #1. Ficamos na expectativa.

Fernando Saker

comments powered by Disqus