quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Novos nomes no Natal da Marvel

Atenção! Informações inéditas no Brasil!

Photobucket

O tradicional Marvel Holiday Special, especial de Natal e fim de ano da Marvel, chega com novidades esse ano. Além de presentear aos leitores a revista, exclusiva no formato digital e disponível gratuitamente no aplicativo para celular da Marvel, a editora também dá a novos autores a chance de trabalhar com seus personagens. O que pode ser também em grande presente para nós, leitores, não é mesmo?

A edição especial já está disponível online e conta com quatro histórias de Natal com alguns de seus principais personagens. No site da Casa das Ideias foram divulgados alguns detalhes de duas delas. Seus protagonistas não são nenhuma surpresa, a contrário de seus autores.

A história de Natal do Homem-Aranha é escrita por Miljenko Horvatic, um escritor croata que se saiu bem em uma competição de quadrinhos em 2010 e, no mesmo ano, foi apresentado ao escritor da Marvel C. B. Cebulski. Ele conferiu o trabalho de Horvatic e o ajudou a entrar em contato com editores e nas suas primeiras propostas para a Marvel. Na entrevista, ele agradece aos editores a oportunidade de trabalhar com o Aranha nessa história, tal como a liberdade criativa que lhe foi dada.



Ele também elogia o personagem, considerando que o Homem-Aranha funciona em qualquer situação, seja em pura ação, drama ou mesmo em situações patéticas. Não importa onde esteja, ele soa autentico. Fala também de como o herói é, em essência, um ser humano muito bom e decente definido por sacrifício e responsabilidade, o que o torna perfeito para uma história de fim de ano, segundo o autor.

Pouco se falou sobre o desenhista da história, Andrew Trabbold, que também estreia na editora, graças a seu contato com o editor Jody Leheup. Ele comentou que gostou do trabalho e de seu parceiro roteirista. A admiração é recíproca e os dois disseram que gostariam de trabalhar juntos novamente.



A outra história do especial da qual se falou no site da Marvel, numa entrevista nos mesmos moldes da anterior, é a estrelada por Wolverine e seus novíssimos X-Men, ambientados em seu novo lar em Westchester.

O escritor estreante da vez é Kurtis Wiebe, um fã canadense da Marvel que entregou ao mesmo C. B. Cebulski um portfólio, contendo algumas histórias curtas em que trabalhara, em uma convenção de quadrinhos em 2010. Esse ano, se reencontraram na mesma convenção e um novo trabalho de Wiebe, The Intrepids da Image Comics, o ajudou a finalmente conseguir o trabalho.



O artista aqui é Patrick Scherberger, o qual o escritor elogiou por ter captado perfeitamente a ação e as nuances de humor e expressão necessárias à história. Junto a isso, Kurtis comentou como foi bom e estranho ao mesmo tempo ver pela primeira vez os personagens que cresceu acompanhando dizerem as palavras que ele pôs em suas bocas.

Wiebe elogiou Wolverine, a complexidade de suas motivações, sua longa história e experiências, dizendo que é um personagem com o qual cresceu e do qual nunca parou de gostar ou se cansou.

"Wolverine é o clássico coração mole com um exterior duro feito o aço", ele comentou, falando do personagem num contexto natalino. Disse que acha engraçada a ideia de ver o mutante fazendo compras de Natal e embrulhando presentes, que algo que todo mundo faz. Sua ideia foi justamente focar em Wolverine como uma pessoa, e diz ter gostado de fazê-lo bem canadense (como o próprio escritor), além de contar uma história sobre hokey. Segundo ele, já foram dadas pistas de que Logan é fã do esporte e isso é outra coisa que o escritor e o personagem têm em comum.



Essas histórias especiais nem sempre recebem muita atenção mesmo por parte de seus autores e muitas vezes acabam sendo bem dispensáveis. Por conta disso, gostei muito da ideia de recrutarem novos e inspirados criadores para fazerem histórias de fato interessantes e com bom conteúdo, nesse pano de fundo clássico e promissor que é o fim de ano dos heróis Marvel. Vamos torcer para que seja o caso.

Léo

comments powered by Disqus