quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Fabulosos X-Men: Em busca das Cinco Luzes

Após o confronto final entre os X-Men e Bastion, cinco novos mutantes surgiram no sensor de Cérebra. Desde então, os X-Men estiveram ocupados devido a alguns problemas recentes com vampiros; com o problema resolvido, é hora de checar as identidades por trás das cinco luzes e garantir que elas estejam prontas para sua nova realidade.



Antes de começar a narrativa, já aviso aqui: a história em questão, publicada em X-Men 119 e 120, envolve muitos acontecimentos e muitos personagens, então preparem-se para uma alta dose de informações. Preparados? Prossigam por própria conta e risco...

Para agilizar o atendimento aos novos mutantes, Ciclope envia os X-Men a vários pontos do mundo: Homem de Gelo e Anjo seguem para Vancouver, Canadá; Psylocke e Cecilia Reyes, para a Cidade do México (adivinhem em que país ela fica?); Tempestade, para o Estado Delta, na Nigéria; Míssil, inicialmente para Kiev, Ucrânia. Finalmente, Wolverine vai para Tóquio, Japão, para onde o próprio Scott ruma logo depois.



Mas antes de atender às "luzes", a jovem messias mutante Esperança Summers parte em busca de seu passado, viajando para Cooperstown, Alasca, acompanhada por Vampira, Cifra e o sempre gentil e agradável Dr. Nêmesis. Lá, descobre a identidade de sua mãe biológica, a bombeira Louise Spalding... falecida no ataque dos Purificadores à cidade, quando Esperança nasceu. Pelo lado positivo, ela acaba conhecendo sua avó materna, que ainda está viva (mas não sabe que a jovem ruiva é sua neta, que deveria ter pouco mais de um ano de idade mas viajou pro futuro e hoje é uma adolescente... é, relações familiares nunca são normais quando falamos dos X-Men...).



Embora ainda tenha dúvidas sobre seu passado, as descobertas de Esperança animam a jovem a cumprir sua missão em relação aos cinco mutantes surgidos recentemente. No Canadá, ela encontra a universitária Laurie Tromette*, desesperada e prestes a se suicidar, mas o toque da messias mutante não só transformam a moça como despertam seus poderes de voo e a enchem de otimismo. No México, ela ajuda o jovem Gabriel Cohuelo a estabilizar sua aparente hipervelocidade. Na Nigéria, além de ajudar a pequena Idie Okonkwo a controlar seus poderes sobre o calor e o frio, Esperança e Tempestade também ensinam a menina a se aceitar como é.

E inusitadamente, a luz da Ucrânia vai parar em Miami, quando o animalesco Teon ataca Esperança. Apesar de sua ferocidade, o toque da jovem messias faz com que Teon a reconheça como sua mestra. Como Esperança conseguiu fazer tudo isso, nem mesmo ela sabe; em todo caso, agora temos quatro novos X-Men, os quatro primeiros representantes de uma nova geração (cinco se contarmos a própria Esperança), sobre os quais falaremos novamente no final deste texto.



Mas enquanto Esperança cuidava das "Luzes", outros X-Men tinham outras preocupações. No Japão, Wolverine relembra a insensibilidade de Ciclope em relação à morte de Noturno e questiona se Scott é capaz de deixar sua postura militar de lado em tempos de paz e agir como humano. Em São Francisco, Cristal e Estrela Polar relembram seu tempo como super-heróis, enquanto o Homem de Gelo contrata os serviços da relações públicas Kate Kildare e solta a bomba de que Magneto está vivo e com os X-Men. Namor governa a Atlântida e impõe respeito a seus soldados. O Homem Coletivo chega a Chinatown, com objetivo ainda desconhecido. E Kavita Rao e Cecilia Reyes estranham o aparente surto de gripe em Utopia...



Mas em termos de atividades paralelas, Emma Frost é campeã: após jantares sociais com os ex-amantes Tony Stark e Namor, a loira percebe que está com um sério problema ao fingir para o mundo que Sebastian Shaw está morto, quando na verdade está preso em Utopia. Seu primeiro instinto é matá-lo, plano descartado ao deixar seu pensamento vazar durante a mediação de um "link psíquico" entre Colossus e Kitty Pryde. Ainda presa em sua forma intangível, Kitty convence Emma a buscar uma alternativa.

O que Emma pretende, ainda não sabemos; sabemos apenas que o plano envolve a cumplicidade de Kitty (usando um traje especial para poder tocar objetos e falar) e do mercenário Fantomex, que promove um encontro entre a carcereira Perigo e Madison Jeffries, aproveitando o momento para levar o inconsciente Shaw à sua nave (e segundo cérebro, e capaz de virar uma humanoide feminina) EVA, juntamente com Emma e Kitty...



...Ufa! Como eu disse no começo do artigo, em quatro edições americanas, o roteirista Matt Fraction e o desenhista Whilce Portacio (com colaboração de Yanick Paquette no final) não só apresentaram quatro novos personagens aos leitores, mas também plantaram várias subtramas a serem desenvolvidas aos poucos; hábito este bastante popular na passagem do lendário Chris Claremont pela série. Vamos ver quando essas subtramas começarão a desabrochar e render frutos.

Ah sim, vocês devem estar se perguntando: "mas não eram cinco luzes? Cadê a última?" Pois bem, essa pergunta será respondida a partir de X-Men Extra 120, na nova série Geração Esperança, onde veremos a messias mutante e os quatro novos personagens aqui apresentados sendo desenvolvidos e aprendendo a viver como mutantes em um mundo que os teme e odeia.

Ansiosos? Eu estou!

Fernando Saker

* O sobrenome de Laurie só aparece a partir de Geração Esperança; como não se trata de nenhuma informação vital para a trama, acho que não tem problema revelar o sobrenome um pouco antes...

comments powered by Disqus