domingo, 4 de dezembro de 2011

Arte no 616 #014

O Arte no 616 voltou! Não, nós não nos esquecemos de vocês, queridos aspirantes a desenhistas! É que vocês podem imaginar como é maluco o horário de um desenhista profissional, não? Nossos colaboradores correm atrás de seus prazos, mas quando podem, dão uma pausa pra nos ajudar aqui. E o super solícito Will Conrad correu ao nosso socorro mais uma vez! Entre uma página e outra de X-Men (que ele está atualmente desenhando para a Marvel), ele analisou e deu dicas em um dos trabalhos que recebemos. Será o seu?? Confira o sortudo da vez!

Photobucket

O desenhista da vez, é um arquiteto por formação: Diego de Souza, de 27 anos, Franca, São Paulo! Ele nos mandou um desenho do Wolverine e, por isso, tem a sorte de ser avaliado por um expert quando o assunto é desenhar o tampinha: Will Conrad! Sem mais churumelas, eis a mensagem do Diego:

“Olá pessoal do Universo Marvel 616.

Meu nome é Diego de Souza e moro em Franca - SP.

Sempre gostei muito de desenhar personagens de quadrinhos desde moleque, mas nunca tive técnica nenhuma. Parei completamente quando entrei na faculdade de arquitetura, me concentrando exclusivamente em desenho arquitetônico. Só agora, com 27 anos (!!!) estou voltando a me arriscar com desenhos depois de ter observado algumas técnicas em alguns sites. Ou seja, apesar da idade, estou bem cru nesse tipo de desenho. Estou mandando um desenho que eu fiz do Wolverine.

Desde já agradeço a todos.”


E a arte do Diego:

Photobucket


Agora, vamos ao comentário e as dicas preciosas do Will:


"Alô, Diego!

Em primeiro lugar, acho ótimo que você tenha se dedicado a um curso superior. Educação nunca é demais, e falando em curso de arquitetura, isso pode ser uma excelente ferramenta para seus cenários, já que deve ter se aprofundado em técnicas de perspectiva e desenho de construções, etc.

Com relação ao desenho em questão, eu observei que você tem bastante gosto por detalhes. Elementos como as costuras da roupa, cinto, detalhes da musculatura e pêlos. Isso é muito legal para dar personalidade ao seu traço.

Mas ainda há vários problemas estruturais no desenho. O primeiro deles é a proporção da figura: Os braços estão exageradamente longos, a cintura e as pernas estão muito finas e o pescoço muito pequeno. Procure dar uma olhada na relação "cabeça x corpo" e perceba que o corpo de um homem normal tem aproximadamente "7 cabeças", e que quando um homem fica parado com os braços esticados ao longo do corpo, as mãos terminam aproximadamente no meio da coxa. Aqui os braços não estão esticados e já chegam aos joelhos.

Outra coisa que você deve observar é a estrutura anatômica. Alguns músculos estão fora de lugar e desproporcionados. Dê uma olhada em alguns livros de anatomia artística - sugiro alguma publicação do Burne Hogarth, como o 'Dynamic Anatomy'. Assim você vai poder dominar a estrutura do corpo em diferentes posições.

Procure observar o recurso visual de artistas que admira para elementos como a roupa rasgada, dobras na roupa e sapatos. Assim você vai aprender como fazê-los de forma mais palpável e bem acabada.

Uma dica que sempre dou para vários desenhistas que estão aprendendo é sempre tentar colocar o personagem em um contexto. Procure criar uma situação para inseri-lo, como uma cena de luta, uma situação de tensão ou qualquer coisa que seja interessante. Dessa forma você tem como treinar e mostrar que sabe desenhar cenários, aprende a relacionar o personagem com os demais elementos da cena e desenvolve seu poder de narrativa.

Espero que estas dicas o ajudem a melhorar seu trabalho, e aguardo para ver o próximo desenho, OK?

Grande abraço!!

--Will"


Gostou, Diego? Grandes dicas! E, claro, todos que querem desenhar também podem aproveitar, não é? Agora é só treinar bastante! E sem essa de 27 anos... 27 anos não é velho não (porque eu também tenho essa idade!! Hahaha)! E você? Também gostou? Quer ter a mesma sorte do Diego? Não precisa de sorte não! Leia aqui como participar e não perca a chance de ter seu desenho avaliado por desenhistas profissionais (como Adriana Melo, Jack Hebert, Will Conrad, entre ouros) e exposto aqui no marvel616. E não se preocupem, recebemos e guardamos com carinho todos os e-mails, aos poucos vamos repassando para os artistas, é só ficar atento quando será a vez do seu! Até a próxima.


Cammy

comments powered by Disqus