segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

E conclui-se uma fase na nova X-Force

*Artigo com informações inéditas no Brasil e EUA!
*Artigo escrito por nosso colaborador Fábio Cabral!

Angel

The Dark Angel Saga finalmente chega ao fim, com sérias e até mesmo inesperadas consequências. Muitas explosões, destruições, algumas mortes, amores e ânimos que se exaltaram ao máximo nessa saga minimamente espetacular e ridicularmente bem escrita. E assim enrolamos um pouco neste primeiro parágrafo necessariamente sem detalhes nem spoilers para os que não quiserem saber demais.

Angel

Agora, vamos começar pra valer: Warren está morto. Isso mesmo. Warren Worthington III morreu em Uncanny X-Force #18, pelo menos de acordo com as palavras de Rick Remender, roterista da X-Force, em entrevista ao site Newsarama. Quando Psylocke cravou-lhe a Semente da Vida no peito, destruiu não apenas um vilanesco Arcanjo como também a mente e a alma do homem que amava. Mas então quem diabos é aquele Anjo que apareceu no fim da edição que conclui a saga? Ao que parece, a mesma Semente que matou Warren construiu-lhe um novo corpo...e uma nova pessoa? “Quem é você?”, disse o Anjo após receber um beijo caloroso de Betsy; ao ler, entendi que o Anjo retornou apenas desmemoriado, mas Remender nos diz que não se trata de simples amnésia e sim um pessoa completamente diferente - “é bem pior do que uma simples morte”, lembra o roterista. É claro que haveremos de ver como essa “nova pessoa” será tratada daqui por diante pelos demais escritores, inclusive se cederão ou não à tentação de “ressuscitarem” Warren Worthington, fazendo-o emergir de seu próprio corpo. Mas é o mesmo corpo de Warren ou um corpo parecido? De qualquer forma, ainda estão para ser apresentadas as consequências da morte de um dos membros originais dos X-Men e a repercussão do fato nas demais revistas mutantes.

Angel

Há um segundo personagem que também sofreu modificações significativas: ninguém menos que o vilão Apocalipse. The Dark Angel Saga oficialmente começou na edição #10, mas Remender nos lembra que a trama começou já na edição #1, quando Logan e sua trupe assassina caçavam a próxima encarnação do genocida mutante. Ressuscitado pela Clã Akkaba no corpo de um frágil menino, acabou sendo assassinado por Fantomex... A culpa extrema por causar a morte de uma criança inocente afetou todo o grupo, mas abalou as convicções de Warren de tal forma que acabou em sua submissão definitiva à entidade Arcanjo, ou seja, Morte – quando Apocalipse morre, é a Morte quem ocupa seu lugar. No entanto, e sem que ninguém soubesse, o mesmo carrasco Fantomex clonou o pequeno Apocalipse, engendrando sua psiquê infantil em uma realidade virtual, para fazer do garoto um herói... e deu certo, porque foi o ataque poderoso do menino Apocalipse – agora chamado de Evan, vulgo Genesis – que enfraqueceu e distraiu Arcanjo o suficiente para Psylocke dar-lhe o golpe fatal. E agora temos um moleque puro e inocente com todos os poderes do Apocalipse à solta por aí... é o nascimento de um novo e poderoso herói ou o despertar adiado de um velho e sanguinário inimigo?

Essa também foi uma história do Wolverine, uma verdadeira Era do Apocalipse para o personagem; ele conheceu e presenciou a morte da filha que nunca teve com Mariko Yashida, uma das mulheres que mais amou e com a qual nunca se casou; havia sua amada Jean Grey, viva, e um de seus melhores amigos, Noturno, vivo; havia até Dentes de Sabre, seu arqui-inimigo, não só vivo como um dos mocinhos. E somos imensamente gratos a Remender por não extrapolar o nível de poder do velho carcaju: “Wolverine páreo para uma deidade cósmica como o Apocalipse? Sem chance!” – palavras do escritor. Eu particularmente gostei de Remender ter citado até mesmo Dungeons & Dragons: uma vez que o Arcanjo ascendeu ao papel divino de Apocalipse, um guerreiro do nível do Wolverine não tem a menor chance!

Angel

Aliás, e essa interação com a Era do Apocalipse? Descobrimos que o Wolverine AoA é quem acabou se tornando o atual Apocalipse, após acordo com os Celestiais – Logan decidiu sacrificar a si próprio para salvar a maioria das vidas da Terra, uma vez que a função desse Apocalipse-Wolverine é selecionar apenas os mais fortes. Remender nos diz que escolheu Logan como receptáculo do Apocalipse 295 para aumentar a dramaticidade da história, principalmente no que diz respeito a Jean Grey, a nova líder dos X-Men da Terra 295. A traição do Homem de Gelo também é digna de nota, principalmente por esse maligno elemental do gelo utilizar seus poderes de formas que o Robert Drake 616 nunca utilizou antes – o “despertar” na edição #2 de Wolverine & the X-Men não chega nem perto. Finalmente, na edição #19 de Uncanny X-Force vemos um vingativo e pouco humorado Noturno AoA decidir ficar na Terra 616 para caçar os inimigos que aqui permaneceram: Fera Negro, Drake, Blob, Homem Doce, todos vilões remanescentes da Terra 295. Deu dó quando Kitty Pryde abraçou-o, confundindo-o com o nosso Kurt e recebendo uma agressiva represália em troca...

E vejam só! Wolverine revelando a existência da X-Force para seu braços fortes da escola, Kitty Pryde e Fera! Mas será que só eu achei estranho um McCoy apenas “furioso” com a revelação do grupo de Logan? Engraçado que quando era com Ciclope era “quadrilha de assassinos”, “nossos ideais estão deturpados”, “não fico mais nesta ilha!”, etc; agora ouvimos apenas um “deixe esses assuntos longe da escola, Logan!”. Curiosa diferença de reações... De qualquer forma, é para o Instituto Jean Grey de Estudos Avançados que foram encaminhados o Anjo e Genesis – e vamos ver no que isso vai dar... porque duvido que apenas eu ache bastante promissor um Apocalipse moleque brincando de escola!

The Dark Angel Saga foi um arco verdadeiramente espetacular, repleta de reviravoltas e surpresas que nem mesmo meu olhar extremamente cético foi capaz de prever. Realmente mereceu nota máxima em todas as revistas e sites especializados, uma saga digna para a morte de um dos X-Men originais. Foram decisões ousadas como essa, além de um roteiro sólido e consistente e uma arte satisfatória que tornam The Dark Angel Saga uma história inesquecível.

Opa, esquecemos de mencionar que um apaixonado (?) Fantomex perdeu um de seus cérebros... mas aí fomos surpreendidos novamente com o surgimento de Capitão Britânia e sua trupe para prender o patife Le Pew! Só que aí já é o início de uma nova história...


Fábio Cabral

comments powered by Disqus