domingo, 18 de dezembro de 2011

Capitão América: Cenas deletadas

Não foram liberadas em vídeo todas as cenas deletadas do filme Capitão América: O Primeiro Vingador, mas não é por isso que você, que ainda não comprou o dvd/blu-ray, precisa deixar de saber quais são elas. O Marvel616 traz a descrição de todas as cenas pros curiosos antes de serem liberadas! Além de, claro, mostrar a única liberada em vídeo.


Photobucket

Mas não se preocupem que não vou descrever uma quantidade enorme de cenas deletadas. Ao contrário de Thor que teve diversas destas cenas, Capitão América teve apenas 4 cenas deletadas. Ou, pelo menos, são apenas 4 que constam no blu-ray (onde assisti). Além disso, apenas duas são mais relevantes: a batalha do comando selvagem antes de ser capturado e a cena final estendida. A primeira (“batalha em Azzano”) é a única liberada online, por isso, em vez de narrar, deixo vocês mesmos assistirem:



Sim, não tem grandes novidades, mas seria a cena que mostrava o grupo no momento de captura pela Hidra. E, claro, cenas com esses personagens são sempre legais. Porém, de fato, se precisavam cortar tempo, nada de importante foi cortado. Menos ainda em outras duas cenas: “Ataque na Noruega” e “Steve ganha sua medalha”.

Photobucket

“Ataque na Noruega” é apenas uma cena a mais antes da cena da Noruega que realmente aparece no filme, quando um homem corre para alertar sobre a Hidra estar chegando pra pegar o Cubo Cósmico, logo no início do filme. A cena a mais são dois dos soldados sendo perseguidos por um tanque, um morre e o outro corre pra onde o Cubo está escondido. O tanque e toda sua destruição ainda é todo em Computação Gráfica como na cena de Azzano que vocês viram.

“Steve ganha sua medalha” é um pouquinho mais interessante, mas tão irrelevante (e, por isso, cortada na hora de encurtar o filme) quanto. Lembram a cena da entrega da medalha que Rogers não aparece que é a cena com Stan Lee? Pois então, na base estão Peggy, Stark, Steve e Colonel Chester Phillips comentando sobre. Howard pergunta se ele não devia estar recebendo uma medalha naquele momento e Rogers responde que prefere estar fora da imprensa na ocasião. É então que o Coronel diz “Rogers, você acaba de envergonhar o senador dos EUA numa sala cheia de repórteres e 10 membros do parlamento... você merecia uma medalha só por isso!”, naquele jeito bravo/cômico que só o Tommy Lee Jones sabe fazer. Depois eles estão falando sobre o equipamento com tecnologia da Hidra que Steve pegou da base deles quando resgatou Bucky (aquilo que parece um pendrive e brilha azul como o Cubo Cósmico). Stark diz sobre o que já conseguiu saber do dispositivo: “Se você acreditar em Rogers, é o explosivo mais poderoso conhecido pelo homem”. Steve pergunta o porque do “se acreditar” e o cientista continua: “Ou você está errado, ou Schmidt reescreveu as leis da física”. E a cena termina. Bom, aquilo que todos suspeitamos é reforçado aqui, que a tecnologia Stark deve ter início nos estudos de Howard com o Cubo Cósmico. Como viram, a cena é até legal, mas nada relevante.

Photobucket

A única que considerei mais relevante é a “Steve Rogers encontra Nick Fury”, que é a última cena com mais diálogo entre os dois. De fato, não parece acrescentar muito também, contudo alguns espectadores (incluindo eu) não gostaram da forma meio “jogada” que ficou a explicação de Nick sobre o Capitão ter dormido e ele aceitar isso facilmente. Na cena cortada há um pouco mais de questionamento por parte de Steve e mais apelo emocional na fala de Fury, que faz a aceitação do herói parecer mais verdadeira, na minha opinião.

O diálogo maior se dá na rua, da mesma forma que vimos na cena que ficou no filme. Fury se apresenta (o que não acontece na cena do filme) e Steve pergunta onde está. Nick diz: “Na 46 com a Broadway” e então se desculpa pela encenação como na cena que vimos. Mas Antes de perguntar se Rogers vai ficar bem (que é a sequência que ficou), o diálogo é o seguinte:

Steve: “Como eu estou vivo?”

Nick: “Pra ser honesto, ainda não sabemos. Meus cientistas disseram que foi uma animação suspensa. Pode ter sido devido à fórmula do Dr. Erskine de ou o frio intenso... Não sei.”

Steve: “ E a guerra? Vencemos?”

Nick: “Ah sim! Rendição incondicional. Derrotar a Hidra teve muito a ver com isso. Mas o mundo não mudou tanto assim! Há ainda muito trabalho a ser feito. Trabalho de soldados. O mundo ainda precisa de um homem como você, Capitão.”

(aperto de mãos)

Nick: “Tem um lugar pra você aqui”

Photobucket

E a cena volta ao que vimos com a pergunta se Steve está bem e a resposta: “sim... é que eu tinha um encontro”. Concordam que ficaria mais legal com esse diálogo maior? Provavelmente ficaria mais cansativa, mas eu ainda prefiro as explicações. Porém, deve ser um trabalho mesmo difícil dos diretores terem que cortar tempo de filme, acho que tiveram até sorte aqui, já que precisaram cortar pouquíssimo. A versão das cenas deletadas com comentários do diretor e diretores de fotografia, não tem nada a mais. Ao contrário de Jon Favreau em Homem de Ferro 2 que comenta cada objeto da cena (e até inicia sua fala com “se você está vendo as cenas deletadas com comentários, é realmente um geek e vou te dar detalhes!”), eles não comentam absolutamente nada além de “é, tivermos que cortar essa”.

Como vocês perceberam não tem grandes novidades nessa sessão do blu-ray/dvd além de curiosidades, mas não desanimem de comprar, porque os demais créditos de making off são espetaculares (tanto quanto os de Thor), mas isso eu conto em outro artigo!

Cammy

comments powered by Disqus