domingo, 11 de dezembro de 2011

Straczynski alfineta a Marvel e faz polêmica

 J Michael Straczynski

J. Michael Straczynski certamente é um nome que irá ficar marcado nas histórias do Homem-Aranha e não necessariamente como algo bom. Afinal, além de criar polêmicas histórias como a de Pecados Pretéritos, foi ele que criou o 'Um dia a Mais', a história responsável por desfazer retroativamente o Casamento do Aranha com Mary Jane. Ele deixou o título com este desfecho, cheio de boatos contraditórios sobre a real origem dessa decisão, e acabou em Thor, onde fez excelente histórias. Mas seu tempo no Deus do Trovão foi curto e logo migrou para a DC, partindo com certo rancor da Casa das Idéias. E pelo visto isso perdura até hoje.

Em recente postagem no seu Facebook, JMS colocou uma espécie de gráfico das vendagens de Amazing Spiderman desde sua saída e mostrou como foi evidente a queda dos números. Seu único comentário foi 'Eis as vendas de 'Amazing Spiderman' desde minha saída. Apenas comentando:"

 J Michael Straczynski

Daí, começou a avalanche natural de comentários, onde acabou o editor aracnídeo dando uma passadinha para retrucar tudo. Steve Wacker postou:


 J Michael Straczynski"Uma excelente postagem, JMS. Totalmente fora de contexto. Totalmente fora do tempo! Totalmente fora de base. Todo mundo da revista Amazing Spider-man atualmente respeita bastante o seu tempo na revista (como editor, disse isso várias vezes em entrevistas e até na sessão de cartas da revista), mas isso é algo bem sério e assustador, um movimento baixo vindo de um escritor como você que acabou desprestigiando outros criadores (muitos dos quais não tiveram a luxúria que você teve em desviar de cada controvérsia)".

" O que tenho que dizer é que devido ao trabalho duro de toda equipe do Amazing Spiderman, ele é ainda um dos mais vendidos e bem recebidos títulos por aí. E graças a eles, mais de 130 revistas foram produzidas desde que deixou o título. E isso certamente ajuda a mitigar a baixa de todo o mercado de quadrinhos que você aparentemente fez questão de não mencionar. Sim, você é um dos grandes nomes da industria. Parabéns, pois você mereceu esse título. Mas é uma vergonha que esse título não venha acompanhado de um pouco mais de classe para você... apenas comentando, claro!"

Quase que imediatamente, JMS fez sua resposta ao editor da Marvel:

 J Michael Straczynski"Em nenhum lugar da minha postagem eu disse alguma palavra sobre o atual time criativo. Em canto algum fiz algum ataque pessoal que você salientou aqui. Em momento algum eu caracterizei qualquer um ou falei de seus motivos ou integridade. Eu apenas coloquei alguns números, os quais você não realmente chegou a refutar. Você só fez brigar comigo por ter postado eles, chamou alguns nomes e engatou esse comportamento rude. Sobre eu ficar me desviando da controversia, gostaria de saber do que se trata já que sou uma pessoa que nunca pulei fora de controvérsias ou deixei de dar minha opinião. Sempre deixei claro no meu tempo na revista do Aranha, que eu trouxe o Peter e a MJ juntos porque gostava de escrever sobre um casal. Sempre deixei igualmente claro que a decisão de "descasá-los' e, nessa mesma pincelada, eliminar virtualmente toda história que eu escrevi por oito anos foi algo exigido pelo editorial, não foi escolha minha. Eu poderia continuar escrevendo sobre eles casados até o sol se acabar. Foi a Marvel que queria descasá-los. Foi a escolha de vocês e direito de vocês. Em nenhum momento eu me desviei de nada. Se você acha que eu fiz, mais uma vez: Do que é que você está se referindo?!"

"Só postei números. Nada mais e nada menos. Se eles estão corretos, e você em nenhum momento disse algo ao contrário sobre eles, então sua reação é puramente de uma diversão malvada. Se os números não forem corretos, passe aqui o que são aqueles que você considera reais. Ficarei mais que feliz em postá-los. No meio disso tudo, recebi uma mensagem amigavel e adequada de Dan Slott, que é um ótimo escritor, e que me perguntou se eu tinha algum problema com o time criativo atual. Vou repassar o que eu disse a ele: Eu não tenho problemas com eles/ou ele de qualquer sorte. Dan é um excelente escritor e está fazendo ótimo trabalho. O que fiz foi me deparar com esse gráfico e postei aqui. Começo, meio e fim desta história. E em NENHUM momento eu comecei qualquer tipo de ataque como o que você fez. É triste que um dos editores da Marvel se comporte desse jeito, mas acontece. Se você pretende continuar essa conversa, por favor, faça de um jeito adulto, como fez o Dan Slott. Você vai perceber que será uma mudança de atitude renovadora."


A coisa podia parar por aí, mas o editor da Marvel não quis deixar a última palavra pro escritor. Então, fez uma enorme resposta:

 J Michael Straczynski"Começando meu fim de semana. Me desculpe. Aparentemente, quando você escreveu "apenas comentando", você quis dizer "Apenas comentando... A revista tá ótima e eu desejo tudo de bom ao time". JMS, eu não te conheço apenas por "Olás", então não existe esse "calor" nesta "luta" como você tá imaginando. Certamente, não estou "gritando", ou "chamando nomes" como sugeriu. Você que postou algo que era passivo, mas bem agressivo e isso mereceu uma resposta. E eu concordo que eu não sou bom em ser passivo e agressivo ao mesmo tempo, falha minha. Ser transparente é minha maldição."

"Uma coisa que concordamos é que o Dan Slott é um cara legal que quer fazer seu melhor. E que bom que ele foi até o cara que tentou falar mal da revista que só estava afundando. E eu não sei se deveria chegar até você no privativo já que mal te conheço e você fez questão de postar isso publicamente. Acima de tudo, eu penso, que você postou sim um gráfico absolutamente incorreto e que não é baseado em números reais e deixa de fora muitas edições individuais para fazer seu ponto. O gráfico de vendas que você postou foi feito por um blogueiro qeu tem ódio maciço pelos quadrinhos e pessoal da Marvel. No passado, ele já chegou a ameaçar "socar a cara de Dan Slott" entre outras coisas vis e violentas sobre todo mundo dos quadrinhos. Por sinal, ele te odeia também, se vale algo pra você. E agora você usou sua chama para torná-la algo pior. Contudo, no fim, isso é apenas um ato de um fã impotente que só restringirá a ficar reclamando por aí. E isso você sabe que é algo bastante comum, mas que já estamos acostumados a isso e lidamos regularmente."

"Mas o mais importante aqui é que, como especifiquei na última postagem, seus números estão completamente errados, fora do tempo e de contexto. Você leu isso mas ainda assim acha que eu não refutei os números. Deixe-me ser mais claro. Eu refuto os números. Eu mais uma vez repudiofuto* eles. Eu repudiopudipudiofuto eles (você é melhor nas palavras que eu, se tem algo mais forte que isso, por favor, incorpore na minha setença. Espero que agora tenha ficado claro."

"E sim, as vendas individuais estão em média mais baixas do que quando você escrevia o livro. É a verdade.Você certamente é um dos top escritores da industria de quadrinhos. Mais uma vez, admito isso e o congratulo por isso. Já disse isso por muito tempo nos quadrinhos e em entrevistas que todos nós sabíamos que as vendas iriam cair uma vez que um dos grandes escritores iria deixar o título (Especialmente após a controversa história de 'Um dia a Mais'. Assim, dizer como as vendas decaíram com sua saída parece ser desnecessário. Você já mostrou seu ponto. Posso escrever feliz essa verdade - "JMS é um dos melhores escritores de quadrinhos" por aí. É apenas a verdade. Mas... e é um grande MAS...nós estamos agora publicando mais de 4 vezes a revista Amazing Spiderman do que seria esperado num mercado que ficou consideravelmente enfraquecido desde os tempos em que você escreveu os Tie Ins de Guerra Civil. Amazing Spider-Man ainda é uma revista consistente e segura entre a lista de melhores de vendas."

"E desde que você saiu, meus escritores e artistas se esforçaram para criar a mais vendida revista única dos últimos 15 anos, que foi propositalmente colocada fora deste gráfico que você usou. Essa é uma informação importante e coloca em xeque esses falsos números de vendas que postou. Quando um escritor peso pesado aparece questionando as vendas das minhas revistas com informações ridículas, gráficos cartunescos e manda uma mensagem para todos de que a revista esta indo muito mal em relação ao tempo em que esteve no título, isso me atinge. E você pode ver por algumas das respostas de leitores daqui (do Facebook) como isso se voltou mal para você. Se você chegar aqui e disser que não foi a sua intenção, fará muito bem. Mas se você disser que sua intenção não era expor o trabalho das atuais pessoas que estão na revista, então não sei mais o que era. Só comentando..."

"Você está certo em dizer que eu levei pro pessoal quando outros criadores atacam o trabalho do meu time ou de qualquer dos meus livros (Tirando o caso do Demolidor, que estou fora... já que os caras são idiotas**); Eu concluo que postar um gráfico decrescente de vendas depois de sua saída é algo estranho a se fazer. Só como exercício mental, imagine agora se eu postasse aqui as vendas atuais de Superman e Mulher-Maravilha após sua saída das revistas (e depois do Reboot). Isso ia ser uma babaquice minha. E eu tento não ser um babaca."

"Amei seu período em Amazing Spiderman (exceto pelo que fez com a Gwen). Eu especialmente amei aquela cena do Destino no aeroporto e como escrevia Peter e MJ como um casal de novo. Também gostei muito do seu tempo no Thor. E eles não usaram Slott no musical do Homem-Aranha, o que eu acredito foi um grande erro)."

Os animos realmente ficaram esquentados e você pode encontrar muitos comentários ácidos dos leitores. Dois, no entanto, bastante ilustres chamaram a atenção. Um deles foi de Dan Slott, que tentou apaziguar tudo:

"Abraços para todos. *Abraçando*"

Já Mark Waid foi menos pacificador e soltou a lingua:

 J Michael Straczynski
"Jogada suja, Joe. Fez merda, uma jogada suja, e você sabe disto. Seja se o seu ponto foi mostrar qual maravilhoso focê é ou se foi para mostrar como as coisas deterioraram com sua ausência. Não tem outra maneira de interpretar a sua postagem. Não tem. Você precisa tanto assim de aprovação e amor dos fãs de tal maneira que você não poderia dar a volta por cima nesta grande merda? Eu entendo a frustação de Wacker. Talvez ele tenha reagido acima do normal um pouco, da mesma maneira que bons amigos reagem quando notam que seus amigos e empregados estão sendo atacados por um sujeito arisco com um excesso de ego, mas você fez o primeiro movimento, e foi uma jogada suja. E se alguém ainda é inocente de achar que você apenas colocou isso a título informacional, sua frase de "apenas comentando" no final foi a cereja do bolo. Ninguém diz "apenas comentando" se não tiver intenção justamente do contrário..."

Ainda irritado com a atitude do amigo, Waid comentou que depois de passada meia hora após saber do ocorrido, ele ainda estava irritado com o comportamento de JMS e que precisaria dar uma caminhada para se acalmar. E completou com uma brincadeira colocando que seria uma longa caminhada... cruzando a América.

Bom, até onde vi na página, não houve resposta ainda de Straczynski, que provavelmente perdeu todo o respeito de seus colegas com a recente atitude. O engraçado é que o cara que meses atrás foi atacado pelo desenhista alemão Mark Djurdjervic e ganhou apoio dos leitores, conseguiu em poucas palavras e num só gráfico um repúdio quase que completo das pessoas que o acompanham.

O resumo de tudo isso é apenas um só. Cuidado com o que você fala por aí sendo uma pessoa pública. E cuidado redobrado ao se expressar se for dentro de uma dessas redes sociais.

Coveiro

* No original, 'refudiate', que se refere a uma situação célebre que aconteceu com a governadora do Alaska, Sarah Palin, que ao errar no Twitter a palavra 'repudiate', seguiu em frente com o engano e quis afirmar que estava criando um novo termo. O resultado foi que após muita zombaria, 'refudiate' foi parar no dicionário Oxford este ano. É só conferir aqui e aqui!

** Obviamente, Wacker estava sendo sarcástico já que Demolidor é escrito atualmente por Mark Waid, que comentou ao seu favor como vimos acima. Ele é o editor da revista, inclusive. Acho que não precisamos levantar a plaquinha não é?

comments powered by Disqus