quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Super-heroínas contra o câncer de mama!

Quando a questão é saúde, existem muitas campanhas para motivar as pessoas a se cuidarem. E essas manifestações para a prevenção de doenças como o uso de preservativos, extinção de viveiros de mosquito da dengue, vacinações, etc. costumam tentar ser criativas para chamar a atenção da população usando tirinhas, músicas, atores, personagens... E as histórias em quadrinhos e seus personagens não ficaram de fora! As super-heroínas entram em ação contra o câncer de mama em campanha do instituto do câncer de Moçambique:

Photobucket


A turma da Mônica já apareceu diversas vezes em campanhas brasileiras de vacinação ou educação de higiene infantil, por exemplo, mas estamos falando de um público adulto. Por isso, as personagens da vez são super-heroínas. Tanto da Marvel (Mulher Hulk e Tempestade) quanto da distinta concorrência, DC (Mulher Maravilha e Mulher Gato). Engraçado até notar que a Marvel, por não ter heroínas icônicas popularmente como a concorrente, tem duas personagens até consideradas coadjuvantes na campanha, mas quem as escolheu, escolheu bem: nada como uma deusa e uma mulher super-forte pra mostrar que qualquer uma está propensa à doença. Inclusive, uma ótima escolha usar Ororo que é natural da África. A idéia foi da Associação da Luta Contra o Cancer (ALCC) de Moçambique, e uma ideía muito bacana. Tão bacana que já rodou a internet e atingiu público em diversos países. Os desenhos são da artista local Maísa Chaves.

E o assunto é sério! Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA):

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Estimativa de novos casos em 2012: 52.680

Número de mortes: 12.098, sendo 11.969 mulheres e 129 homens (2008)”

Preocupante, não é mesmo? Assustador é saber que (como a maioria dos carcinomas) quando diagnosticado precocemente são grandes as chances de cura, mas que isso não acontece. Alguns são mais difíceis de se manter uma vigilância, mas este em particular é muito fácil, basta que a mulher realize o auto-exame (e auto exame significa que ela aplica nela mesma, antes que algum engraçadinho queira fazer piada).

Photobucket


Photobucket

Photobucket

Photobucket


Na imagem está escrito: “Ninguém é imune ao Câncer de Mama! Quando falamos em câncer de mama, não há mulheres ou super-mulheres. Todo mundo tem que fazer o auto-exame mensal. Lute conosco contra o inimigo e, quando tiver alguma dúvida, converse com seu médico"

A maioria que está lendo isto deve ser homem, e pensa “O que eu tenho a ver com isso?”. Informação é feita para ser propagada, então, compartilhe! Sua namorada, mãe, irmã ou amiga podem se beneficiar. Afinal, elas também não te amolam pra ir no médico? Amole elas também! E, não se esqueçam dos seus exames também, inclusive o de mama, não viram lá em cima que 129 homens morreram em 2008 pelo mesmo motivo? Claro que a grande maioria que sofre com essa fatalidade são as mulheres, mas não custa ficar atento, não é mesmo? A gente pode falar sério brincando, mas saúde é coisa séria!

fonte: comicbookmovie


Cammy

comments powered by Disqus