terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Terra das Sombras: O poder da criação - Parte 6

A Besta subiu do Abismo e revelou-se, derrotando os heróis urbanos de Nova York, ficando com a cidade à sua mercê e, ao que tudo indica, vencendo a batalha pela alma de Matt Murdock. Porém, em Universo Marvel nº 20 uma última tentativa será feita, mas poderá deixar a Cozinha do Inferno sem um protetor.

Terra das Sombras

Antes de retomarmos a história de onde ela parou, tivemos o tie-in do Homem-Aranha, onde o cabeça de teia enfrenta o Sr.Negativo com Shang-Chi. Essa história tem um lado interessante, que é mostrar a reação de outra facção criminosa aos desmandos do Tentáculo. Acho que isso seria algo que poderia até ter sido mais explorado ao longo do evento, mas deixaram de lado, então foi bom ao menos uma pincelada aqui.

Terra das Sombras

O problema dessa história são os clichês: herói nobre dominado pelo maldade do vilão, com uma pessoa optando em não atacá-lo, acreditando que os bons sentimentos, por si só, vão dar conta do recado e esse plano louco dando certo no final. Curioso observar que a história principal da saga usa um recurso parecido, mas apresentado de maneira melhor.

Fora isso, essa história traz o Sr. Negativo que, sinceramente, não me convence como vilão. Gostei da piada dele ser apenas o "vilão da moda" porque é bem isso mesmo, todo herói, de vez em quando, tem algum vilão que se apresenta como "o maior novo vilão" e cai no esquecimento. Se não acredita, pergunte para os Neo ou para Judas Traveller.

Falando em vilão, voltemos nossa atenção para a Terra das Sombras, onde o Lorde Demolidor, agora totalmente dominado pela Besta, resolve eliminar definitivamente seus antigos amigos. Felizmente, o Motoqueiro Fantasma chega no momento exato e está determinado a fazer o antigo herói pagar por seus pecados. Infelizmente, o caos na cidade aumenta o poder e a influência da Besta, espalhando ainda mais o seu mal, fazendo com que o espírito da vingança nada possa fazer.

Terra das Sombras

Chega então o momento crucial, onde Foggy Nelson está prestes a ser morto pelo amigo. Nesse momento me preocupei, pois Nelson começa a apelar ao seu amigo e Matt se detém por um momento. Acreditei que isso poderia desencadear a retomada do controle, mas ainda não era hora, pois Daniel Rand e Mestre Izo ainda iriam agir.

Tenho elogiado a participação do Punho de Ferro durante todo esse evento e aqui ela chega ao ápice, com o herói atingindo a Besta com um golpe utilizando seu chi. O demônio zomba, mas ele esqueceu que o chi é uma força vital, que pode destruir e criar, ou seja, pode também curar.

Terra das Sombras

Assim, com esse golpe Matt começa a retomar o controle, recebendo orientação de Elektra nisso e lembrando que o autointitulado homem sem medo, na verdade os possui e são eles que a Besta está usando para controlá-lo. Era hora de voltar a ser um homem sem medo e Matt o faz, não sem antes pedir a Elektra que diga a todos o quanto ele sente muito.

Terra das Sombras

Os cidadãos retomam o controle, os tumultos cessam, o Mercenário continua morto e Matt Murdock desaparece sem que seus amigos notem.

Chega então o momento das consequências. Wilson Fisk usa uma frase-gatilho da Iniciativa e retoma o controle de Mary Tifoide, sua agente dupla dormente todo esse tempo. Agora a Terra das Sombras e o Tentáculo pertencem ao Rei do Crime, o que é triste de se pensar, já que o Demolidor corrompeu-se justamente tentando evitar isso.

Enquanto isso, a Cozinha do Inferno volta à normalidade. Com a polícia de volta, um mandado de prisão é emitido para Matt e o Demolidor, com o Capitão Madison dando essa missão justamente para o Detetive Kurtz. Becky Blake vai embora, dizendo que não pode mais confiar em Matt e Foggy, com sua licença praticamente recuperada, reabre o escritório, mas sozinho. Também descobrimos que Carlos Lemuerto conseguiu sobreviver e está sob os cuidados da Enfermeira Noturna.

Terra das Sombras

Enquanto isso, boatos sobre a volta do Demolidor se espalham e Luke Cage e Punho de Ferro confrontam o sujeito apenas para descobrir que se trata do Pantera Negra. Pantera Negra na Cozinha do Inferno? Sério, me deu até tristeza.

Todos se perguntam onde está Matt Murdock e, mais uma vez, é Ben Urich que tem uma história que não pode ser publicada. O herói deixa uma gravação para o amigo, admitindo que estragou tudo, o quanto falhou com todos e que ele e a cidade não servem mais um ao outro. Na estrada, Matt sabe que não pode culpar a Besta por tudo, pois as decisões que permitiram a criatura dominá-lo foram dele, tais como assumir a liderança do Tentáculo e assassinar o Mercenário. Essas coisas foram sua culpa e são o fardo que ele precisará carregar.

Terra das Sombras

Terra das Sombras chega ao seu épico final, dando mais uma reviravolta para Matt Murdock. De certa forma, agora aconteceu uma "verdadeira queda", já que antes o herói perdeu tudo que tinha, mas agora tocou o coração do mal. Se for bem conduzida, essa estrada do personagem buscando reconstruir a vida será muito interessante de acompanhar.

Por outro lado, fica a curiosidade sobre o universo do herói que ficou para trás, principalmente no que envolve seu maior inimigo. Teremos um novo protetor da Cozinha? Seria o Pantera Negra? E ele é aquele que todos conhecemos ou alguém novo? Muitas perguntas que merecem respostas.

Por fim, só fica o lamento pela forma como a saga foi tratada aqui no Brasil, pois como o personagem não vende sozinho, esse ótimo evento ficou relegado à revista Universo Marvel, com muitos tie-ins não sendo publicados. Por exemplo, tivemos Power Man, Moon Knight, Daughters of the Shadow e Blood on the Streets que não foram publicadas aqui. Eram boas? Bem, eis uma resposta que muitos de nós nunca vão saber e mesmo se fossem todos péssimos e fomos, na verdade, poupados do sofrimento, ao menos a mini merecia um acabamento melhor.

É uma pena que um personagem tão bom, com histórias tão boas, não seja reconhecido por muitos leitores a ponto de vender-se por si só.


Eddie

comments powered by Disqus