sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Vingadores Secretos: Consciência Artificial

O sonho de um espião (e de quem gosta de fazer muitas coisas simultâneamente) é estar em dois lugares ao mesmo tempo. No caso de Nick Fury, o que sempre foi uma vantagem acabou virando um estorvo para ele no passado. Quem leu a revista Capitão América e Os Vingadores Secretos 5 já está por dentro de quem é na verdade o sósia de Fury envolvido com o Conselho das Sombras!

Photobucket

Ele nada mais é que um MVA (Modelo de Vida Artificial) da Shield que ganhou consciência própria. Como isso? Anos atrás, o irmão de Nick, o malévolo Jake Fury, conhecido também como Escorpião (veja Conexão Scorpio), do Zodíaco, roubou um dos protótipos de MVA, e usou um artefato dimensional de poderes estranhos chamado Chave do Zodíaco (tema das primeiras histórias solo de Fury, ainda nos anos 1960) para transferir toda a psique de Nick para a cópia.

Com isso, o robô vivia fugindo da Shield, e quando era recapturado era analisado pelos cientistas por ser uma anomalia, até fugir novamente. Durante essas fugas, o MVA esquecia que não era o verdadeiro Fury, e agia como ele agiria. Derrubava uma célula terrorista ali, impedia um ataque de bomba acolá, e nessa ficou até ser recapturado em definitivo alguns anos atrás.

Photobucket

Fury ainda era o diretor da agência e ordenou a sua destruição, mas... um homem chamado John Steele trocou a anomalia por um MVA comum, que foi incinerado no lugar dele. Enfim, o MVA rebelde foi rebatizado como Max Fury e tem agido com o Conselho das Sombras por estes anos todos sem ser descoberto. Até hoje. Steve Rogers e Sharon Carter ficam chateados com Nick, após ouvir toda essa história, já que dois grandes amigos de Rogers são formas de vida sintéticas - o Visão e o Tocha Humana original.

Photobucket

Quem é John Steele descobriremos em breve, além da ameaça do Conselho das Sombras em se livrar dos problemas que os Vingadores Secretos podem causar aos seus trabalhos. A trama complexa, característica-mor do premiado Ed Brubaker teve na arte do Deodato uma pausa, já que essa edição foi cuidada por Stefano Gaudiano, Michael Lark (dupla de Demolidor) e contribuição de David Aja (Punho de Ferro).


Jeferson

comments powered by Disqus