sábado, 24 de dezembro de 2011

Uma História (em quadrinho) de Natal

Algumas coisas são eternas por mais que as pessoas reclamem. Filmes natalinos, por exemplo. A maioria sempre igual, sempre bem simples, sempre previsíveis, mas eles nunca deixam de existir, são um clássico. E os clássicos existem por algum motivo, porque alguma vez alguém começou e foi tão interessante que surgiu uma tradição. O Natal é uma época rodeada de tradições, desde a árvore de natal, até as felicitações, as comidas, etc.. E, mesmo que você se recuse a fazer qualquer uma destas coisas, não tem como escapar das tradições no geral, nas decorações das ruas, nos corais pela cidade, na programação da televisão. Um dos filmes mais clássicos de Natal (para os norte-americanos, principalmente) é o chamado “Uma História de Natal” (no original, A Christmas Story) de 1983. O que raios isso tem a ver com Marvel? Como todo clássico, o filme foi homenageado por ilustrações com personagens da Casa das Ideias num momento natalino.

Photobucket

Esse filme se tornou um clássico não só pelo enredo baseado no livro de Jean Shepherd escrito em 1966, "In God we trust, all others pay in cash" (“Confiamos em Deus, os outros paguem em dinheiro vivo”), que mantém um humor negro de crítica à sociedade americana e suas convenções. Não, ele também se tornou um clássico natalino porque passa todos os anos nos especiais de natal da televisão americana (Como o “Esqueceram de mim” aqui no Brasil, talvez... o filme de 1983 é, inclusive, inspiração para Kevin McAllister). O filme tinha a tradição de passar todo Thanksgiving e, mais tarde, passou a existir uma maratona de natal de 24h onde o filme era exibido diversas vezes consecutivas desde a véspera até o dia de Natal. Ou seja, ele não só é um bom filme, mas é uma tradição. Um clássico.

Photobucket

Homenagens a temas clássicos com personagens de HQ, também são uma tradição. Afinal, nerd adora clássicos. E, para fazer a homenagem natalina deste ano, o filme em questão foi escolhido para ter seus pontos mais característicos retratados com personagens da Marvel. Antes de mostrar as ilustrações, deixe-me explicar os pontos característicos escolhidos. O filme, que se passa na década de 40, trata da história do protagonista, Ralphie, que quer de natal um presente não usual: um Daisy Red Ryder Carbine Action BB Gun, uma espécie de rifle de ar comprimido. Ele tenta convencer os pais, a professora e o papai noel (um velhinho politicamente incorreto) que o presente não é perigoso, mas todos insistem que ele atiraria nos próprios olhos. A jornada do menino em conseguir ganhar o presente é a base da narrativa. Cenas marcantes como um desafio com outros meninos de quem conseguiria lamber um poste gelado, Ralphie vestido de Coelho na escada e o exótico presente ganhado por seu pai: uma luminária em forma de perna de mulher, são as escolhidas para a homenagem natalina. (Se você quiser saber mais sobre o filme, clique aqui ou aqui).

Eis as cenas originais:

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket

Photobucket



E eis as ilustrações:

Photobucket
Arte de Andy Hunter
Photobucket
Arte de Jason Welborn


Photobucket
Arte de Adam Carlson



Photobucket
Arte de Will Robertson



Photobucket
Arte de Ian Brauner


Photobucket
Arte de Justin Larocca Hansen


E, com essas imagens, entramos em mais uma tradição: desejar aos leitores do Marvel616 um Feliz Natal! Obrigado a todos que este ano (e os últimos 5 também), nos acompanharam! A todos vocês, um ótimo final de ano e um 2012 cheio de Marvel. O que não vai ser muito difícil com tantas estreias nos cinemas acontecendo ano que vem. Feliz Natal e avante, leitores!

fonte: io9

Cammy

comments powered by Disqus