segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

X-Force: Sangue, Suor e Saliva

Photobucket

Wolverine e Dominó. Ele, o líder da atual X-Force. Ela, mercenária e membro da equipe. Nas mãos dos criadores da recente e bem sucedida formação da X-Force, Craig Kyle e Chris Yost e do excepcional artista Gabriele Dell'Otto, os dois mutantes tornam-se protagonistas de uma minissérie à parte das missões da equipe, sem grande pretensão cronológica e passada antes do fim e reformulação do grupo. Mergulhando numa surpreendente e elétrica trama pessoal, a dupla estrela a mini X-Force: Sexo + Violência, no excelente formato da revista Grandes Heróis Marvel, em suas edições 4 e 5.

Num dia comum na Ilha de Alcatraz, quartel general da X-Force, Dominó cuida de fortes ferimentos enquanto espera a ajuda do jovem curandeiro Elixir. Ela o chamou para seu auxílio e prefere não comentar sobre a causa dos ferimentos. Mas quando Wolverine chega, tendo sido avisado pelo jovem mutante sobre ser chamado por Dominó, contra um pedido claro dela para não fazê-lo, Neena Thurman é forçada a contar a história, já que Logan não deixaria Elixir curá-la se não contasse.

Photobucket

Ela explica que, meses atrás, precisava de dinheiro e aceitou um serviço da Liga de Assassinos, sem saber que eram eles seus empregadores. Seu trabalho era "dar sorte" com seus poderes ao grupo, enquanto interceptavam um grupo rival que estava supostamente tomando seu lugar no tráfico de drogas de New Orleans. Mas, no fim, o grupo rival revelou-se sendo o Tentáculo e seu negócio, ainda mais pesado: tráfico de adolescentes japonesas. Dominó diz que até ela tem limites e acabou abandonando a missão para salvar as meninas.

Por conta disso, a Liga está atrás dela e seus ferimentos atuais são resultado de um ataque que acabara de sofrer em sua casa. Wolverine exige ajudá-la, mesmo que contra sua vontade, e deixa claro para X-23 que quer ela e a equipe fora disso.

Photobucket

No carro de Logan, nas ruas de São Francisco, Dominó diz que sabe o motivo da insistência de Wolverine em ajudá-la: o grande desejo que sente por ela desde que entrou para a equipe. O canadense ensaia desdenhar, mas o tiro repentino que leva na cabeça o impede de continuar. A Liga de Assassinos encontrou seu alvo mais uma vez. Após uma violenta luta (e a rápida recuperação de Logan), os dois mutantes se entreolham e se beijam de um jeito bem quente.

Photobucket

Mas logo são interrompidos por mais um grupo de assassinos da Liga, liderados pelo Punho de Lâmina, que pergunta a Dominó "cadê a grana".

Photobucket

Wolverine se irrita novamente com Dominó, por ela ter escondido parte da história, e lhe diz que, caso não goste do que ouvir, vai entregá-la para a Liga pessoalmente. Outra luta violenta acontece e Logan poupa a vida do Punho de Lâmina (contra protestos irônicos e sádicos de Neena), mandando por ele uma mensagem a Belladonna, líder da Liga de Assassinos: que ela pare com a atual perseguição antes que alguém importante se machuque.

Com os inimigos neutralizados por ora, Dominó conta o que tinha escondido: Para resgatar as jovens escravas do Tentáculo, ela roubou um caminhão que estava no local. O que ela não sabia é que o dinheiro que ela deveria encontrar como parte da missão estava justamente naquele caminhão. Ao deixar as meninas num consulado japonês, ela deu um milhão de dólares para cada uma e ficou com o que sobrou. 237 milhões, para ser mais exato. Dominó mostra a quantia a um estupefato Wolverine, e os dois decidem ir para um quarto de motel para resolver as coisas.

Photobucket

O dinheiro parece ter efeito na libido dos dois e a próxima cena justifica plenamente o nome da mini, sexo e violência. Dê uma olhada.

Photobucket

Enquanto isso, Punho de Lâmina reporta o ocorrido a Belladonna e revela ter conseguido por um rastreador em Wolverine, podendo facilmente encontrá-lo. A líder do grupo ordena que quer todos os especialistas associados a eles trabalhando no caso. A Liga está cobrando um favor. Aqui vemos cada um dos tais especialistas recebendo o chamado. São eles: Bumerangue, Nakh, Clay, Mamba Negra, Bullet e Guerrilheiro. O último não se encontrava muito longe de São Francisco e logo chega ao quarto de Logan e Neena. Ele é subjugado e, após descobrir como foram encontrados e o plano atual de Belladonna, Wolverine o mata e diz a Dominó que eles precisam esconder o dinheiro, para terem vantagem de troca.

Informada de que o Guerrilheiro não responde mais, a líder da Liga de Assassinos presume que seus adversários irão até eles, em New Orleans, e ordena que sejam recepcionados no aeroporto por Clay. Wolverine deve morrer e Dominó, ser levada até ela. O palpite estava certo e, quando a dupla chega à cidade (com Wolverine ainda irritado com a situação na qual Dominó se meteu - mesmo depois de transarem no banheiro do avião), os vemos na mira de um rifle que sai da janela de um galpão.

Por trás da arma, está a surpresa: o corpo sem vida de Clay com uma espada cravada na testa e um grupo de ninjas do Tentáculo. Os dois mutantes os levarão à Liga de Assassinos e quem cruzar seu caminho morrerá.

Photobucket

A parte final da história começa com Wolverine e Dominó chegando ao QG da Liga de Assassinos numa noite calma e deserta. Neena se opõe ao que considera uma ideia suicida de Logan, que continua sem muita paciência com ela. Os dois entram no local e, escondidos do lado de fora, ninjas do Tentáculo preparam-se para seguí-los e são ofuscados por uma luz forte da qual não conhecem a origem.

A atenção volta aos mutantes, agora na parte de dentro, onde podemos notar o grande desconforto de Neena. Depois de andarem por um corredor de assassinos, encontram-se cara a cara com Belladonna e seus "especialistas". Ela explica a Wolverine que deu uma chance a Dominó por respeito aos X-Men, mas que a mutante abusou. Belladonna pergunta se estão ali para trocar o dinheiro pela vida da mutante. Surpreendendo todos os presentes, Logan diz que não. Seu acordo é: a Liga os deixa em paz e eles deixam a Liga viver. O dinheiro vai todo para a caridade (para a decepção de Dominó). Belladonna responde mandando seu grupo matar os dois.

Photobucket

Tem início então a maior e mais sangrenta luta da trama. O momento mais interessante e importante é quando o Punho de Lâmina dá trabalho a Wolverine em busca de vingança enquanto Dominó está prestes a morrer enforcada por Nakh. Usando seus poderes de sorte, ela consegue ricochetear uma bala de forma a matar seu pretenso executor, que por fim cai sobre o Punho de Lâmina, facilitando a vida de Logan. Quer dizer, mais ou menos, porque a situação não está nada boa pros mutantes, principalmente agora que Neena tem um sério ferimento na perna. Wolverine ensaia um retirada, mas é rendido por ninjas do Tentáculo que se escondiam na penumbra.

Photobucket

Todos param e Belladonna declara que a trégua entre seu grupo e o Tentáculo ainda é válida, desde que os ninjas liberem os mutantes e larguem as armas. O pequeno grupo de ninjas joga suas armas no chão. Dominó fica indignada com a desistência tão rápida vinda de quem veio, mas Wolverine está sorridente e confiante. Belladonna diz que lamenta matá-lo, já que ele sempre foi o melhor no que faz.

Logan diz que ainda é e, nesse momento, os ninjas se livram de seus uniformes e revelam quem de fato são: a X-Force!

Photobucket

Wolverine repete que X-23 deveria ter ficado fora disso e a luta recomeça, com os assassinos levando a pior (embora Elixir os estivesse salvando da morte antes de receber ordens para parar de fazê-lo). Bumerangue não tem a sorte de ser salvo. Um rendido Punho de Lâmina tem a vida poupada, embora Dominó continue levemente obcecada com a sua morte. O curioso é que, atormentado com a situação, o vilão não contém as lágrimas. A X-Force venceu. Belladonna se surpreende com o grupo, que ela percebe não ser os X-Men, pois X-Men não matam. Logan lhe diz como serão as coisas: ela nunca ouviu falar de Dominó nem do dinheiro e morrerá se ao menos pensar no nome da mutante. Ela concorda e a equipe parte.

Photobucket

No Ninho do Anjo, lar de Warren Worthington III, o Arcanjo e primeira base de operações da equipe, Wolverine continua repreendendo X-23 por seu envolvimento indevido na missão. Ela discorda que errou, já que salvou a vida dos dois, enquanto ele argumenta que, se os ninjas se envolvessem, ele apenas cruzaria os braços e assistiria os dois grupos se matarem. Temos aqui um erro de tradução esquisito, com Apache pedindo para Logan parar, pois está gritando com Laura há duas horas. No original, ele diz que são dois dias. De qualquer forma, todos param para ver o noticiário, onde uma repórter fala sobre uma doação anônima de 200 milhões de dólares para um orfanato japonês.

Sim, faltam 37 milhões e a vontade de Wolverine de matar Dominó volta à tona. É quando ela buzina do lado de fora e Logan a encontra deitada sobre um carro com uma garrafa de champanhe, desejando-lhe feliz aniversário. Não, não é mesmo o aniversário dele, mas ela lhe comprou um carro novo, já que a Liga de Assassinos tinha explodido o dele. Ele diz que isso não muda a situação e ela propõe de discutam o assunto... em particular.

Wolverine assume o volante e questiona por que a voz do Punho de Lâmina está vindo do porta-malas. Dominó desconversa e diz para ele apenas relaxar e manter os olhos na estrada...

Photobucket

Percebeu que a cabeça de Dominó não está visível, né?

Assim, chega ao fim essa mini-série de grandes qualidades. Com um texto bem fluido, forte e leve ao mesmo tempo e as belíssimas pinturas de Gabriele Dell'Otto, a história trouxe elementos essenciais da X-Force de Kyle e Yost e facilmente arranca sorrisos dos leitores e fãs da série. Sexo e Violência pode ser facilmente vista como uma despedida da excelente fase de histórias que praticamente redefiniu o nome "X-Force" e renovou a base de fãs e admiradores do grupo.

Com um recorte no tempo sem grandes amarras cronológicas e com o clima sombrio, secreto, divertido e familiar típico da equipe, os criadores nos trouxeram essa grande e leve homenagem ao excelente grupo secreto de mutantes. E claro, com uma história alternativa classificada como "desaconselhável para menores de 16 anos", puderam aprofundar mais não só na parte sangrenta, mas também no teor sexual, algo difícil de fazer numa revista de "super-heróis" mainstream.

A Grandes Heróis Marvel 5 também traz o início de um novo arco, em formato de mini-série, dos Surpreendentes X-Men, mas isso já é outra história.

Agora, é hora de aproveitar o fim de ano, porque os mutantes não são os únicos que merecem se divertir.

Léo

comments powered by Disqus