terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Capitão América: Fazer por Merecer

Marvel616

Ao tomar ciência de que Bucky, o parceiro-mirim de Steve Rogers e suposta vítima de seu pai na Segunda Guerra, esteve vivo todo esse tempo e após uma vida obscura sob ordens da união soviética veio a se tornar o novo Capitão América, o recém ressurgido Barão Helmut Zemo decidiu tornar a vida do rapaz um inferno. Para tal, Zemo armou um mirabolante plano que tem feito Bucky Barnes ser cada vez mais exposto e até mesmo agir contra policiais, sob influência das drogas. Assim, chegando ao fim deste arco em cinco edições, finalmente veremos quais é as verdadeiras intenções desse vilão para com James Buchanan Barnes.

Marvel616

Ao ir atrás da pista e encontrar a mulher que o drogou, James e Natasha descobrem que ela se trata na verdade da nova versão do Besouro. Após uma luta brutal, o casal consegue derrubá-la e levá-la até a Balsa, onde ficará detida. O pior, no entanto, ainda estava por vir, quando a moça revela no interrogatório que sabe a verdadeira identidade do novo Capitão América. Bucky chega a perder o controle com a moça, mas logo se detém e vê que aos poucos o seu passado está vindo a tona e obscurecendo essa sua nova vida.

Marvel616

Divagando sobre quem poderia estar atrás de tudo isso e saberia sua identidade, Natasha e Bucky logo concluem que só Zemo se enquadraria na lista. Aos poucos, ele estava mandando dicas, envolvendo um ex-Nazista e uma mulher usando codinome de um dos Thunderbolts. Porém, a discussão dos dois é bruscamente interrompida pela chegada de repórteres já cientes de sua identidade e querendo esclarescer mais sobre o assunto. O maior medo de Bucky se realizou – eles sabem que ele foi o Soldado Invernal.

Escapando dos repórteres e de volta ao apartamento, Bucky se depara com uma mensagem no espelho do banheiro de autoria do próprio Zemo. Convocando-o para um encontro no lugar onde o jovem nasceu, Bucky não pensa em outro lugar que não fosse o Quartel Lehigh.

Marvel616

Antes que se meta em uma encrenca maior, o Capitão América, Viúva Negra e Falcão partem em busca do amigo e só encontram um apartamento vazio. Todavia, antes que imaginem para onde Bucky teria ido, sofrem um ataque do Mão de Ferro Hauptman. Ao ser derrotado, o nazista apenas afirma que todos devem pagar pelos seus erros do passado e isso inclui Bucky.

Marvel616

Já no velho Quartel, Bucky finalmente encontra o filho do seu algoz, Helmult Zemo, que se queixa que o jovem errou o lugar da sua pista, mas que previsivelmente já esperava isso. Os dois inicial um combate ferrenho, misturando armações e aparatos tecnológicos, onde o Zemo leva uma considerável vantagem. Então, ao ter seu braço inutilizado por um mecanismo colocado por Barão, Bucky fica completamente vulnerável e a mercê do vilão. Agora, Zemo o prende em um barco e o leva para o cenário final da conclusão desta história – A ilha do Zemo original no Canal da Mancha, o lugar onde Bucky supostamente morreu.

Marvel616

Na Ilha, Bucky confronta os soldados de Zemo e ao mesmo tempo é assombrados por fantasmas de tudo que aconteceu anos atrás na Segunda Guerra Mundial. E nesse combate, Zemo revela as suas verdadeiras intenções de seus planos. Ele acha que Bucky não é digno de ser herói, não trilhou um caminho de redenção e não merece ser o novo Capitão América.

Marvel616

Ao noucateá-lo, Zemo o prende num foguete e remonta os mesmos eventos que levaram ao fim do James anos atrás. Afirmando que seu pai foi tolo em não conseguir matá-lo verdadeiramente, promovendo assim toda a cadeia de acontecimentos que levou as milhares de vítimas do Soldado Invernal. Bucky grita que se pudesse faria diferente, mas é justamente isso que Zemo questiona. Não se pode apagar o passado. Ele deve fazer por merecer ou desistir de tudo.

O míssil é lançado e Zemo dá a chance a Bucky permitindo que seu braço volte a funcionar. Durante o lançamento, James chega a refletir se de fato não merecia morrer por tudo que causou, mas instantes antes do fim ele sabe que não é uma pessoa que desiste das coisas. Ele se livra das correntes, salva-se e vai buscar seu uniforme e escudo no Castelo de Zemo.

Marvel616

O vilão já havia partido. Lá, só encontrou Natasha, Steve e Simon num transporte para resgatá-lo. Aquele inferno se findou para Bucky, um novo o espera de volta ao EUA. Afinal, uma vez descoberta sua identidade, ele será sujeito a um julgamento.

Taí uma ótima história escrita por Brubaker e desenhada pelo Butch Guice, que por sinal está conseguindo manter o estilo dos seus antecessores, mas brevemente deixando escapar uns tons a La Kirby em sua arte. Trazer Zemo de volta e colocá-lo numa posição de vilão atualmente poderia ser um grande risco em retroceder o personagem que foi tão desenvolvido pelo Nicieza, mas Brubaker conseguiu encaminhá-lo de uma maneira digna, sem comprometer nada de sua atual construção. Zemo, de fato, expõe uma realidade que foi praticamente ignorada pelos leitores que aceitaram tão rápido o novo Capitão. Sendo um símbolo, ele deve honrá-lo e não apenas vestir um uniforme. E assim, veremos a conseqüência imediata disto na próxima edição de Capitão América e os Vingadores Secretos.

Coveiro

comments powered by Disqus