sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Conheça Xhosa, a língua da África que será falada em Pantera Negra




Essa semana, a revista superinteressante resolveu publicar uma matéria bem legal sobre o idioma nativo que é falado em Pantera Negra. Como devem saber, boa parte do diálogo será em inglês - por motivos óbvios de ser uma produção americana, mas em alguns momentos do filme os participantes falaram em Xhosa, que é a língua natal de Nelson Mandela e um dos onze idiomas oficiais da África do Sul.

Um pouco do idioma a galera viu em Guerra Civil. Segundo a Superinteressante, partiu do ator sul-africano John Kani que faz T’Chaka, pai de T’Challa a ideia de aconselhar a equipe do filme a deixá-lo conversar com o T'Challa em xhosa. “Eu perguntei aos diretores, ‘por que eu estou falando inglês com o meu filho? Não era para nós sermos da África?’” disse o ator.


Segundo a revista, o xhosa é a língua natal de 8,2 milhões de pessoas, e é falado como segunda língua por 11 milhões de pessoas — a maior parte delas mora no sudeste do país. Embora ele possa ser escrito com o alfabeto latino, suas semelhanças com o português param por aí. O xhosa é uma língua tonal. Isso significa que a entonação que o falante dá a uma palavra muda seu significado. Em português, não importa se você lê a palavra “carro” como uma exclamação (“carro!”) ou como uma pergunta (“carro?”). Ela continua se referindo a um veículo de quatro rodas. Em xhosa, essa pode ser a diferença entre pasta de dente e papel higiênico.

Como a melodia da fala carrega tanto significado quanto as sílabas em si, é possível transformar recados em música. No século 19, missionários europeus notaram que muitos povos africanos falantes de línguas tonais (não necessariamente o xhosa) usam tambores para enviar mensagens por longas distâncias. A conversão de palavra em percussão é um truque bem mais sofisticado que o código Morse aplicado pelos telégrafos da época, e demorou anos para ser decifrada pelos colonizadores .

Outra diferença é que português só tem dois gêneros: masculino e feminino, “ele” e “ela”. Isso nos leva a crer que gênero, para um linguista, tem alguma coisa a ver com sexualidade. Mas a matéria afirma que gênero, na gramática, é usado no sentido de categoria, e o xhosa tem 15 categorias. Segundo a matéria, há categorias 1 usadas com seres humanos, plantas, animais e até se são objetos finos e compridos. Há também mais de dois artigos além do “o” e “a” (como em “o telefone” e “a árvore”), algo como o uso do “u”, “i”, “g” etc também. E como se tons de voz e 15 gêneros já não fossem dificuldade suficiente, o xhosa tem consoantes cliques (sons que você produz quando estala a língua nos dentes ou seu da boca) e representado pela letra x. Neste vídeo, uma professora explica como treiná-lo:



O filme do Pantera Negra conta com Chadwick Boseman(T'Challa), Lupita Nyong’o (Nakia), Michael B. Jordan (Erik Killmonger), Danai Gurira (Okoye), Forest Whitaker (Zuri), Daniel Kaluuya (W’Kabi), Winston Duke (M’Baku), Letitia Wright (Shuri), Andy Serkis (Ulysses Klaue) e Martin Freeman (Everett Ross). A direção do filme ficou por conta de Ryan Coogler e sua estreia no Brasil será 15 de Fevereiro.

Coveiro

comments powered by Disqus