quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Campeões é uma marca ou um símbolo?


*ATENÇÃO! Esse artigo contém detalhes das seis primeiras edições publicadas no Brasil!

Com a chegada do título dos Campeões ao Brasil, pela Panini, já podemos acompanhar de perto qual é a proposta inicial desse título e se ele realmente acrescenta algo novo para o universo Marvel. Para o meu espanto, realmente é um título interessante e traz um debate polêmico de certa forma, que sempre gera muito papo entre os fãs.

As edições de um a três do título Homem Aranha e os Campeões nos apresenta o grupo sendo criado, através de uma ideia da Kamala Khan, após ela sair dos Vingadores, liderados pelo Sam Wilson. Ela tem a ideia de chamar primeiro seus amigos mais próximos, Sam Alexander (Nova) e Miles Morales (Homem-Aranha).


Ela apresenta a ideia de formar um grupo que tenha como objetivo ajudar as pessoas de um modo que os Vingadores não o fazem e ainda, de quebra, procurar participar de grandes aventuras. Uma de suas primeiras missões, que foi analizada pela Viv, é salvar mulheres que estavam sendo transportadas por um, literalmente, palhaço criminoso chamado Pagliacci (Palhaço em italiano). Quando os Campeões conseguem salvar as moças, Viv constata que uma das moças, dentro do conteiner, veio a óbito. Em um acesso de fúria, Cho vai com tudo pra cima do vilão e quando ele vai pra mata-lo, Miss Marvel o impede e faz um discurso de que não essa maneira que ela pretende trabalhar e que ela só quer fazer o que é certo e deixar as autoridades cuidarem do resto.


Sua mensagem, sendo gravada por algumas pessoas que estavam presentes no local, viralizou pela internet com a sua frase final "Ajudem-nos a serem Campeões!" E foi assim que nasceu o novo grupo de heróis!

Após um acampamento completamente maluco, que resulta na adição de mais um membro no grupo, o jovem Ciclope, tocado pela mensagem da Miss Marvel na internet, eles partem para próxima missão, que é ajudar um grupo de mulheres contra um grupo de terroristas locais que a estão impedindo de ter acesso a coisas básicas como educação e saúde. Só essa história, já pode ser um material para uma grande discursão filosófica, sobre cultura fanática e machismo, mas no momento, não será esse o foco. Após um grande sucesso nessa missão, no retorno para casa, onde o grupo discute quem deveria ser o líder, eles são atacados por um míssel, que vem de uma nave submersa atlante.


O grupo acorda e percebem que estão presos, debaixo d'água, dentro de uns cilindros com óxigênio. Após a Viv traduzir a língua atlante, desesperadamente começa uma ação de fuga, que acaba até dando certo por muito pouco, quase fazendo seus amigos se afogarem no processo! Acho que não preciso dizer que os Campeões fizeram alguns atlantes, de uma facção anti-Namor, como inimigos declarados a equipe.

Mais pra frente, nós encontramos nossos heróis no Condado de Daly, resgatando pessoa de um incêndio em uma mesquita. O interessante nesse ponto aqui é que todo o resgate foi assistido pelo Xerife local e ele claramente não quis fazer nada! E os Campeões confrontaram o xerife nesse ponto, que tentou desviar o assunto, substimando os garotos, até que Viv (tinha que ser filha do Visão mesmo) chega com destroços da bomba que detonou dentro da mesquita, deixando o xerife puto, porque ela não quis entregar a evidência, temendo que ele fosse dar cabo da prova e desacreditar os garotos. Nesse meio tempo, e explodindo algumas viaturas da polícia loucamente, aparece Gwenpool, querendo se juntar aos Campeões, o que de forma esperta recusaram. Mas isso não foi o suficiente e ela ficou mesmo assim no grupo! O grupo então passou a fazer rondas pelas ruas do condado e apartar movimentos de preconceitos onde vissem, entretanto, vendo que não vai surtir muito efeito, e aturando as teorias erradas da Gwenpool, eles decidem ir para a delegacia e verificar os resultados da prova que conseguiram no incendio incriminador. Quando perguntam ao delegado se ele tem resultados da perícia, ele nega. Só que graças a Viv, ela informa que o resultado indica que o Xerife é o responsável pela explosão da mesquita local. Não conseguindo convencer o delegado de denunciar seu superior, eles decidem ficar no teto da delegacia pensando como resolver a situação. Até o xerife chegar e tentar impor ao delegado que tire os garotos de lá ou eles serão mais um exemplo. E logo depois, para a alegria dos Campeões, além da Gwenpool ter ido embora, já que ela não viu nenhum super-vilão por perto, o delegado Sims resolveu botar a boca no trombone e contar os podres do xerife para a população. Os Campeões descem para dar segurança ao delegado.

Todo esse caminho nos trouxe para esse momento importante, onde temos o verdadeiro objetivo desse artigo se aparesentando. A edição cinco de Campeões já mostra alguns resultados das ações dos Campeões aos arredores, mas influenciando pessoas pelo mundo todo. Pessoas ou ajudando em projetos sociais ou mulheres procurando locais para aprenderem defesa pessoal, mas sempre eles usando uma camisa com a logo dos Campeões. E os pequenos heróis estão desfrutando do momento, seguindo pelas redes sociais enquanto se preparam para um treino de paintball, como forma de treinamento de trabalho em grupo ou alguém se mostrar com senso de liderança. A cena toda até o treino em si, lembra muito situações de treino visto nos títulos dos X-Men, até por momento de determinados pontos de diálogo, não por questões de palavras, mas como a coisa é conduzida. Isso é bem legal Após o treino, temos uma pequena aparição do Visão, buscando a Viv para ir para casa. Momento família!

Logo depois, vemos que uma empresa inescrupulosa, cria uma oportunidade com o movimento da sensação Campeões, e cria seu próprio grupo de "campeões", chamados de Freelancers. Com atividades mais aos arredores dos EUA, eles fazem o que os Campeões fazem, só que com interesses mais corporativos do que sociais. E a coisa piora quando dois caras, desabrigados, são acolhidos pelos Freelancers e com a ajuda de Flerte e Pânico, que sugerem aos dois se baterem, após um amigo bater no outro, a Pânico sugere na cabeça deles irem a delegacia mais próxima e fazer uma denúncia. A denúncia é que os Campeões chegaram e bateram neles!


E já na sexta edição, vemos os Campeões na delegacia prestando esclarecimentos quanto a denúncia feita, contudo, com suporte do Visão. Após conversas na delegacia, eles refletem sobre a reação rápida de ódio dos seus seguidores com relação a notícia que se espalhou pelo mundo. Eu acho que é a mesma coisa que a acontece no nosso mundo real, quando as pessoas leem as primeiras linhas das notícias e nem se quer procuram ler o conteúdo ou analisar outras fontes, que sejam realmente de confianças. Mas esse ponto procurarei debater mais para o fim. Logo em seguida, após se perguntarem quem foram os responsáveis pelo cenário causado para estragar a reputação dos Campeões, Cho dá a dica certeira dos Freelancers. Logo depois, descobrem a localização da atividade mais recente do grupo rival e decidem ir atrás.

O Visão procurou oferecer suporte ao grupo, como tendo alguém experiente para direcionar o caminho dos garotos, entretanto, eles negam a assistência, porque esse é o motivo deles saírem dos Vingadores. Não terem nenhuma influência adulta julgando suas ações!

Chegando ao local, eles confrontam com os Freelancers e conseguem convencê-los da dar uma coletiva para imprensa, assumindo a culpa pelos atos de apoio corporativos e pela ação de manchar a reputação dos Campeões. Mas, o que eles não esperavam é que o grupo tinha uma carta na manga pra isso. Logo após a coletiva, eles apresentaram um outdoor, onde tinha um anúncio de um conjunto habitacional de alto luxo, com a marca oficial dos Campeões. Sim! Campeões é uma marca registrada de domínio da corporação que contratou os Freelancers! E mais além, muitos produtos com a marca dos Campeões apareceram nas prateleiras em várias lojas!


E isso foi o suficiente pra deixar Kamala furiosa e querer cair de cabeça contra os Freelancers e seus empregadores. Mas, com ajuda de Nova e Morales, a Miss Marvel vê que essa não é a melhor solução e fica sem saber o que fazer. Porém, o Nova resolve fazer algo e sai voando e decide se encontrar mais tarde com os amigos.


Mais tarde na casa de Cho, Cho tem uma conversa embaraçante com a Viv, porque ele anda com uma paixão platônica pela sintozóide (pois é, exemplo do efeito casal Wanda e Visão gerando alunos!) e fica um pouco decepcionado com a resposta da Viv, por saber que ela não sente o mesmo por ele ou por qualquer outro menino.


Ainda sim, ele fica contente por ela e dá total apoio pelo senso de auto-descoberta. E nessa hora, chega Visão, para ver como estava a sua filha, já que ela não retorna para casa a dias (poxa, Viv! Aí também não, né!). Na parte de fora, vemos o Cho indo conversar com o Ciclope e eles começam a se entender melhor, depois do fiásco de se apresentarem no dia do acampamento. E o Ciclope pergunta se tem algum lugar que possa parecer uma sala de treinamento, para o Ciclope pensar em algo novo, aproveitando a futura parceria entre os dois. E aí, nasceu um novo arremesso especial, que ainda ganhará um nome mais original, já que esse tem dono.

No dia seguinte, Kamala chama todos para se encontrarem no alto de um prédio por causa de uma manifestação que foi marcada no local, onde pessoas estão queimando coisas dos Campeões. E antes mesmo deles entrarem em total desânimo, aparece o Nova e diz que a ideia foi dele e mostram para os amigos o vídeo do discurso dele, nas redes sociais. O discurso consiste em dizer que a marca Campeões sempre foi de domínio público porque nunca a intenção deles lucrar com nada com a imagem deles, mas sim, a marca representar um ideal, um poder de atitude, inspirando pessoas a fazerem o bem pelo seu próximo e que se querem seguir esse movimento, repudiem essa marca das lojas e apenas lutem pela bandeira!


Se eu tivesse no grupo Campeões, eu diria para os meus colegas fazerem montinho no Nova, porque foi a ideia mais madura que ele teve, com relação aos outros. E isso foi a atitude que voltou a dar credibilidade ao grupo pelas redes e assim, injetar mais um ar de confiança para eles. Bom, quase todos, porque a Viv decide ir pra casa e ela descobre que o Visão a colocou de castigo em seu quarto, usando paredes anti-vibratórias, para que ela aprenda a não mais ficar longe de casa por tanto tempo.

O que posso resumir com isso tudo é que essas seis edições além de apresentar o novo grupo, coloca em discursão justamente um grande assunto entre fãs que não aceitam que determinados nomes ou marcas se desvinculem das pessoas que as usam ou vestem! Que elas são muito mais os ideias, o conceito, do que simplesmente as pessoas que a vestem, assim não aceitando mudanças ou até mesmo se negam a aceitar o ideal e se agarrarem a pessoa, a deixando nubladas pelo que o nome do herói possa representar, não só apenas a pessoa que a veste. E outra coisa que vemos, o que é muito óbvio, é que a internet ela pode ser sim uma máquina de conquistar pessoas, se souber fazer do jeito certo, e você pode controlar o filtro do que você recebe dela e procurar alternativas para construir coisas melhores e compartilhar esse aprendizado, para que novas mentes, que até mesmo estejam desanimadas, consigam uma revigorada e acrescentar algo a mais construído e continuado por você.

Acho que a Marvel com esse título, está voltando mesmo com o seu gás das antigas, que é além de dar uma boa história, nos mostra possibilidades de discutirmos coisas ao nosso redor e, de algumas vezes, de nós mesmos.

Tenham uma vida longa, totalmente nova Marvel e sejam vocês também grande Campeões!

Marcus Pedro

comments powered by Disqus