domingo, 2 de dezembro de 2018

Um morte cheia de questionamentos para Matt Murdock, o Demolidor



*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!


Uma coisa que parece bastante interessante no roteiro da Morte do Demolidor é a maneira como eles lidaram de uma forma bem fantasiosa a sensação dele morrer. Contudo a edição não acaba mesmo de forma definitiva deixando um gancho em aberto para uma possibilidade tanto dele realmente retornar futuramente ou realmente matá-lo. Mas o que se pode notar é que a história termina mesmo com um gancho para continuar e vou discutir com vocês como isso funciona.

Na primeira edição já começa com o Matt Murdock na mesa de operação e depois, em retrospecto, vimos que ele foi atropelado por um caminhão desgovernado de um garoto distraído com o celular. No momento que ele salva, ele fica exatamente na frente do caminhão, que o acerta em cheio, deixando-o completamente moído. Após uma cirurgia, mostra que o Matt já estava acordado após a cirurgia e foi visitado pelo Foggy.


Após sair do hospital, fugindo de seu repouso, mais tarde Matt está em uma biblioteca com alguns colegas o detetive inumano Frank McGee, o inumano Reader e o mutante Cifra. Ele resolve que para derrotar o Fisk, vão precisar quebrar as regras e então, mostra a máscara do Demolidor para ele, se revelando. Matt saindo de lá como o defensor de Hell's Kitchen, ele é atacado por uma figura misteriosa mascarada. Mas o Demolidor realmente acredita que ele seja um pau mandado do Fisk.


Ao chegar no seu apartamento, ele nota a presença de Elektra... na sua cama!


Mais tarde, Matt e Elektra encontram com o grupo na biblioteca novamente e durante a conversa, Cifra descobre a agenda de compromissos de Wesley, que vocês devem se lembrar bem dele como o assistente fiel do Fisk da série do Demolidor, mas nos quadrinhos ele não está trabalhando mais para o Rei do Crime, pelo menos aparentemente.

Em seguida já estão sendo seguidos pelos capangas do Wesley quando o carro dos heróis, conduzido pelo Reader, é atacado novamente por adagas de osso que pertencem ao Vigil (ou Vigilia no literal), o ser mascarado que atacou anteriormente o Murdock. E o alvo do Vigilia é o Wesley, que acaba sendo morto pelo assassino. E bem que a Elektra tentou impedir a morte do Wesley tentando matar o Vigilia, mas o Demolidor acabou impedindo a Elektra de matá-lo, o que causou a morte do Wesley.


Voltando a patrulhar as ruas, Demolidor se depara estranhamente com alguns inimigos como Metalóides, Electro, Mary Tifóide, Ikari, Dez Dedos, Gladiador e Garra Sônica. Após vencer esses, Demolidor foi surpreendido com um tiro de ninguém menos que o Mercenário.


O próximo tiro acerta o Murdock e o Mercenário ainda faz um gracinha cospindo bem no meio do símbolo do Demolidor.

Contudo, o vilão é surpreendido por ninguém menos que o irmão gêmeo do Murdock, Mike, que atira no Mercenário e leva sem saber o seu irmão para o hospital.


No hospital, após receber tratamentos, o Vigilia aparece na porta da sala onde está o Demolidor que o ataca de imediato. O vilão consegue contra-atacar e Murdock não tem outra escolha se não fugir. 

Sentado acima de um restaurante, Matt ouve uma conversa entre o Pensador Louco e uma associada do Fisk, onde o Pensador pede uma quantia e crédito para o Fisk em troca dele ficar de bico calado.

No Escritório de Advocacia onde ele constumava trabalhar, Matt conversa com Hochberg para que eles abram juntos um processo contra o Fisk e tentar pega-lo de vez. Hochberg aceita e Matt pede a todos os heróis que conhece para testemunhar contra o Fisk. Todos aparecem!


Quando chega a vez do Fisk dar seu testemunho, o poderoso Prefeito não se segura na vaidade de exibir a sua posição de Prefeito, caindo na armadilha de argumento com o advogado de acusação Hochberg e Matt adora isso.

No alto de um prédio, Matt lê no jornal sua vitória sobre o Rei e logo em seguida ele nota a presença do Vigilia. E os dois lutam até o ponto em que Matt ganha a luta e procura descobrir qual é a identidade do vilão. Para sua surpresa ele descobre que o vilão é... ele mesmo. Isso mesmo! E ele percebe que tudo o que aconteceu com ele não passou de uma imaginação e que ele nunca havia saído ainda da mesa de cirurgia e muito menos terminado a operação.


Nesse ponto a história, vemos a divagação do Matt tentando mensurar toda a sua luta e se vale a pena continuar lutando. E quando você pensa que ele morreu, mesmo quando ele vê a Karen Page tentando falar para ele que já fez o suficiente, que é hora de descansar, a última página revela um sinal de vida e o texto "Não posso ver a luz. Serei a luz. Eu sou o Demolidor. E não tenho medo."


Como disse, a edição dá a entender que o talvez Matt realmente morra ou não porque os danos são sérios, mas não saberemos direito como isso ocorrerá as próximas edições e a minissérie A Morte do Homem sem Medo.

A arte foi feita toda pelo artista Phil Noto e mesmo que eu não seja um fã dele, ele fez um trabalho muito bom, com uma narrativa mais clara possível. Contudo, o roteiro consegue sobressair a arte e dá uma bela narrativa até chegar nesse desfecho. 

Só nos resta aguardar agora pela nova série do Demolidor e essa minissérie para uma melhor visão do que pode ser reservado no futuro do herói urbano.

Demolidor morreu na Netflix, mas já sabemos que ele pode voltar pela Disney futuramente, mas e quanto ao universo dos quadrinhos? Ele pode ter mesmo morrido ou você acha que ele planeja algo e tirar proveito dessa morte?

Marcus Pedro

comments powered by Disqus