sexta-feira, 1 de abril de 2016

Homem-Aranha Ultimate: O retorno do Duende Verde


O universo Ultimate sobreviveu a mais um "fim do mundo". Dessa vez a grande ameaça foi o Galactus. Mas ele foi detido a tempo, e agora é o momento para a galera juntar os cacos e ver o que sobrou de suas vidas.

Essa nova fase começa com uma celebração a vida de Peter Parker, o Homem-Aranha original que faleceu. Já se passaram dois anos desde que o Duende Verde teve êxito em seus planos. E para marcar a data, todos os "spider-friends" foram passar o dia com a Tia May em sua casa.

Estavam lá: Mary Jane, Gwen Stacy, Homem de Gelo, Tocha Humana, Mulher-Aranha, Kitty Pryde, Liz Allen, Granada, o Kong, o Ganke e claro, o Miles Morales. Da sua maneira, até J. Jonah Jameson prestou a sua homenagem. Tony Stark, como não poderia deixar de ser, preparou tudo e do melhor para a homenagem, exagerando na comida.

Acabou que com tanta comida, todo mundo foi levar um pouco para as pessoas carentes. Qual a melhor forma de homenagear Peter Parker se não fazendo o bem? Mas antes disso, todos sentaram e juntos pensaram como a vida dele teria sido, caso aquela trágica noite nunca tivesse acontecido. A história termina com todos se despedindo e uma figura misteriosa observando a todos de longe, quem será?

O novo volume da revista do Miles Morales já inicia lançando alguns interessantes plots. O jovem rapaz engatou um relacionamento com Kate Bishop, sua colega de escola. Seu pai está desaparecido desde que ele revelou a sua identidade secreta. E Norman Osborn, o Duende Verde, fugiu e está a solta por ai. E como se isso já não fosse informação o suficiente para a gente digerir, a figura misteriosa que apareceu no final da edição 200 era ninguém mais do que: Peter Parker.


Sim, Peter Parker está vivo. Mas nem ele exatamente sabe como isso aconteceu. Ele quer ficar escondido por enquanto, não quer envolver a Tia May em mais alguma confusão e nem colocar a sua vida em perigo. Mas ele vai peitar o Miles, para entender exatamente quem ele é e porque está atuando com Homem-Aranha. A conversa não rende, um não confia no outro e fica por isso mesmo.

Enquanto isso no Clarim Diário, Jameson segue se culpando pelos anos em que condenou o Peter Parker na mídia e continua barrando todas as pautas que envolvam o novo Homem-Aranha de uma forma negativa. Já na escola, Miles contava para a sua namorada que ele é o Homem-Aranha. A reação dela não foi das melhores ... ela saiu correndo sem dizer nada. E Norman Osborn já começou a tocar o terror. Primeiro matou Monica Chang, a líder da SHIELD e agora pretende acabar com o Homem-Aranha, lá onde ele o viu pela última vez.

Kate Bishop chega em casa aos prantos e conversa com a sua irmã sobre a revelação que ela acabou de ter. O desespero dela é que seus pais, se descobrirem que Miles é o Aranha, o matarão. Quem serão os pais dela?

Enquanto Kate chora, Morales está enfrentando o Duende Verde, que parece estar mais poderoso do que nunca. Mas a grande surpresa da batalha é quando o Homem-Aranha original aparece. Para o desespero de todos (inclusive da Tia May), o quebra pau é feio.

A dupla aracnídea consegue derrotar o Osborn, mas são obrigados a dar no pé imediatamente, com a chegada da polícia. E claro, Norman acaba fugindo. Ele foi bater um papo com Jameson. Se disse arrependido de tudo o que fez e falou que as maldades são culpa do seu alter-ego, o Duende Verde. Sem hesitar, Jameson saca uma arma e atira várias vezes no peito de Osborn. O que ele não esperava era que o vilão se regenerasse, virasse o Duende e o matasse ali, em sua própria casa. Jonah tentou fazer o bem, se arrependeu e pagou com a própria vida.


Miles e Parker se encontram novamente na casa da Mary Jane. Eles precisam se recompor para encontrar o Osborn, ao mesmo tempo em que precisam entender como o Parker voltou a vida. Mais uma vez ele reforça que não faz ideia de como está vivo. O palpite é que ele seja um clone, porém ele possui todas as lembranças do Parker original. Lembra de ter acordado em um laboratório, sozinho, tudo escuro e de ter escavado o seu túmulo e descoberto que ele estava vazio. Ou seja, para todos os efeitos, ele é o Peter Parker original.

Após dadas as explicações, a Tia May chega ao local para enfim abraçar o seu filho. Mas como alegria de pobre dura pouco, o Norman chegou junto. Miles deu uma surra no Duende, mas no final da luta o vilão apelou para o emocional e falou sobre o pai de Miles, que o abandonou. 

Norman tem o tempo que precisava e se recompõe. Mas novamente Miles o detém, usando o seus choques. No fim, além de uma enorme surra, o Duende teve seu corpo queimado e baleado. A ideia é que ele não volte mais.

É um novo momento para o Miles. Os seus sogros querem lhe matar. Ele lutou o lado de Peter Parker, que lhe deu a sua benção. E na última página descobrimos que o seu pai voltou. Para onde ele foi e por qual motivo retornou? Algumas perguntas são respondidas e novas são criadas.

Esse primeiro e longo arco da nova HQ do Miles Morales trouxe bombásticas revelações. O retorno de Parker também contou com a morte de outros personagens queridos. Vamos ver como Brian Michael Bendis conseguirá contar essas histórias daqui por diante.

Esse review conta com as histórias publicadas originalmente em Ultimate Spider-Man 200 e Miles Morales: The Ultimate Spider-Man 1 à 7 e que saíram aqui no Brasil em Ultimate Marvel 1 à 7.

Kinhu Heck

comments powered by Disqus