terça-feira, 10 de abril de 2018

Guerra Civil II 06: As últimas visões de Ulysses

A Guerra Civil II chega a seu ato final. Na sexta edição da minissérie, temos a continuação do embate entre os dois protagonistas desse conflito em que é muito difícil se posicionar. Ao final da última edição, Carol Danvers tentou prender Miles Morales mas Tony Stark que observava tudo de longe a impediu e a cirra entre os dois chegou ao ápice. Num golpe extremo, a Capitã Marvel estourou a armadura do Homem de Ferro com um disparo de pura energia, mas o vingador dourado não estava disposto a parar ali.



A batalha prossegue por páginas e mais páginas nesta edição com uma belíssima arte bastante constante de David Marquez. Enquanto os dois se matavam no ar, o caos se espalhava pelos arredores. Preso num campo de força, o jovem Homem-Aranha não podia fazer nada. O Capitão América Steve Rogers tentou apartar os dois, mas foi alvejado e caiu atordoado longe. Maria Hill não viu outra alternativa a não ser liberar a SHIELD, Tropa Alfa e os demais super-humanos presentes para deter os dois.

Longe dali, em Attilan, Ulysses Cain entrava em um novo transe e nem Medusa e Karnak conseguiam despertá-lo. Os poderes do inumano vidente desta vez o levaram para mais longe. Ao invés de apenas visualizar com o futuro, Ulysses passou a viver nele e encontrou-se em meio a um cenário de Terras Devastadas e deparou-se com ninguém menos que a figura do Velho Logan. Não se tratava da versão que veio ao viver em nosso presente, mas sim ao personagem que ainda vivia alheio naquele futuro. Quando perguntou ao ex-Wolverine o que aconteceu para tudo estar daquele jeito, o Velho Logan disse ao menino que era tudo consequência da briga entre a Capitã Marvel e o Homem de Ferro. Ulysses então despertou afobado e decidido que deveria parar a luta dos dois.



Os Inumanos chegaram já nos momentos finais da batalha. Deu apenas tempo do Karnark libertar Miles de sua prisão, mas quando os heróis corriam para segurar os dois, a Capitã Marvel deu o seu golpe fatal em Tony Stark. Enquanto Tony Stark caia dos céus e Miles o agarrava no último instante, Ulysses teve mais uma manifestação máxima dos seus poderes e começou a mostrar os diversos futuros (e eventos) do Universo Marvel desenhados por vários artistas - Uma briga de monstros gigantes, a luta entre Inumanos e X-Men, mais uma visão do Miles com um combalido Capitão América a seus pés, um terrível ataque de Sentinelas, uma invasão alienígena de marcianos com o Killraven lutando, Ultron mais uma vez matando os muitos heróis e o Velho Rei Thor contra Loki detendo o poder dos Carniceiro dos Deuses.



Ao final das visões, Ulysses foi chamado pela entidade cósmica Eternidade e assim ascendeu aos céus para se juntar a eles. Seu destino parecia muito maior agora que ajudar em reles questões humanas. Quando a mente de todos clarearam, Tony Stark jazia em coma nos braços de Morales e quando foi levado para receber os devidos cuidados, o Fera disse que seu corpo havia sido tão manipulado por ele no passado que temia fazer algo e só piorar a situação. Para todos os efeitos, Tony estava em uma espécie de coma induzido por ele mesmo nos momentos finais da briga.



Carol estava tentando não se abalar com a situação. Ouviu de Clint Barton, que fora recentemente absolvido pela justiça, que ele iria seguir uma nova direção. Do atual presidente dos EUA, Carol recebeu pleno apoio e iria seguir com novos planos pessoais. E num quadrinho nas páginas finais, vemos o destino atual de vários personagens - Riri Williams como Nova Homem de Ferro, uma nova equipe de Defensores e de Campeões surgindo, Guardiões da Galáxia presos na Terra, mudanças físicas na Mulher-Hulk e, claro, o Capitão América Steve Rogers seguindo seu plano secreto.

A minissérie principal se encerra aqui e se a sensação que fica pra você é de vazio, saiba que não está só. Para o tipo de discussão que a minissérie direcionava, Bendis foi muito pobre e preguiçoso no seu roteiro. Piora quando o título dessa saga tenta se comparar a primeira Guerra Civil, que teve uma evolução narrativa em menos revistas muito maior, dinâmica, madura e envolvente que essa segunda. O que mais lamenta-se é que a arte é ótima. David Marquez e os convidados especiais dessa edição como Andrea Sorrentino, Adam Kubert, Leinil Yu, Daniel Acuna, Alan Davis, Mark Bagley, Marco Rudy e Esad Ribic foram os únicos pontos legais dessa edição, que se resumiu a um amontoado de páginas de briga e de previews que Bendis pouco contribuiu com o que escreveu em seu roteiro.



Essa última edição traz também a conclusão da história seriada do Nick Fury por Declan Shavey, que termina com o personagens se aproveitando da morte e do tapa-olho do MVA de seu pai para fingir também seu fim (mesmo que Maria Hill não compre inteiramente essa ideia). Temos também aqui uma outra história com o primeiro ministro canadense Justin Trudeau dando sua perspectiva da Guerra Civil II com participação da Tropa Alfa e do Tony Stark e também um crossover da Misty Knight e Coleen Wing com o Comando Selvagem (monstruoso) da SHIELD.

Coveiro

comments powered by Disqus