domingo, 29 de abril de 2018

Vingadores: Guerra Infinita - Sobre o mistério e curiosidades da Joia da Alma no filme

O mistério sobre a Jóia da Alma foi finalmente revelado para quem já foi assistir Vingadores: Guerra Infinita. Completamente ausente dos trailers, o filme conseguiu guardar muito bem até seu lançamento não só a localização sobre o artefato, como também sua natureza e até um aparição importante relacionada a esse momento do filme. Se por um acaso, você não conferiu Vingadores: Guerra Infinita até agora, não prossiga o artigo. Afinal, obviamente temos a seguir spoilers do filme:



Se você continuou a leitura, supomos que esteja já familiar a localização onde o filme disse que estava a jóia. Após ver uma cena onde Nebulosa era torturada, Gamora cedeu a Thanos e disse que a Jóia da Alma estava em Vormir. Então, os dois vão para lá usando a jóia do espaço e o planeta, apesar de algumas mudanças de coloração feita por tratamento visual na pós-produção foi facilmente reconhecido para quem conhece o lugar como sendo os lençóis maranhenses, aqui no Brasil. Já tinhamos falado sobre essa curiosidade alguns meses atrás aqui.

Já nos qudrinhos, Vormir é um planeta distante no sistema Helgentar, fazendo parte do domínio do Império Kree. Seus residentes são os Vorms, seres reptilianos de coloração vermelha que tem a inusitada habilidade de singrar pelo espaço e consumir energia no caminho. Uma desses Vorms era o Andarilho das Estrelsa, que apareceu na saga da Madona Celestial, que tinha a Mantis como protagonista, em Avengers 123.



Já nos cinemas, não vemos sinal dessa espécie, mas acabamos encontrando um único habitante do lugar, a presença mais que surpreendente do filme - Jonathan Schmidt, o Caveira Vermelha( com o ator Ross Marquand, no lugar de Hugo Weaving). Ele se tornou o Guardião da Jóia da Alma no momento em que foi transportado ao final de Capitão América: O primeiro Vingador, confirmando assim a teoria de que ele não foi morto naquele filme, mas sim teletransportado.


Mas as curiosidades sobre a jóia da Alma não param por aí. Pra adquirí-la, Thanos era preciso entregar no lugar um sacrifício, uma alma. Mas não uma alma qualquer, teria que ser a alma de alguma pessoa que ele realmente amava. Gamora, que o acompanha, mal podia acreditar que realmente o titã louco sentia amor por ela, mas era isso de fato. Ela sempre foi retratada nos Guardiões da Galáxia com sua filha preferida. E eis que ele a joga do penhasco com muito pesar e custo, mas consegue a jóia da alma aí.

Com isso, apesar de não ficar claro a princípio (e não vi nenhum site da internet falando sobre isso até o momento), meio que sem querer a Marvel Studios acabaram corroborando um easter egg imaginado pelos fãs. A teoria de que a localização inicial das jóias formaria a palavra THANOS pode muito  bem ser enquadrada aqui. O gráfico que tínhamos até então era esse, usando as palavras em inglês:






Faltava a Jóia da Alma e precisavamos de um "H" para ficar essa teoria completa. E se observarmos bem, ele está aí. Lembram quando Joe Russo relatou que a localização da jóia da Alma estava de algum modo em Cingapura? Naquela noite, muitos achavam que estavam falando dos atores presentes. Homem de Ferro? Doutor Estranho? Nebulosa? Bem, talvez ovacionado por aquela multidão calorosa, Joe Russo talvez estivesse falando ali do CORAÇÃO (HEART) de todos.

Para ter a jóia, Thanos teve que entregar a pessoa que ele mais amava. Ele praticamente entregou seu Coração (HEART) para ter a jóia. Ao matar Gamora, ele sentiu um grande peso, reverberado no final mais uma vez quando perguntado pela pequena versão da personagem se tudo o que fez valia a pena. E assim, podemos fechar a imagem desta maneira:






Bacana, não? O filme é espetacular e essa é apenas uma das curiosidades que vamos começar a trazer sobre ele. Aguardem que tem muito mais e uma boa discussão em forma de podcast está sendo preparada aí.

Coveiro

comments powered by Disqus