segunda-feira, 6 de maio de 2019

Trailer novo de Homem-Aranha: Longe de casa tem um significado muito maior pro futuro da Sony

Se você não viu Vingadores: Ultimato ou viu mas mesmo assim correu dos spoilers do último trailer de Homem-Aranha: Longe de Casa, então esse não é o artigo para você. Vamos tratar de uma revelação importante que aconteceu sobre o filme entregue pelo video divulgado essa manhã. E essa revelação tem desdobramentos pra lá de grandes pros planos da Marvel e da Sony daqui pra frente. 



Ainda aí? Então, segue nossa teia de pensamento pra não se perder porque temos muita coisa a se divagar...

Foi nesse Sábado que os primeiros rumores sobre a grande revelação que o trailer do Homem-Aranha desta segunda teria repercussões diretas com os acontecimentos de Vingadores: Ultimato se espalharam. Hoje, vimos que os boatos eram certeiros. A Marvel nesse filme resolveu trabalhar pesadamente a questão do Multiverso e o Mystério deste filme é a primeira prova disto. Ele se diz um viajante do multiverso que veio parar aqui, na realidade do UCM. E deixando de lado qual seu interesse ou motivos para ele vir parar nesta dimensão, o personagem abre portas para muitas possibilidades a serem usadas não só neste filme, pode ir além dele.

Na verdade, o contexto de Multiverso já foi introduzido antes no UCM, sendo apresentado pela Anciã no filme do Doutor Estranho, e a superfície sendo finalmente raspada em Vingadores: Ultimato. Contudo, só agora em Homem-Aranha é que temos um tipo de crossover entre universos mais literal. De fato, se for quem diz mesmo ser, Quentin Beck é um ser de outra Terra que veio parar em uma outra Terra, a do UCM. Brian Michael Bendis, roteirista em quadrinhos que criou originalmente essa premissa pro Mysterio nas páginas dos gibis, não poderia estar mais contente.

Só que a proposta desse plot, apesar de provavelmente ser algo a ser ainda mais explorado no próprio filme, soa aqui que servirá muito mais ao plano maior da Sony. Sim, eu falei da Sony , não a Marvel Studios. Os roteiristas e diretores já deixaram evidente que Vingadores: Ultimato e suas viagens no tempo serviriam de pontes diretas não só pra os seriados live-action da Disney+ como também as animações What Ifs. Já Homem-Aranha: Longe de Casa por sua vez parece sinalizar para um outro lado do acordo entre os dois estúdios. Estou falando do...

SONYVERSO

Vocês devem lembrar que durante a campanha de divulgação de Homem-Aranha: De volta ao lar, quando concomitantemente anunciaram o filme do Venom, houve uma baita confusão sobre se o filme de Eddie Brock e do Simbionte seriam dentro do UCM ou não. Chegou ao ponto de que Amy Pascal, na época produtora principal dos filmes do teioso do lado da Sony, chegou a tratar que Venom e o Homem-Aranha estariam sim no mesmo universo, o que gerou até um meme bem engraçado com a cara de surpresa do Presidente da Marvel Studios, Kevin Feige.

Trapalhadas a parte, a verdade é que o diretor de Venom, Ruben Fleischer, e nenhum dos produtores chegou a descartar oficialmente um encontro entre os dois personagens. Os Tons, Holland e Hardy, inclusive demonstraram um curioso interesse em dividirem telas no futuro. Só que quando os filmes dos dois sairam, ficou bem claro que se tratavam de Terras diferentes e um encontro entre os dois aparentemente não mais ocorreria. Só que essa perspectiva acaba de mudar com o trailer de hoje de 'Longe de Casa'. Afinal, seja lá por qual meio o Mysterio pulou pra realidade do UCM, há a possibilidade do Homem-Aranha de Tom Holland pular pra uma realidade lateral, do tipo, a do Sonyverso montado pela Sony.

Se a Sony um dia pretender fazer um mega evento com todos os seus licenciados Marvel nos cinemas, é claro que ela vai querer juntar debaixo da sua asa o seu maior trunfo. Porque não o Homem-Aranha de Tom Holland se agora existe uma janela - interdimensional, seja lá qual for - pra isso?



EXISTÊNCIA DE DUPLOS NO UCM E SONYVERSO

Agora, vamos inserir mais uma camada mais complexa pra dentro da proposta do Multiverso. Supondo que as diferenças entre as Terras sejam nada extravagantes, é provável que tenhamos personagens equivalentes entre as realidades, os duplos. Quando Quentin Beck visto no trailer passou de sua realidade pro UCM, não teria topado com um Quentin Beck já presente em nossa Terra? Seja alguém com poderes ou não? E da realidade de onde veio não teria um outro Homem-Aranha de quem ele tinha conhecimento? Ou um outro Peter Parker, seja ele o Homem-Aranha ou não naquele seu mundo natal?

Partindo dessa mesma premissa, não seria possível que no Sonyverso não teria um outro Peter Parker ou Homem-Aranha prestes a surgir para se deparar com os personagens do Venom ou Morbius ou outros que vierem, seja ou não esse Parker interpretado por Tom Holland? Do mesmo modo, o Venom não poderia também dar as caras na sua própria versão do UCM, seja ou não o Eddie Brock interpretado por Tom Hardy? O mesmo pro Morbius do Jared Leto?

Estendo isso pra mais longe, não precisariamos nos preocupar com a Sony reservado filmes live-actions do Kraven ou qualquer outro vilão do Homem-Aranha no seu Sonyverso. Sob essa ótica, eles existirem em seus próprios filmes em separado no Sonyverso não significa que deixam imediatamente de terem suas versões no UCM também.



MULTIVERSO NO UCM! ARANHAVERSO EM LIVE-ACTION NA SONY?

Já temos a ideia disto montada com a animação sucesso de críticas e prêmios do Homem-Aranha: No Aranhaverso desde o final do ano passado. O público comprou a ideia e pediu por mais. Mas quão louco seria uma versão live-action de diferentes Homens-Aranha interagindo? Não estou falando de ser a mesma história, mas dos filmes terem sua própria versão de Aranhaverso explorada de um jeito próprio.

A Sony já viu que o Miles Morales tem um apelo tão especial quanto o Peter Parker em si. Se for do seu interesse explorar mais dessa versão, imagino que uma versão live-action dele poderia ser construída aos modos feito na animação e contar com uma participação do Tom Holland, seja agora, seja quando ele estiver mais velho. Fora isso, mesmo que os personagens não cheguem a se cruzar de fato ainda em tela, a premissa de um Multiverso existir dentro do núcleo particular do Homem-Aranha, já permite a deixa de um filme com atores de verdade do Homem-Aranha Noir ou Homem-Aranha 2099, por exemplo. 

E como estamos extrapolando pra valer as possibilidades, porque não cogitar que até mesmo as antigas franquias feitas nos cinemas, seja a de Tobey Maguire dirigida por Sam Raimi ou de Andrew Garfield por Marc Webb, possam ser encaradas como realidades alternativas? E é sonhar demais um encontro entre esses três Homens-Aranha para um FanService?



Homem-Aranha: Longe de Casa estreia em 5 de Julho de 2019 e terá no elenco Tom Holland, Jacob Batalon, Zendaya, Tony Revolori, Marisa Tomei, Jake Gyllenhall, Numan Acar, J.B. Smoove, Samuel L. Jackson e Cobie Smulders, dentre outros. A direção do filme é de novo por conta de Jon Watts.

Coveiro

comments powered by Disqus