sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ultimate Thor: A ascenção de uma divindade decaída

Ele é um deus? Ou é um louco com histórico de problemas mentais? Afinal, qual é a verdade? Tudo sobre o passado do deus do Trovão da linha Ultimate está na edição especial Ultimate Marvel Thor, que contém as quatro edições da minissérie, nas bancas de todo o Brasil!
Photobucket
O candidato ao programa europeu do supersoldado Thorlief Golmen ficou perturbado depois que recebeu o cinto que lhe dá poder de voo, força e invulnerabilidade, junto de uma bateria energética. Ele não sabia que tais itens fabricados por mãos humanas o fariam relembrar de sua vida passada, que acabou quando seu irmão Loki deflagrou o Ragnarok contra Asgard. Loki nos é mostrado como um grande irmão para Thor, assim como um terceiro irmão é visto pela primeira vez no Universo Ultimate: Balder. Nessa realidade, todos já sabem que Balder é filho de Odin. A natureza de traição de Loki sempre esteve em seu destino, só esperando milênios por acontecer. E acontece na época em que a Terra passava por uma grande crise... a Segunda Guerra Mundial.
Photobucket
Vindo à Terra, e disfarçando-se como o Barão Zemo, Loki consegue dos nazistas uma grande força com cem mil homens. Aliando-se também com os inimigos milenares de Asgard, os Gigantes de Gelo, Loki usará as runas nornes roubadas de Odin, para levá-los aos portões da cidade Aesir. Em caso de falha, ele incumbe um jovem soldado de guardar as últimas pedras, depois de partir. O ataque bruto dos soldados destrói a cidade dos deuses. Loki mata Balder e Odin morre pelas garras dos elementais de gelo, não sem antes condenar Loki à eternidade da prisão da sala sem portas. Sozinho, Thor também sucumbe ao Ragnarok.
Photobucket
No nosso presente, o doutor Donald Blake é chamado para acompanhar o caso de Thorlief. Mas após as sessões de terapia, a figura misteriosa do doutor se revela como sendo ninguém menos do que a reencarnação de Balder! Ele veio a Thor para livrá-lo da confusão que se estabeleceu em sua mente depois de seu renascimento como mortal. Presos à Terra, Balder e Thor aguardam um sinal do renascimento de Odin, para que possam reconstruir Asgard. De posse do colete redesenhado pelo PSSE, e sem uma solução para o tamanho da bateria energética, Thor a desenha com a forma de um martelo, explicando o porque de seu martelo ser tão grande e diferente do Mjolnir original.
Photobucket
Agora super poderoso, Thor acredita que tem uma responsabilidade para com o mundo, que é o ponto em que começa a mini dos Supremos, onde Nick Fury tenta recrutá-lo. Thor começa a agira com um hippie de super pdoderes, vivendo alternativamente à sociedade, levando chuvas para quem precisa, e fazendo caridade pelo mundo, atraindo até mesmo seguidores. Virando manchete mundial, ao se unir aos Supremos durante a luta com o Hulk, um já idoso ex-soldado vê aquilo com um sinal. E vai até um certo portal levando consigo as runas que Zemo lhe confiou em sua juventude. Usando a configuração ensinada, ele liberta Loki da sala sem portas, dando início à sua perseguição a Thor, mostrada em Supremos 2. Loki continua sendo um deus, enquanto seus meio-irmãos voltaram como humanos...
Photobucket
Usando de uma bela narrativa, misturando o passado milenar, o passado na 2ª Guerra, e os dias atuais, Jonathan Hickman (Quarteto Fantástico) resolve de vez o mistério que sempre foi a origem do Thor. Os desenhos de Carlos Pacheco (Ultimate Vingadores) estão fantásticos e competentes mais uma vez. Para quem acompanha o Universo Ultimate desde sua criação, esta é uma edição imperdível. Para os novos leitores, é a oportunidade de conhecer melhor este Thor.
Jeferson

comments powered by Disqus