terça-feira, 3 de abril de 2018

Fabulosos Inumanos: Anual, Guerra Civill II e uma ressurreição



Primeiro veio a queda de Attilan no Rio Hudson, seguido das névoas terrígenas se espalhando pelo globo e transformando humanos portadores de DNA inumano de seus antepassados se transformando em algo mais. Depois, a situação fica ainda mais tensa entre os Inumanos e os Mutantes quando descobre-se os efeitos nocivos da terrígene para os filhos do átomo. Agora, com o surgimento de Ulysses Cain,  Medusa e seu povo ficam bem no meio de uma nova Guerra Civil entre os super-heróis e vão encontrar um novo inimigo na forma do Homem de Ferro. E além desse tie-in, mais histórias dos personagens focadas no inumano Rede e na família da falecida Auran.

Primeiro, vamos falar de uma curta história feita por Charles Soule e Kev Walker publicada numa edição anual dos personagens (The Uncanny Inhumans Annual 1/Universo Marvel 10). Centrada no indiano recém tornado inumano Rede, temos seu retorno para sua terra natal, ajudando o grupo da Cristalys a impedir um ataque terrorista do vilão Kludge a um navio destróier da marinha indiana. No processo, Rede acabou mesmo assim fritando a parte elétrica da embarcação militar e causou um mal estar com a tripulação. Resolvido o problema, os Inumanos ganharam uma folga no dia e assim Rede pode visitar sua família em Mumbai.No meio da visita, foi surpreendido pela aparição de Ajay Roy, o ator inumano que foi transformado no mesmo dia que Rede e agora se denominava Banyan.  Agora com o corpo todo feito de madeira, mas agora esculpido de tal forma que lembra de novo um humano,Ajay contou sua história para Rede enquanto o levava para um certo lugar. Lá era o local onde ficava uma espécie de máquina central que controlava a energia de Mumbai. Segundo Banyan, o dispositivo garantia sempre energia pros bairros ricos em detrimento dos bairros pobres e o inumano queria mudar isso. Com os poderes de Rede, ele pretendia não só dar energia aos bairros pobres, mas também extorquir dos mais ricos para devolver eletricidade ao bairro deles. Caso Rede ainda assim não concordasse com ele, Banyan raptou seus pais para forçá-lo a isso. Rede então obedece a principio, ao mesmo tempo que envia um sinal pra seus amigos inumanos sobre sua localização. Assim, eles derrotam Ajay Roy e sua gangue juntos, mas tudo aquilo faz o jovem inumano refletir e decide ficar para ajudar seu primeiro povo, os indianos.



Agora, seguimos para a segunda história na sequência e que faz tie in com Guerra Civil II (The Uncanny Inhumans 11-14/Universo Marvel 12-14) contando com Charles Soule, Carlos Pacheco e Kim Jacinto). Depois de Stark ter invadido Attilan para sequestrar temporariamente Ulysses na minissérie principal, era questão de tempo até os Inumanos darem o troco. Medusa então decidiu agir usando a cabeça ao invés dos punhos e passou a atingir ao nível pessoal - atacando suas contas bancárias, coleções de carros e propriedades particulares, sem ferir ninguém no processo. Até aí, Stark tinha entendido o troco e levado na boa (Já esperava isso depois da invasão de Attilan), mas a coisa mudou radicalmente quando a Torre Stark sofreu um atentado com civis dentro. E isso era algo que Medusa garante que não fez ou mandou executar, mas como provar isso? Ciente de que Stark não deixaria isso barato, a Rainha dos Inumanos decidiu fechar Attilan e colocar toda a cidade em mode defensivo. Isso obviamente só faria parecer que ela era de fato culpada, mas não podia arriscar a segurança do seu povo.



Medusa então decidiu ela mesma organizar um grupo pra investigar quem foi que causou o verdadeiro atentado a Torre Stark e enquanto isso pediu para seu ex-marido, Raio Negro, juntamente com Karnak ir para Attilan proteger seu povo na sua ausência. Junto com seu fiel detetive NeoInumano Frank McGee, ela caçou pistas de prováveis culpados. Começou com seu filho, Ahura, que agora era Presidente da Ennilux e poderia estar se aproveitando da situação para detonar um concorrente no ramo empresarial. Ahura negou tudo a sua mãe e, no mesmo instante, ocorreu um ataque na suiça em outra empresa do Stark. Chibata e um bando de inumanos derrubava o local e isso era a principal nova pista de Medusa. A Rainha e o filho foram até lá deter Chibata antes que mais estragos fossem feitos e percebeu na hora que tudo era de fato uma armação ainda maior para ela levar a culpa. A Capitã Marvel e os Supremos chegaram logo depois, mas não foi fácil convencer Carol de que Medusa e Chibata não estavam juntos. A Rainha dos Inumanos resolveu tudo sem muita conversa. Pediu para Dentinho teleportar os Supremos e os Inumanos terroristas para o Triskelion e ficou a sós com Danvers para garantir a ela que resolveria tudo.

O verdadeiro culpado de todo aquele estratagema estava longe dali, na verdade. Maximus e Triton, agora aliados, invadiu Attilan por baixo, nadando pelo Rio Hudson e tiveram acesso as masmorras onde Medusa mantinha preso seus inimigos como Linhagem e o Inominável. Quando Medusa percebeu que seu cunhado era culpado, era tarde demais. Maximus baixou as defesas da cidade e isso permitiu Tony Stark atacar o lugar com um exército de Homens de Ferro. Preparado dessa vez, Stark tinha uma espécie de campo de força que isolava Raio Negro de usar sua voz pra detonar tudo. Coube então a Iso, a nova inumana chinesa, na ausência de Medusa liderar as forças de Attilan pra proteger a cidade dos drones do Homem de Ferro. Medusa chegou muito tempo depois para impedir o pior, explicando a Stark que foi enganada por Maximus, o verdadeiro causador de tudo. Tritão apareceu na hora arrependido do acordo que fez com o primo louco e se entregou a Stark em troca das hostilidades cessarem. Longe dali, Maximus fugia com seus novos dois aliados e sobrou pra Medusa sentir o amargo gosto da consequência de seus atos. Essa história traz a presença do novo inumano chamado Mosaico que nos EUA chegou a ter uma revista mensal própria por algum tempo.



E, por fim, o próximo arco traz a inusitada volta de Auran, a inumana que foi morta pelo próprio Raio Negro quando dominado por Maximus edições atrás  (The Uncanny Inhumans 15-17/Universo Marvel 14-15) numa história escrita por Charles Soule e desenhada por R.B. Silva. As filhas órfãs Treste e Irelle estavam a meses coletando memórias e lembranças de outras pessoas sobre sua mãe Auran. As últimas peças importantes que faltavam era as do dia da sua morte, algo que o amigo policial companheiro dela, Frank McGee forneceu na última noite. Juntas, elas agora terminaram de escrever o livro em braile e partiram para a Sala Silenciosa para executar o plano. O inumano leitor tinha uma dívida para com Treste e ela requisitava que ele lesse as memórias de sua mãe em tal livro e assim trouxesse de alguma forma Auran de volta a vida. O leitor recusou a príncipio, mas sensibilizado pela triste história das irmãs órfãs deu início a sua leitura. Após longo tempo, eis que Auran surge, num corpo faltando uns pedaços, confusa e urrando de dor.



Frank McGee tentou impedir mas não chegou a tempo. Assustou-se ao ver sua velha amiga ali, com buracos faltando, com memórias conflitantes sobre si mesma e seu poder auditivo superdesenvolvido. Desequilibrada, a ressuscitada Auran passou a atacar todos pela frente e só parou quando topou com suas filhas. Tentou se controlar ao máximo ali para entender a situação e explicou como "ela não era ela", mas sim pedaços do que os outros pensavam dela. Raio Negro apareceu ali pouco depois e algo estranho aconteceu. Com poderes diferentes nessa nova vida, Auran "roubou" o poder da voz do Raio Negro e poderia arrasar toda a cidade caso se descontrolasse. Blackgar Bolgaton segurou sua boca e convocou  as gêmeas e bandeiroso para controlar Auran até ele achar uma resolução pro problema. Foi até Attilan explicar o que aconteceu a Medusa e ambos chegaram a conclusão que o inumano Sterilon era a solução. O inumano psíquico conseguiu reconstruir Auran de volta a ser uma pessoa coesa e integra, mesmo que não exatamente fosse a mesma de antes. Ele também poderia aproveitar o momento e livrar Raio Negro do fardo de sua voz destruidora, mas Blackgar sabia que esse era um sacrifício que ele teria que continuar a fazer em prol de seu povo. E no fim, Auran se despediu de suas filhas, porque agora precisava ter algumas memórias novas realmente suas.



A trajetória dessa revista começa a se direcionar para o fim. A partir daqui teremos apenas mais o tie in do crossover Inumanos vs X-men, que vai se dividir entre Universo Marvel, Deadpool, Wolverine e a revista mensal dos X-Men. Fica de olho!

Coveiro

comments powered by Disqus