sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Qual a relação do título de Vingadores: Ultimato com os outros filmes e os quadrinhos?



O mistério do título de Vingadores 4 finalmente acabou. Avengers: Endgame (ou Vingadores: Ultimato no Brasil) parece ter atendido muito bem as expectativas dos fãs. Afinal, cumpriu totalmente o que os irmãos Russo prometeram desde o começo. É um título forte, impactante, chega a nos fazer estremecer tanto quanto as cenas desoladoras do trailer com os heróis derrotados. Mas há algo mais. Há significado que levam-nos aos filmes anteriores. E também aos quadrinhos. Espia só:

A primeira vez que tal título chegou a vazar foi via a página oficial do cinematografista Trent Opaloch, que trabalhou no filme e displicentemente atualizou o seu currículo na página com o nome do filme. Vingadores: Endgame. Isso foi o suficiente para causar um furor na internet na época, mas com o tempo, sem nenhuma confirmação, e outras teorias malucas saindo, o subtítulo acabou ficando na categoria de rumor mesmo.

Um pouco antes disso, Joe Russo havia comentado que o título de Vingadores 4 era algo ou alguma coisa dita que já havia aparecido nos filmes anteriores dos Vingadores. É meio que óbvio para quem viu o filme Guerra Infinita que essa foi uma das últimas palavras ditas por Stephen Strange antes de desaparecer. Contudo, como bem lembro Brandon Davis do site ComicBook.com, não foi a primeira vez, Tony Stark usou o termo numa discussão com o Capitão América sobre se preparar de futuras ameaças do espaço:



Mais adiante, os diretores chegaram a postar uma imagem que teria uma dica. Confesso que boiamos na interpretação dela na época, mas olhando com mais calma pro lado direito dá pra ver que eles estavam mesmo dispondo as iniciais do filme - A e E, de Avengers: Endgame. Mais pra frente, até mesmo o spoilerento Mark Ruffalo já tinha soltado uma boa dica - mesmo que como parte de uma brincadeira - que o título já estava por aí [vazado]. E estava mesmo.



Agora, vem a parte que faz o gancho com os quadrinhos. Quando perguntado há um bom tempo atrás (antes do vazamento até), qual das especulações que os fãs e os sites tinham feito do possível título, os irmãos Russos foram categoricos ao dizer - Vingadores: Eternamente! Até brincaram falando "Vingadores Quase Eternamente" (clique aqui pra relembrar). Será porque são ambos nomes curtos e impactantes? Será porque são por serem antagonistas - um marcando o fim e o outro a eternidade? Ou talvez seja por conta da edição 71 da revista original dos Vingadores?

Já faz um tempo em que ficou bem óbvio que Vingadores 4 em algum momento remeterá a viagens no tempo. Isso começou já a ser especulado pelas fotos dos sets vazadas (remontando ao primeiro Vingadores) e culmina com a aparição de Scott Lang ali no final do trailer. Se ele saiu do Reino Quântico e foi através de um redemoinho temporal, é evidente que os heróis vão usar esse novo aprendizado a seu favor (Clique aqui pra ver umas boas teorias a respeito com respaldo do diretor Peyton Reed). E foi por isso que muita gente achou que merecidamente Vingadores 4 poderia se chamar Vingadores: Eternamente, a história mais famosa dos personagens ligada a viagens no tempo.

Mas Vingadores: Endgame cumpre bem esse papel também de honrar aos quadrinhos. Remete a primeira vez que o título foi usado numa história dos Vingadores, na edição #71, que coloca o grupo perdido no tempo e contra o vilão Kang. Parte da equipe de Vingadores nessa história está no ano 4000 D.C. no futuro do Conquistador enquanto que outra foi parar em 1941 e topou pela primeira vez com os Invasores.



Não sabemos ainda o quanto do filme estará atado a Viagens temporais, mas as pistas junto aos rumores são claros de que esse artificio terá um papel crucial no filme. Elementos parecem ter sido sutilmente colocados desde Guerra Civil pra cá na intenção de já preparar o fã pra isso. Ao mesmo tempo, que fantástico será aos fãs reverem momentos cruciais dos filmes dos últimos 10 anos sob uma nova perspectiva em Vingadores: Ultimato.

Sim, estou pra lá de empolgado. 

Se não viu ainda ou quiser rever o trailer e o poster do filme, clique aqui e aqui!

Com direção dos Irmãos Russo (Capitão América: Guerra Civil), Vingadores: Ultimato terá no elenco Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon),  Karen Gillan (Nebula), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), Danai Gurira(Okoye),Benedict Wong(Wong) e Josh Brolin (Thanos). Sabemos que há muito mais outros garantidos de estar no filme, já que ele pretende trazer o máximo de pessoas que passaram por esses 10 anos de UCM , dentre outros. O filme vai aos cinemas em 25 de Abril de 2019.

Coveiro

comments powered by Disqus