segunda-feira, 6 de junho de 2016

Homem-Aranha e os X-Men: Loucademia de Mutantes


A missão de Peter Parker, o Espetacular Homem-Aranha na Escola Jean Grey para Estudos Avançados vai de mal a pior. Ele recebeu a incumbência de seu falecido amigo Logan de encontrar um traidor entre os alunos da instituição, mas até agora só tem se metido em enrascadas com eles. Peter e sua turma derrotaram Sauron e Stegron, mas foram logo em seguida capturados pelo Camaleão, um velho inimigo do Aracnídeo e levados para o déspota multiversal Mojo, que os escravizou em sua Rede Mojo de Videovisão.

E agora, como nossos heróis voltarão para a escola? Se voltarem, como Peter lidará com a diretora, Ororo Munroe, cada vez mais furiosa com o novo professor? Acompanhemos agora o desenrolar dos próximos fatos, trazidos por Elliot Kalan nos roteiros e Marco Failla e RB Silva nos desenhos em Spider-Man and the X-Men #3 e #4, publicadas aqui em X-Men Extra #26 e #27 pela Panini.

Peter, Satânico, Pedreira, Ernst, Glob e Garota-Tubarão sofreram uma lavagem cerebral e são forçados a lutar em inúmeros combates contra uma infinidade de vilões holográficos do Aracnídeo para a alegria dos telespectadores do mojoverso. Mas eles recobram a memória graças à telepata da turma, a Garota-Nula, que se liberta do seu cárcere e faz todos se lembrarem de tudo bem durante o show.


Mojo se revolta e corta o sinal. Peter confronta Ocular, que parecia trabalhar por vontade própria para o tresloucado alienígena, mas era o Camaleão disfarçado. O show recomeça, o Camaleão foge e os vilões holográficos voltam à carga. Satânico e Ernst derrubam a parede e assim todos podem abandonar o "estúdio" e procurar por seus colegas ausentes.

Em outro ponto do complexo, Ocular se encontra aprisionado e obrigado a assistir à péssima programação da Mojovisão, mas é libertado por alguém bem familiar.


Peter e os demais alcançam o Camaleão, mas ele ameaça Glob com uma pistola de fusão. O inimigo ativa um dispositivo multiplicador de imagens e os dois se misturam a elas, o que torna impossível identificar quem são os verdadeiros. O impasse é resolvido pela chegada de Ocular que, de tanto ficar aprisionado com os olhos abertos assistindo aos programas, desenvolveu a capacidade de enxergar através de ilusões, entre outras coisas e aponta aonde o vilão está de verdade. Descoberto, ele foge novamente com um dispositivo de teleporte.

Em seguida, eles são interrompidos pelos X-Babies, versões mirins da equipe mutante criadas por Mojo. Ocular conta que eles o libertaram. Peter, antes de todos confrontarem os vilões pela última vez, revela ao pequeno Logan  o trágico destino de seu inspirador.

Os heróis encontram a Garota-Nula enfrentando Mojo sozinha e entram no combate imediatamente. Ele e o Camaleão são finalmente derrotados. Agradecido por não ter sido arremessado para fora de seu próprio edifício, Mojo aceita ir para uma prisão no "mojoverso" e envia Peter e seus alunos de volta para sua dimensão original, onde são recepcionados de maneira nada amistosa por Tempestade. Peter é questionado duramente por Ororo, que está ansiosa para se livrar dele. Ele lhe conta sobre a missão póstuma que Logan lhe confiou e Ororo decide apoiá-lo, a contragosto. Resta a ela lidar com Rachel Summers, que está cada vez mais desconfiada das intenções de Peter e descobriu telepaticamente sua identidade secreta. 

Após uma nova excursão do Aracnídeo com seus alunos em que eles derrotaram um grupelho de vilões, Peter é desafiado por Hank McCoy, o Fera, para um "duelo científico" contra a turma dele. Aranha convoca seus alunos para o projeto de recriar o analisador de DNA de Sauron e Fera convoca os seus para utilizar o poder dos "banfs" para criar um corredor de teleporte para a estação espacial Zênite da ESPADA ( Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Alienígena).

Peter nomeia Pedreira e Garota-Tubarão como capitães de sua equipe. Glob se sente deslocado e perambula pela escola. Ele encontra a Garota-Nula na sala de Peter e conta isso a seu professor. Ele fica intrigado, mas decide esperar até o fim da disputa para resolver isso. Enquanto isso, Rachel espiona a mente de Peter e encontra a Garota-Nula em sua forma feminina, Martha Johanssohn. A jovem questiona a mutante por que veio até ali sem permissão. 


Rachel se descontrola e luta contra Martha. No plano físico, o Aranha sente sua cabeça rachar ao meio e os outros alunos percebem o que está acontecendo. Rachel descobre quem é o traidor mas, antes que ela revele a identidade dele, a informação é apagada de sua mente pela sua oponente. Ororo ordena que Peter controle sua aluna e ele abre o jogo para Martha, dizendo que sabe que ela esteve em seu escritório e exige explicações. A conversa é interrompida pelo funcionamento da máquina de Fera e seus alunos, que trouxe do Zênite velhos inimigos do Aracnídeo e da equipe mutante: Rapina, acompanhada da Ninhada, revestidos de um simbionte similar ao Venom. Peter não perde a chance de apresentar um argumento definitivo para o Fera: "É por isso que sou um cientista melhor, minhas invenções quebram antes de acontecer uma coisa dessas".



Sinceramente, estou me divertindo muito com essas histórias. Adoro ver as "mancadas do Aranha" e estou gostando muito de vê-lo como professor de uma turma tão difícil e heterogênea, mas o bom roteiro de Elliot Kalan permite que todos eles tenham importância no desenvolvimento da história. 

O traço de Marco Failla e RB Silva combina com a leveza e despretensão do título, sendo que o visual do Homem-Aranha deste último foge da inspiração de Todd McFarlane do primeiro e se aproxima bastante do de John Romita Sr. .

Sobre a Panini, ela poderia se decidir se chama Martha Johanssohn de "Garota-Nula" ou "Não-Garota", já que empregou as duas denominações. Apesar disso, a adaptação das "tiradas" do Aracnídeo para o português ficou muito boa, especialmente o Fera sendo chamado de "Fofão" e de "personagem principal de Monstros S.A.". Como no original, a editora manteve os dizeres dos últimos quadrinhos de cada capítulo com palavras que começam sempre com a mesma letra e o resultado é divertido.

C@rlos

comments powered by Disqus