terça-feira, 14 de junho de 2016

Vingadores Secretos: Tlön, Uqbar, Orbis Tertius


Os Vingadores Secretos de Maria Hill estão com muitos problemas estranhos desde que Hill contratou secretamente o gênio do mal MODOC, como vimos no último artigo. Com Coulson sumido e o desenrolar os fatos, nem tudo é o que aparenta ser quando os espiões da Shield tem super poderes. E a metafísica está apenas começando...

Os Vingadores restantes no aeroporta-aviões Ilíada recebem a informação de que a Mercenária está de volta, no Japão, com uma bomba em um trem-bala. Hill designa a Viúva Negra e a Mulher-Aranha para detê-la, e manda o dispersivo Gavião Arqueiro no encalço do agente desaparecido Phil Coulson. Já no trem de alta velocidade, Viúva e Mercenária tem um combate marcial digno da reputação de ambas, enquanto a Mulher-Aranha procura pela bomba, que não está em nenhum lugar do trem. Na verdade, a bomba aguardava na linha do trem, e ela estranhamente tem a aparência de Vladimir (a bomba senciente que ficou amigo de Jessica Drew nas últimas histórias...). A bomba abre uma espécie de buraco negro que engole totalmente o trem-bala, mas no último momento, a Viúva faz a Mulher-Aranha ser jogada fora do trem, em segurança.


Phil Coulson encontra um xamã nas florestas da Venezuela que seria peça chave para os planos malucos do terrorista capturado antes, Artaud Derrida. E depois de algumas horas de "contemplação", o próprio Coulson recebe orientação do que fazer em seguida, já que agora ele vê que todos os fatos quem vêm acontecendo com a equipe estão relacionados. Dois dias depois, Gavião Arqueiro encontra o mesmo xamã, e recebe a mesma orientação. Tlön, Uqbar, Orbius Tertius. Clint se dirige no encalço de Coulson rumo a Buenos Aires. Mas lá ele encontra... a IMA e o Deadpool???

Daqui pra frente, a história ganha muita metalinguagem, por culpa de Deadpool e o modo de escrever de Ales Kot. A cabeça de Clint Barton é zoada com o falatório de Deadpool, que o leva pra frente e pra trás, distraindo do seu objetivo que era encontrar Coulson. Mas nessa de linguagem estranha, o roteirista vai dando os primeiros sinais de onde ele tirou a inspiração para essa história surreal, que falarei mais pra frente. Enquanto isso, Maria Hill resolve colocar Jessica Drew na roda das suas conclusões sobre o que está acontecendo, e que Mercenária, Dardo, Modoc, Vladimir, Derrida, está tudo relacionado.

Hill contratou Modoc para vigiá-lo mais de perto já que ela pensa que ele, ou a pessoa pra quem ele trabalha, queria destruir a Shield de dentro. As armas surreais que ele desenvolveu pra Shield, já estavam sendo criadas na IMA bem antes de ele trabalhar pra Shield. A cidade que Barton e Nick Fury descobriram Fúria na China, é uma alucinação consensual de trezentos telepatas trabalhando para o Dardo (o equivalente da Shield na China). E a frase dita por Derrida e o assassino que tentou matar Hill "uma grande seleção se aproxima" é a peça chave pra ligar esses fatos.

Em flashbacks, vimos Modoc e seu assistente pessoal, Snapper, planejando o que fazer assim que chegassem à Shield, como a chegada do Fúria, colocar a Shield contra o Dardo, e destituir Maria Hill do seu cargo de diretora da Shield. Mais pra frente, descobrimos que Modoc foi sim quem enviou o assassino para matar Maria, mas ele se arrependeu e o matou. Os remédios que Modoc toma não estão fazendo efeito, e ele começou a sabotar o próprio plano, pois ele acredita fortemente que está apaixonado por Maria Hill.

Hill então usa da metalinguagem, misturando realidade com ficção, mostrando de onde vem essa confusão toda. Ela leu uma história de Jorge Luis Borges, chamada Tlön, Uqbar, Orbis Tertius, (que existe mesmo, procure na sua biblioteca) onde ele imagina um mundo de caos, onde o surreal é a ordem. Este mundo de caos, chamado Tlön pode estar realmente vindo para a Terra, e é isso que Hill quer evitar. Como Borges é argentino, não é coincidência que Coulson, Barton e Deadpool rumaram pra lá. Como se aproveitando do gancho, um rasgo violeta aparece no céu causando mais torpor em Coulson.

Gavião Arqueiro, depois de muito tempo lidando com a distração de Deadpool, tenta avisar Hill que ela tava certa, mas sem sucesso. Maria resolve tomar uma medida com relação a Modoc, mas encontra apenas Snapper sozinho no laboratório. Modoc fugiu para Venezuela, para se orientar com o xamã bonzinho. E em outro lugar, ignorado no espaço e no tempo, a Mercenária e a Viúva Negra vagam a esmo...

Como se fosse um estalo, Phil Coulson sabe que tem que voltar pra Venezuela, quando rasgos de Tlön aparecem nos céus de todo o planeta. Os trezentos telepatas de Kowloon são "desligados" por uma força misteriosa, e a cidade, que era uma prisão para seres de outro mundo, desaparece. Clint Barton quase alcança Coulson, mas parte atrás dele. Vladimir e a Mulher-Aranha tentam decifrar a linguagem do Fúria, e o que ele está murmurando, e acham que ele está dizendo "A Grande Seleção chegou". Hill interroga o astuto Snapper, até que ele revela que até os atos dela foram premeditados, e uma equipe de assalto invade o aeroporta-aviões, rendendo a Diretora. Coulson e Barton estão num duelo à mexicana, quando Modoc resolve aparecer, assistidos passivamente pelo xamã. 

Confuso? Eu também. Uma obra-prima? Ou pura perda de tempo? Acho que Ales Kot está realmente fazendo a gente pensar tudo isso com essa história, e isso é proposital. Pelo menos fez eu pesquisar mais sobre Borges, e sua extensa obra, e isso para mim já é positivo. O cavalo que aparece com Deadpool é uma dica para quem leu algo sobre. Vingadores Secretos continua na revista Vingadores: os Heróis Mais Poderosos da Terra, e esse artigo reúne as edições originais de Secret Avengers de 6 a 10, publicadas na edições de 6 a 10 coincidentemente. Bônus para a arte de Michael Walsh também. O próximo artigo sai amanhã, até lá.

Jeferson Vasconcellos

comments powered by Disqus