domingo, 12 de junho de 2016

Espetacular Homem-Aranha: A Batalha Final no Aranhaverso



E após vários tie-ins, missões especiais e contratempos, tudo converge para um estrondoso final na Terra-001, chamada pelos herdeiros de Mundo-Tear. Para temor dos planos cuidados do Peter Parker 616, O outro, a Noiva e o Herdeiro estão agora a mercê da família de seu inimigo Morlun e se a tal profecia se concretizar, isso pode ser o fim para os Homens-Aranhas de várias realidades. Sendo assim, um verdadeiro exército liderado pelo nosso herói chega em peso para a Grande Batalha na edição 11 que marca o final da saga no Brasil.

Nas primeiras páginas, Peter encontra-se com Jessica Drew e Aranha Gwen, que confrontavam uma verdadeira armada de Duendes Verdes de diversas realidades enviados ali por Verna. Com o maior número de Aranhas ali, foi fácil vencer as versões paralelas dos vilões. Mas havia um problema, a Cindy acabou de ser raptada pelos Herdeiros para desespero de Parker. Mas não para por aí.  Mais Homens-Aranhas e Mulheres-Aranhas chegaram logo em seguida comandados por Miles Morales e  Homem-Aranha do Disney XD. Junto com eles estava a versão clonada e ultimate da Viúva Negra e ela também veio com a terrível notícia de que Kaine também fugiu praquele mundo e provavelmente foi também capturado.


No interior do palacete da família de vampiros dimensionais, Morlun iniciava o ritual que seu pai começou antes de morrer pelas mãos do Aranha-Monstro-Escarlate. Depois de feito aquilo, ele tentaria trazer Solus de volta a vida usando um cristal com um back-up do seu pai armazenado nele. Assim, ele seguiu as profecias narradas naquele instante pelo Tecelão Mestre, ele cravou uma adaga no corpo desfalecido do monstruoso Kaine e fez as teias próximas a ele sangrar. Se aproximou de Cindy Moon e rasgou sua palma da mão, e mais sangue caiu pelas teias entre realidades. O último sacrifício seria o Benjy, o Herdeiro.

Os heróis aracnídeos romperam pelo salão neste último instante para lutar com a família vampírica, enquanto que uma artimanha era montada pelo Tio Ben Aranha. Peter partiu com um ataque direto a Morlun, enquanto que a versão Superior do Homem-Aranha entrava numa briga feia com Daemus. Quando os gêmeos Brix e Bora entraram na luta, poderia ser uma desvantagem grande para os Aranhas, mas havia mais uma peça do lado dos mocinhos a entrar no jogo. A equipe do Capitão Aranha Britânico trouxe o reforço de Karn, o filho rejeitado de Solus, que agora combateria contra os irmãos.


Morlun percebeu muito depois que o pequeno Benjy havia sido trocado pelo Porco Aranha e que o Tio Ben fugiu com ele para sua realidade natal original, o MC2. E enquanto que o mais sangrento combate entre Aranhas e Caçadores de Totens rolava, o Homem-Aranha 2099 e a Lady Aranha apareceram naquela realidade com o gigantesco robô Leopardon consertado e turbinado com radioatividade - principal fraqueza da família Morlun.

Em outro canto da batalha, a versão Superior decidiu tomar uma atitude pra lá de drástica. Aniquilou o Tecelão-Mestre e assim cortaria a principal fonte dos Herdeiros de poder saltar entre realidades. A atitude drástica de Otto foi o suficiente para fazer a Garota-Aranha Mayday Parker refletir sobre sua raiva e sede de vingança e não querer mais matar os Herdeiros. Ela não mais tentou destruir o cristal com a essência da vida de Solus quando teve a chance e foi piedosa com Daemos.


Já Morlun estava enlouquecido com o fim que tudo levou. Agarrou Peter e tentou sugar sua essência como último ato. Parker estava preparado para aquilo e acionou mais um portal para mandar Morlun para a realidade alternativa cheia de radiação. Seus irmãos foram arremessados para lá logo em seguida e como último aviso foi-lhes dito como buscar refúgio no abrigo de contenção contra radiação. Era o fim da batalha no Aranhaverso.

Como prólogo na edição que segue imediatamente, vemos o momento em que o Capitão Aranha Britânico manda todos de volta pra suas respectivas realidades. Mayday Parker e Benjy descobrem que sua mãe está viva, assim como o namorado. E mesmo com a morte do seu pai, ela agora teria uma nova figura paterna a quem admirar, o Tio Ben Aranha. Miles Morales e a Viúva Negra Ultimate seguiram para a Terra 1610, onde outros problemas estarão certamente aguardando os dois.


Em dado momento desta parte da histórica, todos os Aranhas sentem seus sentidos especiais apitarem. Ao  retornar a mansão dos Morlun descobrem um ensandecido Aranha Superior cortando todas as teias das realidades. O ato foi tão brusco que fez Julia Carpenter acordar de seu coma apavorada. Finalmente, de forma física, as duas versões do Aranha 616 confrontavam-se de verdade.

Apesar da confusão, o Capitão Aranha Britânico mandou a Gwen-Aranha e Miguel O'Hara pra suas realidades e os desdobramentos de ambos veremos futuramente em suas revistas mensais. Já Jessica Drew e Araña foram ajudar Peter contra o Otto. No meio do processo, Anya toma a adaga que era usada pra ser o sacrifício da profecia e entende que ela é também uma chave para libertar o tecelão-mestre morto. Dali, perceberam que aquela entidade misteriosa era ninguém menos que uma versão mais velha do próprio Karn.

Karn começou a entender seu papel ali naquele lapso temporal e decidiu que ele mesmo assumiria seu lugar como novo Tecelão Mestre. Sua arma serviu de nova chave para adentrar o maquinário do Tecelão e a partir dali começou a corrigir algumas falhas. E a primeira delas foi abrir um portão no passado do 616 para mandar o Otto de volta. E foi aquele o exato momento em que ele achava que tinha voltado de 2099, mas sem memória alguma e muito confuso para lembrar que houve muito mais aventuras do que lembrava... durante todo o Aranhaverso.


O novo e jovem Tecelão Mestre informou ao Aranha Britânico que ele não tinha mais onde viver, pois sua Terra original, a 833 foi consumida. Tudo culpa das incursões. Agora, Billy Braddock decidiu que ficaria no mundo tear para ajudar o Tecelão a cuidar de tudo. E Anya decidiu também se juntar a ele, já que de alguma forma ela era uma das poucas que entendia de fato os dizeres e dialeto daquele lugar. O futuro previsto para ambos parece ser brilhante, com novos encontros com os tais "Guerreiros da Teia".

Por fim, sabemos de alguns outros desdobramentos antes do encerramento da revista. Os herdeiros acabaram sobrevivendo no mundo radioativo ao se alimentar das inúmeras aranhas gigantes que viviam por lá. Já o corpo morto do "Outro" aparentemente liberou um novo Kaine renascido. E por fim, Jéssica, Cindy e Peter retornam ao nosso universo - enquanto ele ainda existe. E Parker sente que mudou muito desde então. Se foi capaz de liderar um exército de Aranhas, como não poderia cuidar de uma empresa.

E assim fecha-se este que pode ser o ápice da carreira de Dan Slott e toda sua fase na batuta do herói aracnídeo. Com uma ousadia ímpar e feito da maneira certa desta vez, ele conseguiu entregar ao leitor uma história instigante, cheia de detalhes que todo fã faz questão de buscar e que acabou tendo muito mais consequências importantes do que possivelmente ele outrora imaginava. O que é herdado de fato disto logo após as Guerras Secretas, como bem sabemos, é uma expansão sem igual dos títulos ligados ao universo aracnídeo.

Coveiro

comments powered by Disqus