quinta-feira, 23 de junho de 2016

Vingadores: Uma aventura de milhões de anos...

Praticamente alheio a toda confusão que gira nas histórias das revistas mensais dos Vingadores e Novos Vingadores com o fim de tudo, uma historinha em quatro partes que originalmente fez parte da iniciativa de quadrinhos online Infinity é entregue aos leitores da edição 30 a 33 da mensal da Panini. São os Vingadores Milênio, que através das eras enfrenta uma ameaça como nunca antes.


Pietro cruza oceanos até chegar a Mansão dos Vingadores e ser recebido pelo Gavião Arqueiro e Homem-Aranha. A urgência de Maximoff é justificada. Enquanto ele e a irmã passavam uma descompromissada férias no Japão, localizaram ali uma misteriosa base da HIDRA na ilha. E sua irmã sentia algo de muito esquisito nela. Foi o suficiente para o Capitão America - ainda jovem nessa história - reunir um grupo disponível e encontrar a Feiticeira Escarlate no outro lado do mundo.

O ataque ao lugar foi muito mais fácil que o time suspeitava e isso só deixou os Mais Poderosos Heróis da Terra preocupados. Chegando até a parte mais profunda do porão, Tony descobriu o que eles guardavam ali - um portal temporal aberto, mas aparentemente as leituras mostraram que nada foi significativamente alterado em nosso passado. Isso leva a conclusão por parte do Capitão América que a HIDRA certamente viu o futuro e sabe que venceram. Daí, eles certamente teriam que intervir e mudar as coisas.

Tony concluiu o pensamento verificando que o portal abre pra dois pontos. Um momento muito distante no nosso passado pré-histórico e outro bem no meio do século 20. Banner acha que alguma coisa foi plantada pela HIDRA pra ser usada a longo prazo e era preciso investigar a fundo o que aconteceu. O Capitão América decide dividir as equipes para irem aos dois diferentes pontos cronológicos e impedir o inimigo. Contudo, algo deu errado na viagem temporal e separou as equipes em três de forma aleatória.

Gavião Arqueiro, Mercúrio e o Capitão América chegaram até a nossa Pré-História quando a maior civilização da época eram neandertais brigando por território. Lá eles encontraram Homens da HIDRA usando tecnologia moderna para controlar as feras daquele tempo. Mamutes e Tigres protegiam o local onde algo acabara de ser enterrado. Após derrotar aquela pequena mílicia de vilões, um dos capangas da HIDRA avisou que eles não tinham mais como voltar e estavam presos ali para sempre no passado.  Todavia, Rogers duvidava disto e tinha um plano.

A segunda equipe era composta por Viúva Negra, Homem de Ferro e Homem-Aranha que pularam direto pro Japão no fim da segunda Guerra Mundial. Para passar desapercebido pelo exército nipônico, eles se fantasiaram de artistas de um Kabuki (reservando um hilário momento em que o Homem-Aranha se veste de gueixa) e chegam até a já montada instalação da HIDRA. Lá confrontam mais uma vez capangas do grupo e topam com um deles que parece dominar poderes de distorção do tempo e espaço. Mas não era nada que a astuciosa Viúva Negra não desse conta. Ao estudar melhor o lugar, Tony descobre que era justamente ali o epicentro de explosão do ataque da Bomba Atômica americana em 45.


A terceira parte dos Vingadores consistia apenas da Feiticeira Escarlate e Bruce Banner, que caíram num Japão destruído pela radiação. A dupla encontrou o abrigo da HIDRA daquele tempo e Bruce começou a trabalhar num traje de contenção de radiação para Wanda. Todavia, mais uma vez, um capanga da HIDRA surge para interferir nos planos dos dois e parece dominar uma tecnologia futurística avançada. O sujeito parece dar conta muito fácil contra o verdão, mas quando a Feiticeira Escarlate entra com seus poderes de probabilidade, o vilão simplesmente é despedaçado.

Wanda e o Hulk decidem investigar a fundo o buraco no interior daquela instalação e lá se deparam com algo inusitado - O Capitão América numa capsula adormecido por todo esse tempo. Ao lado dele, um bilhete pede para Bruce ou Tony despertá-lo. Numa empreitada digna do maior nó científico de todos os tempos, Bruce desperta o Capitão que esteve milênios adormecido enterrado ali e explica que seu plano era o único meio de ir até os dias futuros e com a tecnologia da época trazer todos de volta. E ao mesmo tempo.

Assim, posicionados no ponto certo do espaço e cruzando as linhas temporais das várias eras, Bruce consegue trazer todos de volta para o nosso presente. Todavia, eles não vieram sozinhos. Além dos capangas da HIDRA deixados nas várias épocas, aquele vilão que parecia ser o líder deles surge montado num dragão Kakaranatariano. E é aqui, óbvio que a história desanda bastante.


A explicação para esta louca viagem temporal da HIDRA consistia de gerar um Dragão sob o comando deles. Primeiro, precisavam chocar o monstrão por milênios embaixo da Terra. O estopim para sua geração seria a explosão atômica que mais algumas centenas de anos na frente estimularia o animal a eclodir. E assim os Vingadores teriam que guerrear contra uma monstruosidade grande demais para o grupo que estava ali.

A solução desta empreitada veio da mente criativa do Gavião Arqueiro. Meio que inspirado na proeza que o Capitão América fez, Clint juntou o vilão da HIDRA capaz de distorcer o tempo com os poderes probabilístico da Feiticeira Escarlate para destruir a versão do presente do ovo que viraria um dragão no futuro. Doeu a cabeça? Bom, o que importa é que sem o ovo nos dias de hoje não existia dragão no futuro e nem podia voltar no presente com isso. Como o Barton falou, "Apagou-se o Marty McFly" da existência.

A história é escrita por Mike Costa, um roteirista novato na Marvel mas que muitos já conhecem dos trabalhos que fez no Aranhaverso, e tem desenhos do italiano Carmine Di Giandomenico e Enis Cisic. Completamente descartável, cumpre apenas seus papel de divertir e provavelmente é assim que devem ser todos os gibis que estreiam online antes de ir pro papel. Nada mal, só tirou um pouco da tensão que as demais histórias escritas pelo Hickman nesta mensal vem causando.

Coveiro

comments powered by Disqus