quinta-feira, 30 de junho de 2016

Nova: o novo Vingador


Depois dos eventos que quase colocaram sua vida em risco durante a saga do Eixo, Sam Alexander vai ter que arcar com algumas consequências que irão repercurtir em sua vida como um todo. De um lado, seu capacete praticamente quebrado se tornou inconfiável e ele não pode serquer se arriscar num vôo pro espaço buscar alguém que lhe ajude. Por outro, uma visitinha inesperada do velho Capitão América em pessoa na edição 30 de Universo Marvel o colocará num novo status quo.

Após passar por um exame médico rápido na Costa Oeste num campo de refugiados, Sam é liberado para voltar a sua cidade. Só precisa tomar cuidado com mais batidas na cabeça e usar sempre óculos de sol por conta da alta sensibilidade a luz que ele adquiriu. São consequências mínimas para quem acabou de confrontar o Hulk do Hulk, se não fosse a perda de memória recente devido as sequelas do combate.

A surpresa maior do dia veio com a chegada do velho Steve Rogers em pessoa, que conversou com sua mãe em particular e assim ganhou - para surpresa até mesmo de Sam - permissão para se tornar um Vingador honorário. A viagem de avião até Nova York não deixou de ter um puxão de orelha do velho Capitão, no entanto. O Nova foi valente de encarar a ameaça sozinho, mas imprudente e desobedeceu uma ordem direta do líder.


Na mansão, Sam passou por todos os testes e leituras biométricas que um Vingador precisa, ganhou um cartão camuflado dos Vingadores e teve direito a uma baita festa com todos que estão na equipe hoje. As fotos ficaram por conta do Homem-Aranha, mas aquelas eram lembranças que só ele guardaria e poderia ver em seu albúm. Sam aprendeu cedo o valor de guardar sua identidade secreta e descobriu que a vida de herói não tem nada haver com fama e glória. Naquele mesmo dia, Sam ainda entrou numa rápida missão de resgate e ajudou Sam Wilson, Odison e Capitã Marvel a parar uma avião que iria cair bem no meio da cidade.

Mas para toda dia bom, vem o amanhã. E na edição que segue, temos o encontro do jovem Alexander com um vilão que estava interessado nele desde os tempos do Eixo. Kletus Cassady, o Carnificina, passou a seguir os passos do garoto Sam, e ficou curioso porque ele não mais surgia como Nova para salvar a cidade. Cassady decidiu forçar então o surgimento do herói e assim criou uma baita confusão na cafeteria em que sua mãe trabalhava.


Mesmo com o capacete falhando, Sam surgiu arregaçando o vilão para fora do estabelecimento. Estava em desvantagem por conta dos problemas em seus poderes, mas usava bem sua inteligência para enganar Kletus. Ora fingiu estar tendo apoio dos Vingadores, ora insistia que ele não era de fato o Sam Alexander que Cassady acreditava. Quando os poderes oscilantes retornavam, Sam disparava com força máxima contra o vilão. A briga não ia levar a lugar nenhum se continuasse daquele jeito e o Nova fugiu para decidir melhor como agir contra o carnificina outra hora.

O próximo ataque do vilão aconteceu no seu colegio, bem na frente do diretor Philbin. O Carnificina tentou ameaçar a vida de todos para que Sam finalmente agisse, mas o garoto já tinha pensado em tudo de antemão. Ao longe, sua mãe e sua irmã usaram o capacete do Nova e sobrevoavam os céus. Foi o suficiente para Kletus achar que realmente fora enganado todo esse tempo e se afastar do Nova (dando um baita sopapo convenientemente no diretor naquele instante).


Sam correu para o ponto de encontro onde estava sua mãe e retomou a sua posição como. Agora, estava livre para agir sem comprometer sua identidade secreta. A briga entre os dois se prolongou por toda a cidade e até mesmo passando pelo show da banda Anthrax (que Kletus adorou, mas o Carnificina odiou o som alto). A briga de gato e rato foi até o estacionamento, e Sam teve muita sorte de conseguir enganar tão facilmente o psicopata para deter ele. Acabou que no final ele descobriu que toda a obsessão de Cassidy por matar Sam era porque ele foi um dos único que viu seu lado bom durante o Eixo. E isso era algo que ele não queria deixar ninguém vivo conhecer. O destino final de Cassady foi a Ilha Ryker em Nova York.

Agora, Sam estava decidido a dar um jeito nos problemas do seu capacete, já que os problemas não se afastavam dele mesmo quando ele se afastava do Nova. Com isso, após tentar a sorte com o Fera e com um Tony Stark Invertido, o Nova topou com a figura do Doutor Jade, ou o Hulk, como vocês que acompanham a mensal já devem saber.


Essa história publicada originalmente nuam revista anual, acontece aqui no Brasil na edição 33 de Universo Marvel. Após um início bastante receosso por parte do Nova, os dois decidem se ajudar e assim compensar o mal que fizeram um ao outro durante o Eixo. O Doutor Jade é levado por Sam até o espaço para conseguir peças para ajeitar seu capacete negro. Primeiro vão para um abrigo de Novas usado por seu pai no passado, mas sem muito sucesso para encontrar o que precisam. Em seguida, vão para Xandar (ou o que sobrou de lá desde a última destruição).


Nova e o Doutor Jade acabam topando com um vilão grotesco que coletava raridades de uniformes de outros novas mortos no lugar. No seu pescoço estava justamente o que Sam precisava, um capacete funcional negro. Com aquela diplomacia que só um Hulk tem, o Doutor toma para si a peça e se despede do monstro. Leva algumas horas até o serviço ser feito e finalmente o capacete está restaurado, funcional e pronto pra mais porradas. Assim, após perder a nave que os levaram até ali, Sam leva o Hulk para conhecer Luganenhum. Era lá que conseguiriam o teletransporte para a Terra graças ao cachorro russo Cosmo.

E com isso, o Hulk e Nova estavam quites finalmente. Ou assim achava o Doutor Jade.

Essas histórias reunidas entre a edição 31 a 33 da Universo Marvel no Brasil contam com arte de  David Baldeon e John Timms, com o roteiro sempre afiado e divertidíssmo de Gerry  Duggan. O comediante, por sinal, está conseguindo fazer exatamente a tarefa para a qual foi escalado - dar graça e fazer nós gostarmos do jovem Sam Alexander tanto quanto gostávamos do Richard Rider. Não é a toa que junto com a Kamala, ele esteja entre os grandes figurões dos Vingadores tão cedo.


E se preparem para sua participação no crossover do Vórtice Negro, como já faz o link ao final da história Anual da edição 33.

Coveiro

comments powered by Disqus