quinta-feira, 2 de junho de 2016

Wolverines: Operação Resgate



Dois grupos improváveis juntam suas forças para conseguir recuperar o corpo "embalsamado" do falecido Logan - As cobaias do projeto Arma X lideradas por Shogun e aqueles que são considerados os herdeiros de Wolverine. Todavia, logo na sua primeira missão, tiveram um encontro desastroso com o Sr. Sinistro e o bando mercenário Gangue da Demolição. Não conseguiram recuperar Logan e a única que pode ajudá-los agora é uma outra personagem fruto do projeto Arma X, a ladra Fantomelle.

A moça é um expert em roubar souvenir de heróis para aqueles que pagam muito bem. Tem um vinculo com uma raposinha preta chamada Culpepper e é capaz de criar ilusões impressionantes. Todavia, hoje é ela que está sendo caçada e seria mais uma vítima do Sifão se não fosse a chegada providencial da X-23 e os demais "Wolverines". Após conhecer seus novos parceiros, é dada a missão a Fantomelle e Culpepper de ajudá-los a penetrar na até então impenetrável Fortaleza do Senhor Sinistro.


Logo que pousam no lugar, o grupo é surpreendido ao ser convidado a entrar no lugar por um tal de Starky Gripes, uma espécie de clone criado por Sinistro e que vamos encontrar muitas outras variações do mesmo no decorrer desta história. Gripes é persuasivo e dá entender que eles não tem escolha a não ser o seguí-lo. Endo se recusa a tal ideia, começa a correr dali e acaba se tornando a primeira vítima da história ao ser engolfada por um portal de energia escura.

Shogun arranca a cabeça fora de Starky Gripes e daí surgem mais tantos outros no lugar - Parky Gripes, Barky Gripes, Zarky e assim por diante. Todos impávidos em seguir as ordens de seu mestre de convidar os "Wolverines" para entrar na Fortaleza Sinistra. E assim eles adentram no lugar, são recepcionados por um holograma de Essex e imediatamente separados por tentáculos metálicos. Um grupo é composto por Mística, X-23, Dentes de Sabre e Lady Letal e acabam se deparando com vários clones de Ben Reilly, o Homem-Aranha Escarlate. O outro incluem Shogun, Skel e Neuro e assistem a uma luta entre um falso Fin Fang Foom com língua de Thor.

Observando os dois grupos e descobrindo as verdadeiras intenções de cada um ali, Sinistro mal percebe que está sendo observado por Fantomelle e sua raposinha. E a moça mal pode acreditar quando do nada, chegam ali os Espetaculares X-Men graças a um teleporte do Noturno. Tempestade ordena que o corpo preso no adamantium de seu amigo lhe seja devolvido e obviamente Sinistro lança suas defesas para se proteger.

A história toma uma reviravolta impressionante quando o grupo sofre uma traição. Neuro, percebendo o que pode Sinistro pode fazer, oferece uma contra-proposta para que eles ajudem as Cobaias do Arma X em troca de lhes dar as palavras de comando dos "Wolverines". Para dar uma amostra disto, ele coloca a Lady Letal sob hipnose e faz ela atacar os X-Men. Rapidamente, Dentes de Sabre, X-23 e Mística dão um jeito de bloquear os próprios ouvidos para não cair no mesmo transe.

Aquela briga sem lado certo, acaba favorecendo Sinistro. Os X-Men acabam atacando Dentes de Sabre e os demais sem saber que estavam todos contra o mesmo vilão. Mas a maior jogada estava sendo feita por outra pessoa. Aproveitando-se da bagunça, Fantomelle e Culpepper roubaram o corpo emvolto em adamantium de Wolverine. Usou seu dom inusitado de atravessar dimensões e levou o "prêmio" até Shogun. E assim ela teria sucesso em levar Wolverine para a nave se não fosse Noturno surgindo com um teleporte e levando o amigo para longe dali.


A Fortaleza Sinistra estava já desabando. O vilão foi detido por Tempestade e, em seguida, atacado mortalmente pela Lady Letal assim que ela saiu do transe. Cada um seguiu para um lado antes que tudo se perdesse de vez. Os X-Men tinham finalmente o corpo do amigo. Os "Wolverines" tiveram que engolir a derrota e partir pra próxima. E Sinistro aparentemente vai voltar e graças a um dos seus clones Gripes, tem até uma chance de obter amostras viáveis para clonar os invasores daquele lugar.

Frustados, Dentes de Sabre e X-23 não vêem mais motivos de todos ali estarem juntos. Todavia, Mística se revolta e não quer que eles se separem. A transmorfa ameaça a paz de todos se alguém deixá-los agora. E parte do grupo das cobaias também partiu, só ficando ali Shogun e o Endo (que ficou na nave para cuidar do ferido Daken). E os dois estão sendo muito mal vistos pelos demais, principalmente a Lady Letal depois que foi usada contra vontade.

As manipulações de Mística começam a acontecer a partir daqui. Numa conversa em particular com Shogun, ela alerta que de algum modo estranho a Lady Letal era afim dele. Em seguida, coloca o espadachim numa missão solo para roubar um item em Taipei. Mas no fim, tudo não passava de uma armadilha para a Mística força-lo a dizer a palavra que a faria se desprender do condicionamento mental que ela tinha. Raven queria um aliado em Shogun e prometeu que o trataria de igual pra igual. Só precisaria que ela estivesse livre e não os demais "Wolverines". E assim, foi feito.

Mais a frente vemos que Raven tem uma lista de informações que já aconteceram e irão acontecer em seu arquivo digital. Aparentemente, mais previsões pós-morte da Sina. E finalmente o objetivo da Vilã é revelado - trazer sua amiga e outrora amante Sina de volta a vida. Em outro canto da nave, como que guiados pelo Destino, Letal e Shogun começam uma briga que logo termina num beijo.


As poucas horas de paz do grupo é interrompida com a chegada de um viajante do outro lado da Galáxia. O membro da Guarda Espacial Shiar, Garra, surge atacando o grupo e acusando que alguns deles é de fato responsável pela morte do seu amigo Logan. Sem ter certeza de quem é de fato,o alien decide que irá testar cada um deles ali até saber a verdade. E o primeiro a ser levado é ninguém menos que o recém recuperado filho de Wolverine, Daken.

Sem um braço e um olho, com o fator de cura completamente zoado, Daken é um alvo fácil de se matar, mas Garra não pensa em pegar leve com ele. De cara, provoca um confronto do rapaz com um gigante de gelo de Jotunheim. Instigado pelo alien, Daken entra em fúria completa e mesmo em desvantagem consegue sobrepor o perigo e quase mata o gigante Bunduk. Garra o impediu no último instante e lamentou que Daken chegasse a tanto. O garoto vociferou que ele se enganou porque ele não era igual ao pai dele. E assim momentaneamente Garra usou seus poderes para conferir a Daken um braço e um olho provisórios.


Nesse meio tempo, vemos o romance entre Letal e Shogun se aprofundando e a moça acaba sendo a primeira ali a saber que o rapaz é apenas um soldado que divide a mente e conhecimentos com seu antigo amor, Ogun. Fantomelle e Culpepper seguem em nova missão, desta vez para roubar um tapa-olho usado pelo Wolverine em Madripoor na época do Caolho.

Ao pé de uma fogueira em Jotunheim, Garra e Daken conversaram sobre o falecido Logan. O alien lembrou ao menino que Logan sempre teve na cabeça a missão de instruir jovens mutantes no bom caminho. Daken, no entano, lembrou que já tinha mais de 70 anos e não tinha muito mais que aprender. Garra então relembra que ouviu de Logan uma vez a palavra alívio ao aparentemente matar o filho e percebeu porque o menino não merecia redenção. Assim, Garra tirou dele os falsos braço e olho e o devolveu para a Terra. Tirando a Laura, não havia mais ninguém naquele bando que ele pudesse ajudar. Creed seria o próximo a ser levado pelo alien.

Assim, fechamos mais um bloco de histórias dessa fase pós-morte do Wolverine, publicadas aqui na edição 16 e 17 da revista mensal. Infelizmente, esse é um trabalho que não é nada digno de nota e até desprestigia em muito o que Charles Soule vem fazendo em outros títulos. Mas ele não está sozinho, Ray Fawkes está o acompanhando num rodízio de edições e parece conseguir piorar as coisas quando ele assina o roteiro. Junto a eles, uma leva de desenhistas que parece ter dificuldade e manter ritmo na continuidade das histórias - Ariela Kristantina, Jonanthan Marks, Jason Masters, Juan Doe e Peter Nguyen. Salva-se Kris Anka nesta longa lista. Parece até uma prova de teste da editora para novos talentos.

Coveiro

comments powered by Disqus