segunda-feira, 27 de junho de 2016

Demolidor: O Diabo Veste Vermelho



Após resolver o grande tumulto provocado pelas crianças Killgrave em São Franscisco, Matt Murdock resolve dedicar algum tempo ao seu novo projeto: Sua autobiografia, escrita com a ajuda de seu Ghost (literalmente) Writer Foggy Nelson. Ainda que as lembranças não sejam tão nítidas assim (nada que um pouco de imaginação não resolva, ainda que, no fundo, o Clint Barton deu uma surra no Atrevido), Matt se esforça para entregar o melhor material possível. Mas será que haverá tempo para o Homem Sem Medo concluir seu livro? Com vocês, mais um grande capítulo da vida do advogado mais querido da Casa das Ideias, escrito por Mark Waid e magistralmente desenhado por Chris Samnee.

Enquanto Matt tenta colocar fatos menos embaraçosos em sua autobiografia, o Homem Sem Medo e sua sócia Kristen atendem a um chamado de um velho conhecido de Matt. Conhecido pela alcunha de "O Mestre das Façanhas", George Smith era um motoqueiro acrobata que vivia perigosamente, arriscando sua vida realizando feitos em cima de uma motocicleta. No entanto, George está velho e não realiza mais tais façanhas. Agora, surge um novo acrobata, usando a mesma alcunha e realizando os mais perigosos feitos. Em todos, aparentemente, o motoqueiro (que não é o fantasma) morre para ressurgir sem apresentar qualquer dano. E isso está irritando George, que quer acionar judicialmente os novos produtores do novo show.

Matt e Kristen analisam os contratos. Aparentemente, do ponto de vista jurídico, não há muito o que ser feito. Os donos da marca (uma empresa farmacêutica chamada Leveron) tinham todo direito de explorar a marca. Enquanto Matt tenta estudar o caso, o novo Mestre das Façanhas acrescenta o epíteto "Homem Sem Medo" ao show, em uma clara provocação ao Demolidor. Por fim, o jovem motoqueiro lança uma desafio público (andar de moto nos cabos da famosa ponte Golden Gate) para atrair a atenção do Atrevido. Matt não quer se envolver no jogo. Até que sai a notícia de que George se suicidou. Agora, o caso se torna pessoal para o Demolidor.



Matt se encontra com o acrobata na mais famosa ponte de São Francisco. E descobre: O suicídio de George foi uma armação realizada pelos chefes do Mestre das Façanhas. George está vivo e vai precisar entrar nesse jogo perigoso para salvar seu cliente. E no momento em que a corrida vai começar, Matt percebe o grande truque para que Mestre das Façanhas escape da morte: Há outra pessoa em seu lugar realizando as ditas façanhas. E, no caso em questão, a pessoa que deverá fazer a corrida pela Golden Gate é o alquebrado George.

O Mestre das Façanhas Jr. percebe que Matt, com todos os respectivos problemas, não irá perecer tão facilmente. Então aciona um comando na moto, na qual o veículo em questão explode! Obviamente, isso não tira o Homem Sem Medo do jogo, que consegue salvar George, encaminhando-o para um hospital. Matt começa uma perseguição ao acrobata, que tenta fugir de todas as maneiras do Demolidor. Completamente em vão a tentativa, já que Murdock consegue capturá-lo. 

No hospital, Kristen chega para acompanhar George. Mas é nesse momento que a coisa fica bem estranha. Os médicos passam a realizar exames e constatam que George carrega uma série de substâncias estranhas em seu corpo. Ao confrontá-lo, George tenta fazer Kristen de refém, mas não obtém sucesso. Ao tentar fugir pela janela do Hospital, Matt consegue salvá-lo. Ele ainda tenta ludibriar o Demolidor, mas Kristen grita (literalmente) toda a verdade. Tudo não passou de um show, às custas do Demolidor, que foi enganado graças às poderosas drogas que George ingeriu.



Matt parece cada vez mais descrente na humanidade, mas Kristen aparece para consolá-lo. Nisso, Matt solta a temível palavra, levando o seu relacionamento com sua sócia a um outro nível. E isso deixa Matt preocupado, já que sempre acontece algo horrível com as pessoas que resolvem namorar com o Demolidor. Mas seu Ghost Writer Foggy Nelson fala para não entrar nessa piração. Kristen sabe se cuidar. Até que...

Em um restaurante da cidade, Kristen conversa com seu pai, Wendell, sobre os seguranças contratos secretamente para vigiá-la. Como filha se relaciona com o Demolidor, alguma segurança é necessária. Mas nem com seus seguranças Wendell consegue impedir o sequestro de Kristen. Qual será o adversário que quer atingir o Demolidor? O pai de Kristen chama Matt, que começa a caçada ao algoz de sua namorada. Mas, diversamente do que podemos esperar, o alvo do Assassino do Lilás, um criminoso que foi para cadeia graças ao trabalho de Kristen como promotora de justiça. O bandido tenta fugir, mas é capturado pelo Mortalha. Aparentemente, tudo terminou bem, a não ser pelo fato de Mortalha está com o Coruja, que virou uma espécie de Big Brother que pode vigiar tudo e a todos.

Então, durante um treino em que o pai de Kristen aluga um estádio de basebol só para ele, Wendell faz uma pergunta que acaba causando bastante reflexão em Matt: Por que ainda usa a máscara? Matt, então, decide abandonar o velho uniforme, substituindo por um chamativo terno vermelho. Matt agora não se esconde mais por trás da máscara de Demolidor. O que de pior pode acontecer?



Em meio a esse momento de mudança, uma pessoa entra com tudo em sua vida: Jubula Pride, a filha do Coruja. Ela quer localizar seu desaparecido pai e, para isso, começa a espancar marginais para saber se tem alguma pista. Matt decide ajuda-la, o que acaba levando-os a antiga prisão desativada de Alcatraz. Na prisão, Matt e Jubula descobrem que o Coruja está preso a algum tipo de máquina. Na tentativa de libertá-lo, eles são impedidos pelo Mortalha. Nesse momento, Jubula percebe que o verdadeiro vilão por trás de tudo é o Mortalha, atacando-o impiedosamente. Matt percebe que ficar ali não fará com que vença o antigo aliado. Hora da retirada estratégica.

Enquanto Jubula conta de sua infância feliz, o Mortalha passa a liberar todos os segredos que teve acesso graças a conexão do coruja com a máquina. Todos descobrem que Foggy Nelson está vivo. Todos descobrem as gravações que Matt possuía com seus clientes. E a Vice-Prefeita descobre que Jubula forneceu todo maquinário para os sequestradores de sua filha. E mais uma vez, o mundo de Matt Murdock desaba.

Acuado como uma fera, Matt e seus amigos fogem das autoridades. Está tudo acabado. Jubula diz que somente uma pessoa pode salvá-lo. E Murdock terá que fazer um acordo com seu pior inimigo: Wilson Fisk, o Rei do Crime!

Em mais uma grande sequência, Mark Waid e Chris Samnee conseguem colocar a vida do Homem Sem Medo fora dos eixos, mais uma vez. Arrisco a dizer que esse Volume 10 lançado pela Panini (que abarca os nº 11-15 da revista americana) foi um dos melhores até o momento. E para aqueles que ficaram preocupados com o novo visual do Atrevido, a forma como a questão foi desenvolvida é muito interessante. Não deixa de ser uma evolução, já que Matt Murdock não tem mais identidade secreta.

Além da revista comandada por Waid e Samnee, há também mais um número (06, no caso) da revista Dark Nights. Dessa vez, a história, escrita por Jimmy Palmiotti e desenhada por Thony Silas, mostra um encontro entre Misty Knight e Matt Murdock em Miami. Se você gosta de filmes como Miami Vice e Bad Boys, pode apostar que essa história lhe agradará.



Conseguirá Matt Murdock salvar seu mundo de mais um desabamento? Qual será o preço que o Rei do Crime irá cobrar? Não percam a explosiva conclusão da aclamada fase de Mark Waid no próximo número.

Rafael Felga

  

comments powered by Disqus