terça-feira, 25 de setembro de 2018

Marvel's Spider-Man trabalha com histórias de origem de dois vilões clássicos


*ATENÇÃO! O artigo a seguir contém spoilers relacionado a história do jogo! Leia por sua própria conta e risco!

O novo jogo do Homem-Aranha está dando muito o que falar! Muito se deve pela sua qualidade gráfica e jogabilidade que realmente são absurdas de tão boas! Mas o outro ponto que também chama a atenção é a narrativa do jogo, que flui muito bem e só acrescenta experiência. E pode ser considerado esse ponto tanto na sua campanha principal quanto as suas missões secundárias. O um novo ponto também que impressiona é saber que parte desse trabalho de roteiro tem mãos do roteirista da Marvel Comics, Dan Slott, que tem aracno-fãs que gostam da fase dele e outro nem tanto.

E o que eu vou pontuar sobre um das histórias contadas no jogo, como contei a história do novo uniforme do Aranha, é sobre histórias de origens, até o momento que esse redator jogou, de dois vilões clássicos do Cabeça de Teia, que são Dr. Octopus e Duende Verde, ou melhor, prefeito Norman Osborn!

Exatamente! A parte da narrativa do jogo está sendo apresentar uma nova visão da origem desses dois super-vilões que tanto deram trabalho para o herói aracnídeo, mas aqui, até o momento, somente um está sendo uma pedra no sapato do Peter e o outro está se entregando para um lado obscuro que ele nem imagina que tinha, mas que é facilmente justificado na história.


Norman Osborn é o atual prefeito de Nova York e usando de todos os poderes adquiridos como político, vem cometendo crimes por debaixo dos panos e descobrimos que ele tem uma certa parceria com o Wilson Fisk, o Rei do Crime, que no momento está atrás das grades, mas que não o impede de também operar todo o seu império de lá. Aliás, no fim do artigo, direi exatamente onde o Fisk foi trancafiado, que justificará exatamente a formação de um certo grupo de vilões que todos conhecem, mas com uma formação um pouco diferente.

Continuando, sabemos que existe um outro super-vilão que está querendo a cabeça do Osborn, tanto quanto qualquer um e que não vai poupar a vida de ninguém quem estiver em seu caminho, impedindo a conclusão do seu plano. Estamos falando nesse ponto do surgimento de Martin Li, o Senhor Negativo!

O sr. Li é um empresário e filantropo que possui centro de acolhimento a necessitados de Nova York, onde uma das coordenadoras desse centro é a May Parker, que tem a grande ajuda do seu sobrinho Peter Parker. Entretanto, o que nós descobrimos aqui é que o Sr. Li não tão bonzinho assim, ou pelo menos vemos por uma certa ótica que ele está tendo problemas em lidar com o seu lado sombrio, que é marcado de certa forma por um grande ódio a Norman Osborn. E de alguma forma, o sr. Li teve acesso a artefatos místicos orientais que conferem a ele um poder que desperta seu lado Negativo e vê no Homem-Aranha um obstáculo para conclusão dos seus planos. Só que o caminho do Li pode determinar o surgimento de um grande rival, (gente essa parte é um grande spoiler, mês vocês estando tomando vários, mas isso aqui pode determinar o que poderemos ver no possível segundo do jogo dessa vindoura franquia) que descobrimos ser o Miles Morales, o futuro Ultimate Homem-Aranha, que tem seu pai assassinado pelo vilão. Diferente da versão ultimate, antes das Guerras Secretas recentes, que teve sua mãe morta pelo Venom, aqui é o pai dele que morre nas mãos do Sr. Negativo.

O que também sabemos é que Norman, não só lidará com o caso Martin Li, como também vai ter de encarar a fúria do dr. Otto Octavius, que em determinado ponto do jogo, vemos o bom doutor colocando culpa nas merdas que acontecem na vida dele em Osborn (e de certa forma tem razão, pelo fato de Osborn ter confiscado algumas coisas do Otto) e batendo na tecla que algo no passado dos dois o incomoda. Jogando, descobrimos que Norman e Otto foram colegas de trabalhos em alguns experimentos e, pasmem, Martin Li também está envolvido de alguma forma.


Avançando um pouco mais na história, vemos que Peter descobre sobre uma doença que está limitando certas funções motoras de Otto, que o está levando a loucura e muitos acessos de raiva, porém, encontra no Peter uma chance de inspiração, empolgação e calmaria. Quase uma relação pai e filho, podemos dizer!


Mais a frente, vemos que o Otto consegue avançar bastante nos seus experimentos com próteses cibernéticas, a ponto de entrar em obsessão e ver novas possibilidades. Tais possibilidades que chegam até aos famosos tentáculos, que sabemos farão parte do doutor e assim, surgir o grande vilão clássico que tanto conhecemos. E a cena do surgimento disse realmente é muito cinematográfico e com uma ótima narrativa, onde realmente Otto se entrega a raiva e vingança e deixa emergir o Dr. Octopus e já de quebra, a primeira formação do Sexteto Sinistro para a versão do jogo, que já revelamos seus membros em outra matéria, e que em uma outra matéria abordarei as promessas de Octopus para cada um desses membros, para se juntarem a ele e ao seu plano de vingança a Osborn.

E isso tudo foram os passos para a construção de narrativas para a introdução de dois grandes vilões da história, que já estão em pé de guerra um com o outro e que não se preocupam nas consequências disso sobre as pessoas. Enquanto que a única preocupação do Norman, socialmente, é manter o seu poder conquistado pela política, temos Otto preocupado em usar as pessoas para expor as maldades do Osborn e reconquistar o prestígio e o respeito a sua genialidade que ele acredita merecer e que foi estragado pelo prefeito de Nova York.

Antes de terminar, reparem que em momento algum citei a presença do Duende Verde, mas apenas de Osborn. Isso porque, até o final do jogo, realmente o Duende não tem nenhum foco e toda a narrativa realmente direciona ao surgimento onipotente de Octopus, que até nos faz lembrar do filme Homem-Aranha 2, do Sam Raimi, porém, muito superior ainda ao que foi apresentado e realmente amarrando bem o relacionamento entre Peter e Otto, culminando em uma das melhores cenas de batalha de chefe que o personagem realmente merecia e que o cinema perdeu a oportunidade na época.

Em uma nova matéria, abordarei mais sobre as revelações finais dos personagens cenas pós-créditos que tem muito a nos falar sobre um possível surgimento de um MGU (Marvel Game Universe) a partir desse jogo, que está incrível, muitas possibilidades narrativas.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus