segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Retorno do Wolverine: Uma recapitulação da sua morte até a busca pelo corpo desaparecido

* Atenção! Contém alguns spoilers!

Depois de perder o fator de cura e se ver envolto em uma nova conspiração do projeto Arma X, o mutante canadense Logan acabou morrendo ao final da minissérie em cinco partes nomeada "A morte do Wolverine", que foi publicada em 2014 (2015, no Brasil). Praticamente 4 anos depois, após algumas aparições misteriosas e minisséries que serviram de prelúdio, Wolverine irá voltar nesta quarta feira. E se você perdeu alguma coisa nesse meio tempo e quer se atualizar antes de ler a edição #1 desta semana, eis o que você precisa realmente saber até agora:




A Morte e o Legado

Afim de impedir a repetição do que o programa Arma X fez com ele pelas mãos agora do Doutor Cornelius, Wolverine se sacrificou ao final da minissérie atingindo o contêiner com Adamantium ainda líquido que iria para as novas cobaias do projeto e acabou envolto por uma carapaça do resistente metal quando ele resfriou. Como supostamente ninguém sabia do paradeiro dele até ali e não houve sobreviventes naquele complexo, Logan poderia acabar eternizado e esquecido ali.

Na sequência da minissérie feita por Soule e McNiven, uma série de revistas especiais e uma mensal surgiram referentes ao "Legado" de Wolverine. As histórias iam desde uma parceria do Deadpool com o Capitão América afim de coletar todas as amostras de DNA de Wolverine para não serem usadas com propósitos mesquinhos depois de sua morte até um grupo de outras cobaias do projeto Arma X que tentavam encontrar uma "cura" pra o tempo limitado de vida que Cornelius deu a eles.

Resultado de imagem para morte do wolverine marvel616

Por fim, substituindo a mensal principal, veio a revista "Wolverines" com um time formado por vários outros personagens ligados a Logan - O reformado Dentes de Sabres, X-23, seu filho Daken, Elixir, Mística e Lady Letal. Todos ali se viram manipulados e controlados contra a vontade por "Shogum" (união do vilão Ogum com Sharp, autointitulado líder dos sobreviventes do Arma X). Juntos, eles tentarem recuperar o "corpo" do Wolverine, que achavam ter a resposta para a cura do pouco tempo de vida dado as cobaias pelo Arma X. No meio do caminho, eles confrontaram o Sr Sinistro, os próprios X-Men e até mesmo um amigo intergaláctico de Logan, o Garra, da Guarda Imperial Shiar.

A revista dos Wolverines durou 20 edições e depois dela dois títulos novos passaram a ocupar o vácuo deixado por Logan. Ao final das novas Guerras Secretas, tivemos "O Velho Logan" vindo direto do Mundo de Batalhas para a realidade primordial (ou 616, se você for teimoso como eu) e a X-23 ocupando o manto do seu antecessor, como a nova Wolverine. São as revistas que atualmente estão sendo publicadas no Brasil e só recentemente foram descontinuadas nos EUA.

Um mistério antes do Retorno

Diferente do que geralmente acontece com outros personagens em que a volta do mundo dos mortos acontece de forma dramática e surpreendente seja numa minissérie própria ou na retomada de um título mensal, Wolverine deu o primeiro sinal de que estava vivo em algumas páginas numa edição especial da Marvel no ano de 2017 chamada "Marvel Legacy". Nela, Wolverine aparece de posse da Jóia do Espaço (sim, uma das jóias do Infinito) e deixou as especulações no ar já que a Marvel não tinha planos imediatos para sua volta.

Resultado de imagem para wolverine marvel616 joia do infinito

O que veio a seguir foi uma série de "cenas pós-créditos" (como a Marvel denominou) em que Logan aparecia em vários títulos se deslocando para diferentes lugares graças a joia em suas mãos. Em Capitão América, ele surge minutos depois num bar onde Steve Rogers estava até então. Em Thor, ele deixa flores para a doente Jane Foster num hospital. Em Homem-Aranha, ele passa perto do Big Ben apenas instantes depois do Teioso ter confrontado o Escorpião (do Zodíaco) ali. Ao final da revista Marvel Two-in-One, vemos Logan surpreendendo o vilão Homem-Hídrico. E assim acontece várias vezes em diferentes ocasiões, com pequenas "aparições" do Wolverine nos mais diferentes e distantes lugares - No Peru, em Avengers: No Surrender, confrontando Loki no Canadá em Contagem Infinita: Prime, quase topando com a Tempestade no Harlem em Pantera Negra e assim segue até ele se desfazer da Joia do Espaço e repassá-la para a Viúva Negra na edição #1 de Infinity Countdown.

As aparições do Wolverine em diferentes lugares revelaram que ele estava vivo, mas não explicavam como ele voltou dos mortos. A primeira pergunta a ser respondida era quanto ao destino da carapaça de Adamantium que envolvia seu corpo. Uma cena com os Carniceiros tentando abri-la revelou que ela estava vazia já, sem nenhum corpo mais dentro. A explicação para isso veio depois em forma de flashback com a Kitty Pryde usando seus poderes para retirar o corpo já morto de Logan daquele invólucro e lhe dando um funeral digno. Estavam presentes apenas Jubileu, Colossus, Kitty Pryde, Vampira , Ciclope, Fera, Flama, Tempestade e Doop. Depois, no tempo presente, após tirar um dia para beber em homenagem ao amigo, Pryde se dá conta de que o corpo do Wolverine não mais esta enterrado no lugar onde eles tinham colocado e daí começa uma nova história dividida em quatro minisséries para resolver o mistério do novo sumiço do corpo do Wolverine.

Caçada ao Wolverine: Arma Perdida

O Demolidor, Misty Knight e o Inumano Nur são escalados para ajudar os X-Men a encontrar pistas sobre o sumiço do corpo do Wolverine. Juntos, os três vão até o Cifra, que tenta "ler" a Internet em busca das primeiras pistas e descobre que Wolverine esteve de forma errática em diferentes lugares nos últimos sessenta dias. Cifra descobre que nesses destinos, Wolverine tem salvado algumas pessoas ou apenas se encontrado com elas. Eles voam então aos diferentes destinos procurando por pistas com as pessoas com que ele fez contato, como foi com a enfermeira que pegou as flores para Jane Foster ou guardas de parques florestais onde ele esteve.

Na busca, a missão dos quatro heróis meio que muda um pouco de objetivo ao se depararem com vítimas sendo mortas por uma pessoa com garras similar ao Wolverine. Esse atacante misterioso acaba ferindo Cifra mais tarde quando ele quase descobre sua identidade quando pesquisava no celular de uma das vítimas. Misty, Demolidor e Nur chegam a tempo de salvar o jovem mutante ferido, e então somos surpreendidos com a figura de Albert (aquele ciborgue cópia do Wolverine criado pelos Carniceiros) como sendo o autor dos recentes crimes. O descontrolado ciborgue é "desligado" pelo grupo e deixado para as autoridades canadenses enquanto eles continuam na busca pelo sumido Wolverine.



O celular encontrado em um dos homens mortos por Albert é finalmente "lido" pelo Cifra e leva o grupo até um prédio em Chicago. Quando estão investigando o lugar, uma bomba explode e tudo vai aos ares. Demolidor e sua equipe sobrevivem, e graças aos poderes de memória fotográfica do Nur eles tem alguma pista do pouco que viram do apartamento. O lugar pertencia a um guarda de segurança que trabalhava pra uma organização Soteira que estava interessada e tinha entrevistado Wolverine até onde o segurança morto sabia. Ao ir atrás de um dos escritórios dessa organização misteriosa, os quatro são atacados por mercenários, que matam todos os empregados do lugar. Com o pouco de informação que Cifra conseguiu do lugar, Demolidor decide repassar para Kitty Pryde e encerra sua missão ali ao perceber que tudo se tornou uma trama maior. Ele pede ainda que Kitty o deixe ele informado e preocupado opina por fim que "Wolverine deveria ter ficado morto"

* Leia mais sobre essa minissérie aqui!

Caçada ao Wolverine: Agenda Adamantium

Afim de ajudar os X-Men, um outro time de heróis é reunido remetendo aos tempos do Wolverine nos Novos Vingadores - Homem de Ferro, Luke Cage, Jessica Jones e Homem-Aranha. Eles estão seguindo as pistas sobre uma informação que eles tem de que há um leilão no mercado negro negociando um material genético que supostamente pertence a Logan e vão investigar. As pistas os levam a um submarino localizado em águas internacionais perto de Guam, onde será realizado o leilão e todos os bandidos usam rostos mascarados mantendo a identidade sob sigilo. Para a surpresa de todos, no entanto, o que está em negociação ali não é o material genético de Wolverine, mas sim de Danielle Cage, o que deixa Luke e Jessica atônitos. Tony Stark disfarçado dá o lance maior e consegue a amostra já que ninguém ali estava interessado no DNA que não fosse de um herói atual. Contudo, quando vai finalmente estar cara a cara com o negociador pra pegar o DNA leiloado, o submarino é atacado pelo Senhor Sinistro, que está irritado por terem roubado dele uma de suas amostras do Wolverine e que acreditava que era ela que estava sendo negociada ali.



No meio da confusão em que parte dos heróis procurava tapar o rombo do submarino criado na hora do ataque e outros lutavam contra Sinistro, eis que a X-23 se revela entre os disfarçados presentes e arranca uma mão de Sinistro fora. Depois de evitar uma tragédia maior no submarino e afastar Sinistro dali antes que o pior acontecesse, as forças de defesa da Córeia do sul chegam para prender todos os criminosos que estavam no leilão, inclusive o principal organizador dele. Seu nome era Declan Fay, que revelou que sabia que o Senhor Sinistro estava coletando DNA de várias pessoas, não sabia exatamente quais e apontou que o lugar onde tudo era armazenado era na Kerguelen Islands. Ao invadir as ilhas, com cada um dos heróis pegando emprestado uma armadura do Homem de Ferro, eles se dão conta de que Sinistro conseguiu coletar praticamente o material genético de todas as pessoas do planeta, mas não encontram estoques de DNA mutante ali. Quando se infiltram ainda mais no lugar, se dão conta de que há soldados do vilão já mortos e que provavelmente ele sofreu um ataque de um terceiro grupo antes.

Ao encontrar Essex, ele confirma que foi furtado, mas ainda há uma amostra do DNA do Wolverine em seu banco de dados. Sinistro apela pro lado cientista de Stark para não destruir sua obra, fundamentada no conhecimento científico, mas durante toda essa história vemos que Wolverine pediu a Stark um favor de que quando ele morresse ajudasse a se desfazer de seu corpo de tal forma que os inimigos não pudessem usar o DNA de Wolverine como uma arma de novo. Assim, Stark decide atender o apelo final do amigo mutante morto e junto com Jessica, Luke, Aranha e X-23 põe abaixo todo o lugar. Antes do fim, no entanto, ao retornar pra Nova York, Stark chama a X-23 de lado e conta que numa rápida análise que fez do material da Laura, viu que ela não era um clone por inteiro, mas sim tinha material genético também da cientista que a criou, Sarah Kinney. Outra informação que Stark viu, mas não pode entrar em detalhes é que Sinistro sabia que um dos X-Men atuais não é um mutante, mas sim um agente adormecido que foi geneticamente alterado.


* Veja um resumo mais detalhado do final desta edição aqui!

Caçada ao Wolverine: Garras de um Assassino

A história começa com um ataque a uma cidade no Arizona, Maybelle, por alguém que é igual a Wolverine, trabalhando para a tal Soteira e após causar um blecaute na cidade e matar alguns homens, instala um dispositivo estranho com luz verde. Semanas depois em Manhattam, Daken, Dentes de Sabres e Lady Letal ao saberem desse ataque e com as informações que tinham dos Carniceiros sobre o "casulo" de adamantium vazio, decidem investigar o lugar. Os três chegam em Maybelle e logo se separam. Daken topa um bando de civis que viraram zumbis que os atacam. As mordidas desses zumbis não são facilmente saradas mesmo com o fator de cura mutante dele e uma turba deles acaba sobrepujando o filho de Logan. Ele é salvo por uma tropa de atiradores de elite que trabalha pra Soteira e que estavam ainda vivos. Em outro canto da cidade, Dentes de Sabres e Letal são atacados por outra leva zumbi e fogem, com suas feridas também tendo problemas para serem facilmente curadas. Os dois acham um carro para se esconder, mas o veículo explode e eles saem parcamente vivos dali.



Ao recobrar a consciência após o ataque, Daken ouviu que o time de mercenários da Soteira confirmava sua captura. Ele reagiu e logo perguntou por seu pai, enfraquecido e  em desvantagem numérica, Daken resolver fugir. Mais adiante na história, de um lado perseguidos pela Soteira e de outro por Zumbis, os três voltam a se encontrar em cima de um telhado. Não demoraram pra sacar que a tal organização misteriosa que contratou os mercenário fosse responsável por tudo e associaram a luz verde brilhante de um dispositivo localizado numa estação de energia era a causa do surto zumbi.  Para desativar o dispositivo, os três foram obrigados a atravessar mais zumbis e encarar outra equipe de mercenários; Desta vez, no entanto, esse time tem dois rostos familiares - Lorde Vento Negro (Pai da Letal) e Graydon Creed (Filho de Dentes de Sabre). Nessa nova briga, Daken sai bem ferido e tem que ser carregado por Dentes de Sabre. Creed também tenta arrancar de Graydson alguma notícia a mais e sobre sua ressurreição, mas sem sucesso. Tudo isso é feito sob a contagem regressiva de um futuro bombardeio ordenado pela Soteira. No fim da briga, Dentes de Sabres teve que deixar Daken pra trás e ele é dado como morto. Dentes de Sabre e Letal conseguem ao menos chegar ao dispositivo e desativar a luz responsável pelos zombies. E ao final de tudo, vemos um grupo da Soteira recuperar o corpo morto de Daken e colocá-lo num avião.

Caçada ao Wolverine: Mistério em Madripoor

Kitty Pryde também reúne seu próprio grupo de busca atrás do corpo de Wolverine e suspeitam que Magneto tenha o roubado e levado até Madripoor. Nesse time, a líder reúne Jubileu, Psylocke, Vampira, Tempestade e Dominó, que empresta seu avião e as leva até lá. Contudo, ao invés do Mestre do Magnetismo, as mutantes são enganadas por uma outra vilã antiga dos X-Men, Mindblast, que estava mantendo Magneto preso e se passando por ele nesse meio tempo. Mindblast faz parte agora de um grupo de vilãs chamadas Femme Fatales, que é liderada pela Víbora, que conta também come a Knockout, Bloodlust, Snake Whip e Sapphire Styx. No ataque das vilãs, Vampira e Tempestade acabam capturadas enquanto que Psylocke é vítima da Sapphire Styx, que começa a drenar a energia de seu corpo . Somente Kitty, Dominó e Jubileu conseguem escapar e para resgatar as amigas X-Woman precisaria pensar em como Wolverine agiria ali, naquela ilha do crime que ele sempre pareceu se importar.

Na minissérie, é revelado que Víbora e suas Femme Fatales estavam trabalhando para uma organização (que depois revelar ser de novo a Soteira), que chegou a dar um upgrade em algumas delas reforçando os poderes. Soteira havia contratado-as para ajudar no lançamento de um Satélite rumo ao espaço a partir de um lançamento da ilha. Em oposição a isso, a outra parte da equipe de Kitty Pryde descobre os planos das Femmes Fatales e atrasam o lançamento do satélite. Os problemas pioram quando Sapphire parece surtar em meio ao dreno de energia da Psylocke, vendo imagens que não existiam do Wolverine ainda como Caolho ao lado da Psylocke. É necessário as outras Femme Fattales agirem para segurar a Styx. Enquanto estão ocupadas com isso, Kitty e as outras conseguem libertar Magneto e convocá-lo para ajudá-as a deter o lançamento. Magneto para os foguetes lançados enquanto que Dominó ataca Mindblast.



Já a descontrolada Sapphire tem seu corpo dominado por Psylocke, que a todo momento a enganou ali, e começa a revisitar toda sua história passada quando foi mesclada com a assassina do tentáculo Revanche. Quando o corpo de Sapphire é destruído, quem surge no lugar é a Psylocke, a antiga Psylocke em seu corpo britânico. As Femme Fatales são derrotadas e seus planos vão por água abaixo. Magneto, uma vez recuperado, afirma não saber nada sobre Wolverine, mas destrói os locais de lançamento e destrona o império do crime da Víbora. É revelado também que Soteira contratou as Femme Fatales para ir atrás do Wolverine, mas não há sinal se ele está vivo ou morto aqui. Por fim, Psylock explica como reconstruiu seu artigo corpo no lugar da Sapphire Styx enquanto que em outro lugar é revelado que a Revanche voltou a tomar conta de seu corpo japonês antigo.

Leia mais sobre essa minissérie aqui!

Caçada ao Wolverine: Sem Saída

Nessa edição, os grupos liderados por Kitty, Demolidor e Tony Stark se reúnem para juntar as informações que sabem até agora do paradeiro de Wolverine. Kitty também coloca que entrou em contato com o Dentes de Sabres e resumo os últimos acontecimentos dele com Daken e Lady Letal. Daí, em meio da reunião, eles descobrem graças aos sentidos do Demolidor que grandes armas de potencial cinético estão vindo até a terra e atingirão onde eles estão. Eles começam a agir evacuando a escola e vendo alternativas de impedir o pior.

Homem de Ferro, Tempestade e Flama conseguem impedir que três dos quatro projéteis que vem a caminho caiam sobre a mansão. O quarto fica a cargo de Kitty em deixar o chão intangível abaixo dela e assim fazer o míssil no mínimo ser destruído no magma de uma camada profunda da terra. Quando tudo parecia resolvido, um homem misterioso aparece em meio a eles e dispôs ali 10 corpos (um deles de um garoto de 16 anos que apareceu no prelúdio desta história).


A autora do ataque se apresenta logo depois na forma de um holograma - Persephone, que comanda a organização Soteira e confirma que está de posse do Wolverine e que tem grandes planos para ele. Antes de se despedir, Persephone avisa que os 10 corpos na mansão eram futuros mutantes que ela descobriu graças ao banco de dados roubado do Sinistro e as mortes ali seriam só o começo se eles interferissem nos planos da organização.

Nas últimas páginas, Persephone parece satisfeita com o andamento de seus planos apesar de não se sentir feliz por ter que matar crianças para impressionar seus inimigos. Perto dela, está Wolverine presos a cordas de energia, com as garras incandescentes e com ira nos olhos. A vilã pede pra ele se acalmar pois em breve estará tudo acabado.



Então, o que esperar dessa Soteira afinal?

Quando reúne todos no mesmo lugar e junta todas as informações que tem até agora sobre a tal Soteira, Kitty percebe que a extensão do grupo misterioso é imensa e intricada. Eles parecem ter olhos em todos os lugares e acesso a várias organizações como a Roxxon, I.M.A., e até mesmo o governo da Latvéria. Além disso, mesmo que indiretamente o gráfico mostrado na cena revela ligações também com o Senhor Sinistro, Lord Deathwind, Graydon Creed e muito mais. Outros vínculos da organização remetem a sagas famosas da Marvel como o Vírus Legado e Necrosha.

clique para ampliar

Vendo a dimensão que a tal organização tomou, é impossível não fazer um paralelo dela com a HIDRA e acreditar que os mutantes toparam com sua versão própria de inimigos terroristas que serquer dá pra dimensionar seus braços infiltrados. O perigo é imediato já que ela parece estar sempre um passo a frente e pode até eliminar uma geração inteira de novos mutantes antes mesmo de eles manifestarem seus dons. Com isso, Soule deu espaço pra um grande e interessante inimigo dominar não só as páginas de Wolverine como também dos X-Men. E a Soteira tem ao menos um rosto agora. Citando a própria líder Persephone, "Tudo é Soteira e Soteira sou eu"

Coveiro


Veja também:
- Trailer do Retorno de Wolverine
- Preview do Retorno de Wolverine
- McNiven fala sobre a arte da minissérie
- Capa variante novo uniforme e concept art da Persephone
- Capas variante da minissérie

comments powered by Disqus