domingo, 16 de setembro de 2018

Steve McNiven fala sobre seu trabalho no Retorno de Wolverine e discute o novo "uniforme" em entrevista

Depois de uma série de minisséries antecipando a volta de Wolverine, finalmente Logan estará de volta em sua minissérie. E estamos falando do primeiro e original Wolverine aqui. E quem começa a desenhar essa história é ninguém menos que o cara que ajudou a matá-lo anos atrás, Steve McNiven. Em entrevista ao Newsarama, o artista falou mais curiosidades sobre essa história, a parceria que tem com Charles Soule e opinou sobre o novo uniforme desenhado por Declan Shalvey. Confira:


Steve, em muitos aspectos, você é o artista definitivo do Wolverine para os tempos modernos - se não bastasse o que fez en "Velho Logan” e "Morte do Wolverine", você está desenhando agora o "Retorno do Wolverine". Isso significa alguma coisa para você?

Steve McNiven: É muito gentil de sua parte dizer isso, embora eu ache que os artistas definitivos são aquelas pessoas que trabalharam um longo período com o personagem. Então, eu daria esse título para aqueles que merecem. Eu tive muita sorte de ter desenhado algumas ótimas histórias de Wolverine e ter outra chance de fazê-lo novamente com seu retorno ao universo Marvel, o que é muito especial para mim.

É claro que você cresceu e evoluiu muito desde “O Velho Logan” - isso foi há dez anos. Como seus pensamentos sobre o Wolverine mudaram?

McNiven: Estou sempre tentando permanecer fiel ao núcleo do que faz do Logan um ótimo personagem, independentemente de sua idade ou circunstâncias. Qualquer alteração que você possa me fazer de uma iteração Wolverine para outra é basicamente cosmética ou tem a ver com interesses artísticos que estou acompanhando no processo de contar histórias. Meus pensamentos sobre o personagem permaneceram praticamente os mesmos. Ele é um personagem fantástico para trabalhar e estou muito feliz por ajudar a trazê-lo de volta ao grupo.



Para o "Retorno do Wolverine", você está mais uma vez trabalhando com Charles Soule - de "Morte do Wolverine", mas você também trabalhou com ele em alguns numeros de Inumanos. Depois de Mark Millar, acredito que você trabalhou com Charles mais do que ninguém. Como você descreveria sua colaboração com ele?

McNiven: Eu tive alguns dos melhores momentos da minha carreira de quadrinhos, tanto saindo quanto falando de quadrinhos com Charles! Temos um ótimo relacionamento pessoal e profissional. Ele entende o que é a colaboração, que na verdade é algo bastante raro nesta indústria. Eu trabalhei com escritores que literalmente me deram feedback zero. Não é assim que Charles trabalha e quando você combina isso com um verdadeiro talento para escrever como Charles tem , Você tem um cara com quem eu sempre quero trabalhar.

Wolverine sobreviveu sendo encravado em adamantium derretido. Você sabia quando você fez a Morte do Wolverine - ou você tinha em mente que ele poderia ter sobrevivido a isso?

McNiven: É claro que, na época em que eu estava desenhando a Morte do Wolverine, senti que em algum momento a Marvel iria querer trazê-lo de volta dos mortos. Ele é um personagem muito grande para se aposentar. Quanto à maneira específica que ele voltaria, eu não tinha nenhuma coisa em mente. Imaginei literalmente centenas de maneiras para ele voltar! Tenho certeza que a maioria das pessoas que estão lendo isso tiveram uma ou duas ideias de como eles o trariam de volta! Agora, se Charles teve ou não essa história do Retorno quando elaborou a história da Morte, eu não sei. Isso é algo que você teria que perguntar a ele.



Steve, por que o Wolverine é especial para você? E como é ser a pessoa que ajudou a matá-lo, mas também trazê-lo de volta?

McNiven: Para mim, fora de um design visual fantástico, sou atraído pelos personagens que podem levar uma surra e voltar a levantar. Eu adoro desenhar essas roupas rasgadas e as várias consequências visuais de uma batalha super poderosa! Wolverine está sempre no meio dessas coisas, então ele é o meu favorito para desenhar! Personagens como Logan, que têm uma ampla gama de respostas emocionais, também são uma grande atração para mim. Eu acho-o estóico, não mostra nenhuma emoção como alguns tipos de personagens muito chatos para se trabalhar. Ter a chance de trazê-lo de volta pareceu-me uma ótima maneira de completar o círculo que Charles e eu começamos com a Morte de Wolverine.

Para o Retorno do Wolverine # 1, você também foi recrutado para fazer Logan em quase todos os seus principais figurinos ao longo dos anos para várias capas variantes. Como foi essa experiência? Você tem um favorito?

McNiven: Eu adorava desenhar todas essas roupas, embora o processo fosse difícil. Jay Leisten, meu arte-finalista extraordinário, suportou o peso desse esforço ao replicar os fundos manualmente para cada variante de traje. Poderíamos ter feito isso digitalmente, mas somos otários sádicos. Jay fez um trabalho brilhante! Laura Martin, nossa colorista, também fez um trabalho fantástico com todas essas capas. Havia, como você pode imaginar, muito referenciamento para ela fazer em cada iteração! Meu traje favorito de Wolverine é sem dúvidas o marrom e amarelo! Eu adoraria fazer uma edição inteira com ele nessa fantasia. Algum dia…

E foi anunciado que Declan Shalvey desenhou um novo traje vermelho e preto. Quais são seus primeiros pensamentos sobre isso?

McNiven: Bem, aquilo não é realmente um uniforme do Wolverine, mas mais de um uniforme na história que ele usa por necessidade. Eu não tenho certeza de quem é o responsável dentro do universo Marvel que realmente adapta os trajes de Wolverine, mas alguém deve colocar as roupas marrom e amarela ou azul e amarelo para ele usar, certo? Este uniforme que Declan projetou não foi feito por aquele alfaiate. Não foi criado na história com o Wolverine em mente. Ele funciona dentro da continuidade do enredo de seu retorno. E nesse sentido, funciona muito bem.



O Declan fez isso em parte devido a ele desenhar os números # 2 a # 4. Sei que programações mudam o tempo todo,mas você pode nos dar a sua perspectiva sobre o que aconteceu?

McNiven: Assim como no Império Secreto, eu estou fazendo os começos e finalizações - O primeiro e último capítulo da série e Declan está fazendo ao meio da história. Estou com inveja porque ele tem algumas coisas incríveis para desenhar, já que Charles tem tudo escrito no roteiro completo. É fantástico e fico feliz em fazer parte da equipe de retorno. Mas eu não acho que seja uma grande surpresa que eu não seja o artista de quadrinhos mais rápido por aí, nem de longe, e o show deve continuar. Tanto a Marvel como eu sentimos que essa era a melhor maneira de levar a história aos leitores da maneira mais oportuna possível e, ao mesmo tempo, manter a qualidade do quadrinho de acordo com as expectativas dos leitores. É aí que Declan entra. Sua arte é incrível. Eu mal posso esperar que os leitores peguem nas mãos esses gibis!




Você tem algum grande objetivo com este?

McNiven: Meus objetivos são os mesmos aqui com qualquer projeto que eu pegue; para fazer o melhor trabalho absoluto que posso fazer. Em última análise, isso significa que tento contar a história que Charles elaborou com a mesma clareza e entusiasmo que posso oferecer na página!

Bom, a edição #1 do Retorno de Wolverine está chegando na próxima quarta-feira e quem quiser conferir uma amostra de páginas de preview da edição assinadas por Charles Soule, basta clicar aqui!

Coveiro

comments powered by Disqus