terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Editorial 616: A despedida de um companheiro da 'Concorrência'


Acredito que a maioria que acompanha o 616 também visite outros sites de quadrinhos, principalmente aqueles que surgiram quase na mesma época e inclusive tenham até alguma ou outra similaridade em sua identidade e razão de existir. Dentre todos esses, certamente o nosso querido 'Terra Zero' com certeza era aquele que eramos mais próximos. Então, imagine a nossa surpresa ao amanhecer hoje e descobrir que ele encerrará (parte de) suas atividades.

Quem for mais antigo por esses mundos deve lembrar dele com outro nome - Multiverso DC - porque logo no começo ele era - assim como o 616 é de certa forma até hoje - um site alimentado pela vibração dos fãs. De um lado falávamos sobre Marvel, eles exclusivamente sobre a 'Distinta Concorrência'. Com isso, muitas vezes, os leitores logo nos catalogávamos como rivais, e mesmo que vez ou outra gostássemos de fazer aquelas provocações saudáveis presente em qualquer boa competição, não havia nada disso entre nós. Muito pelo contrário, rimos bastante dessa 'arenga' nos bastidores enquanto o circo pegava fogo.

Por dividir o mesmo tipo de amor pelos quadrinhos, mesmo que em 'Diferentes Casas', e por levar de forma tão compromissada essa relação entre o site e seus leitores, não demorou muito para termos até um projeto ousado entre a gente. Depois de realizar dois pequenos eventos temáticos da Marvel numa loja de brinquedos, surgiu a oportunidade tentar algo maior com a SPCON e eu não pensei duas vezes ao chamá-los para serem nossos parceiros nessa. Para quem não lembra, antes de qualquer CCXP da vida, chegamos a montar um modesto evento Marvel e DC em São Paulo em parceria com a Comix e a Panini em 2012. Foi tão bom que calhou de o destino torná-lo uma  edição única e nunca mais se repetiu.

Foi nessa época também que o MultiversoDC decidiu dar uma mudada de ares e passou a se chamar TerraZero. Lembro que até fui um voto contra, mas os caras estavam realmente destinados a abrir o leque de sua abordagem e ninguém deve hesitar em fazer aquilo que gosta e quer fazer. Desde então, foram bem longe, tendo uma produção com o Comicpod que é invejável e conseguindo umas matérias exclusivas em eventos equiparável aos maiores sites americanos especializados. Isso sem citar dois livros (e um terceiro pairando aí no ar) que são produtos irretocáveis, que só demonstram o zelo deles pelo assunto.

Por muito mais coisas que acabou não dando para citar aqui, já que assim como muitos fui pego de surpresa hoje e logo corri para faze esse texto, é só lamento saber do fim do site TerraZero. É triste porque de muitas maneiras você acaba também enxergando aquilo como um reflexo do seu trabalho por aqui.  Vi não só o texto de despedida do site como o do Felipe Morcelli, que é seu fundador assim como sou do 616, certamente triste pela decisão, mas que é pesada por várias outras questões de nossa vida pessoal. Esse poderia ter sido eu ano passado, por exemplo, por motivos que expliquei no Editorial anterior.

O bom é que esse fim parece não ser uma despedida total, já que de certa forma a equipe do Terra Zero promete continuar com o esforço centralizado no seu podcast, o Comicpod, e outros conteúdos 'audiovisuais'. O que denota também aí um reflexo dos tempos, de como os sites tradicionais que produzem seu conteúdo escrito na munheca estão sofrendo com desleais algoritmos de divulgação em redes sociais e um público cada vez mais viciado em uma leitura rápida, focada apenas nos títulos e averso a informação completa. 

Ao TerraZero e toda sua equipe, incluindo aí o Felipe, Delfin, Vlad, Pablo Sarmento e todos os demais que acabei conhecendo ou não nesses 11 anos, deixo aqui nosso muito obrigado pela dedicação em nome do Universo Marvel 616. Hoje, vocês deixam nossa existência um pouco mais insólita, mas saibam que serão sempre lembrados por seus amigos de cá.

Coveiro

comments powered by Disqus