quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Doze coisas que livro tie in do filme da Capitã Marvel revela sobre a personagem e sua história dentro do UCM

O site Bleeding Cool lançou essa semana teve acesso ao livro Captain Marvel: StarForce Mission Log, escrito por Eleni Roussos e com desenhos internos de Anna Rud. É um livro complementar ao filme, focado mais para os jovens adultos, mas que acabou provavelmente entregando alguns detalhes que só descobririamos ao assistir o filme e já nos faz teorizar algumas coisas.



Para quem não curte nenhum spoiler, é bom não seguir adiante. Destacamos aqui os 12 pontos que o Bleeding Cool chamou a atenção sobre esse livro e podemos dizer que o texto tem um nível moderado de spoilers em potencial:


1. A assinatura do diário de bordo é “Vers”, também conhecida como Carol DanVERS. Ela não se lembra quem é, local de nascimento, idade, pais ou amigos. Ela não se lembra de nada antes de 6 anos atrás. Ela também não se lembra de uma batalha chamada "Ataques Kastelianos" realizados por Skrulls e onde ela supostamente parece que perdeu a memória.

2. Minn-Erva (Vivida por Gemma Chan é cheia de suspeitas quanto a "Vers". No diário é descrito que 'ela é a única outra mulher da equipe, uma incrível atiradora. Ela não gosta de mim'. Ela costumava ser a favorita do líder da equipe, agora ela foi substituída por Vers como sendo a número um da Starforce.

3. Jude Law é de fato Yon-Rogg. Ele pode ser mais do que sua aparência mostra, ele é confiável quase que demais. “O líder destemido. É o que ele diz ser”. Ele é o oficial mais graduado da unidade. O melhor guerreiro Kree para o trabalho. Yon Rogg é famoso e reverenciado pelo pessoal de Hala. Ele é o mentor e treinador de Vers em sua vida pós-amnésia. Quem já leu os quadrinhos pode supor muitas coisas daí.



4. Os poderes de Carol são direcionados por um tipo de bateria. Vers tem uma pequena bateria de fótons implantada sob sua orelha esquerda, é a fonte de seus poderes, um presente da Inteligência Suprema. Transmite a força da Inteligência Suprema à bateria. Vers é a único com este dispositivo. Ela é como nenhuma outra Kree, ela tem força sobre-humana, seu “brilho de punho e fogo, uma explosão de fótons, um tipo de energia de luz sobrenatural, energia de fótons é incrivelmente poderosa” de acordo com a descrição definida por ela no livro. Essas habilidades são as únicas que ela sabe usar até agora. Vers acredita que ela tem outros novos poderes apenas esperando que ela descubra. Mas convenhamos que quem conhece a história a personagem já pode suspeitar aqui que na verdade essa conversa de 'bateria' e poderes 'dados' pode ser uma simples enganação da Inteligência Suprema e dos Krees.

5. Raça Mista Kree: “Hala é o lar de milhões de Kree - uma raça de pessoas de cor azul, morenas ou beges” pelo menos no UCM. As missões da Starforce vêm diretamente da “mente coletiva das gerações passadas de Kree, conhecida como a Inteligência Suprema”. Até aí temos alguma similaridade com os quadrinhos. Os Krees se dividem em fato em duas versões, azuis e rosas, o que poderia ampliar mais a variedade sem problemas. Azuis, no entanto, são os considerados mais 'tradicionais'. Isso também explica que o Korath mesmo sendo moreno, é um ciborgue kree em Guardiões da Galáxia, mas sim um Kree de nascença. Quanto a natureza da Inteligência Suprema, parece bem de acordo com os quadrinhos.

6. Carol vê sua mãe como a líder Kree: “Nenhum Kree conhece a verdadeira forma da Inteligência Suprema. Em vez disso, nosso próprio subconsciente escolhe como eles aparecem para cada indivíduo. Ninguém revela que forma eles vêem”. Vers vê uma mulher mais velha que ela provavelmente conheceu na vida real (Anette Benning), mas não consegue lembrar de onde ou quando, devido a suas memórias perdidas. Ela acredita que pode ser sua mãe?". A mente coletiva portanto não teria de fato uma forma humana como pensávamos, mas sim se manifesta como tal. É algo que eu já havia especulado. E é legal porque Benning pode ter então dois papéis aí e aparece num eventual retorno a Terra como Marie Danvers.



7. Skrulls pode ler mentes, um pouco ao menos: Vers escreve no seu diário que “Nosso maior inimigo são os Skrulls…” Skrulls são descritos como “uma raça alienígena assustadora, a parte mais assustadora sobre eles é a capacidade de se transformar em alguém olhando para eles”. A pessoa é 'emulada'. O Skrull se transforma em outra pessoa “copiando os marcadores genéticos, o DNA e as memórias recentes de seu alvo”. Isso é algo mais avançado do que um skrull comum, parece mais as versões de skrulls mais avançadas que vimos em Invasão Secreta.

8. Carol tem sangue azul ou acredita nisso: Em dado momento do livro, quando ferida “Vers olhou para baixo para ver sangue azul saindo de sua perna”. Ela provavelmente acha que é totalmente Kree.

9. Carol conhece e faz amizade com um membro da Nova Corps: "Eu não estou aqui para te machucar, eu posso tirar você daqui viva", ele disse a ela. Ele disse que seu nome era "Rohmann Dey”. Para conhecedores, esse é o nome do personagem de John C. Reilly, comandante da Tropa NOva em Guardiões da Galáxia. No caso, se o filme se passar nos anos 90, ele estaria ao menos uns 20 anos mais novo aqui.


10. Att-Lass (vivido por Algenis Perez Soto) é seu “irmão”: Especialista em infiltração furtiva, suas armas são duas pistolas iguais. "Nós desenvolvemos um vínculo forte e somos quase como irmão e irmã". Agora, é questão de esperar pra ver o quão dessas relações da StarForce serão exploradas nos filme. Esses livros até agora no entanto ajudaram a dar forma ao cenário de Carol como membro dessa equipe, sempre focado nesse seu tempo a serviço da StarForce.

11. Trajes de combate da Starforce podem mudar: Vers descreve que “Tocando nossos consoles de antebraço, todos nós mudamos de nossas tradicionais cores verdes do uniforme para um padrão de camuflagem que se mistura perfeitamente com o ambiente e é mais fácil de se esgueirar quando você não foi convidado a estar ali”. Será que será assim sua mudança pra o uniforme Azul e Vermelho, com apenas o uso de um artíficio deste uniforme? Será legal se vermos esse uniforme furtivo em cena, poderia parecer aquela roupa preta que vimos nas Guerras Secretas do Jonanthan Hickman.

12. A Starforce é escolhida para missões que sempre dão errado de propósito? “Os Kree estiveram em uma longa batalha de séculos com os Xandarians, chamada Guerra Kree-Nova, com a Starforce como sua mais renomada e respeitada equipe militar. “Vers se juntou à elite da Starforce para ajudar a suprimir ameaças galácticas ao império Kree. StarForce é considerada "uma unidade de forças especiais de seis guerreiros Kree de nível superior". Ambas as missões no livro não saem como planejado, a segunda missão termina em um cliffhanger, que pode levar diretamente ao início do filme. Os detalhes dessas missões, no entanto, não são repassados no resumo do Bleeding Cool.

É isso, esse material ainda não teve chegada aqui no Brasil, infelizmente. Ao menos, não traduzido. Por sinal, Capitã Marvel é um dos filmes de heróis onde mais se criou esse tipo de literatura complementar ao filme. É uma ideia bacana que espero que a Marvel Studios explore mais no futuro.

Coveiro

comments powered by Disqus