quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Final da minissérie do "Retorno do Wolverine" finalmente esclarece como Logan voltou dos mortos

A volta de Wolverine ao mundo dos vivos já não é nenhuma novidade. Até mesmo aqui no Brasil saiu a edição da Marvel Legado que mostra a pequena cena em que ele ressurge e ainda de posse da Pedra do Infinito do Espaço. Desde então participou de sagas cósmicas e já voltou até aos X-Men. Mas a explicação completa sobre seu retorno só saiu agora, com a quinta e última edição de "O Retorno de Wolverine".



Já falamos um pouco aqui quando a primeira edição dessa minissérie saiu ano passado sobre a misteriosa vilã Persephone surge, líder de uma organização chamada Soteira, que parece ter sido responsável não só por ressuscitar Logan como também manipulá-lo de tal forma que o torna-se um dos seus soldados, fiel e inquestionável.

Bom, com o passar das edições da minissérie descobrimos que Persephone tem o poder mutante de ressuscitar os mortos. Pode-se fazer até um paralelo com a entidade grega, já que dá a vida e leva fertilidade. Contudo, esses ressuscitados mesmo que não definhem como zumbis, acabam ressurgindo como pessoas sugestionáveis ao seu comando. É como se ela recriasse nas palavras dela "Drones" ou "clones" daqueles que eram vivos. De certo modo, é literalmente uma necromântica mutante.

Como toda vilã, Persephone também tem seu plano maluco megalomaníaco. Ela deseja matar todos do planeta para somente depois reviverem eles como seus "drones" ou "clones". Todos sob seu comando funcionariam sob só um comando de tal forma que o planeta vivesse uma harmonia perfeita. Claro que para esse empreendimento, ela precisava de um suporte muito maior. Por isso criou a Soteira e tem uma espécie de estação espacial científica cheio de gênios científicos a sua disposição.

Para serem seus arautos da morte, ela começou a ressuscitar grandes seres superpoderosos assassinos. Dentre eles, foi revelado que estavam Ômega Vermelho, Prisma, Daken e, é claro, Wolverine. Foi nesse tempo que Logan passou a funcionar como um assassino da Soteria sem ter qualquer resquício de sua consciência anterior.



O que Persephone não contava é que alguém com o fator de cura do Wolverine acaba criando naturalmente um mecanismo de resposta a essa sua falta de mente. Diferente dos outros ressuscitados, Logan pode se "curar" desse estado mental. Começou com alguns flashes de memória de sua vida passada e com isso se tornando instável, atacando por vezes a própria Soteria quando ficava confuso.

Wolverine vem lutando contra a Soteria desde então para se desvencilhar do comando. Na edição #4, após cair exaurido depois de usar o poder em demasia de suas garras incandescentes (novo poder), foi parar aos cuidados de uma enfermeira num ilha isolada onde todos eram "drones" comandados por Persephone, um tipo de projeto piloto menor do que ela queria fazer na terra. Essa enfermeira acaba inclusive descrevendo essa nova "limitação" do Wolverine, suas garras "quentes" tiram energia e comprometem seu fator de cura.

Foi então na edição #5 que tivemos a recuperação total da mente antiga de Logan quando esse é levado para a estação espacial e todo o plano da Persephone é revelado. Seu confronto final é com o poderoso irmão da Persephone, o Zagreus, que era alguém muito forte. Nessa última luta, Logan parece ter recuperado toda sua memória antiga e se tornou o verdadeiro e conhecido Logan da gente.


Mesmo derrotada, Persephone prometeu ao Wolverine que iria assombrá-lo pro resto de sua vida, o que Logan desmereceu completamente já que aprendeu a conviver com seus fantasmas a tempo. Outro detalhe a se notar aqui é que Logan apesar de ter recuperado sua velha consciência, tem vários lapsos de memória do tempo em que esteve como um "soldado" da Soteira. Então, em termos de narrativa, há novos "buracos" em sua história em que muita coisa pode ter acontecido aí e gerar novas histórias.

Outra coisa bacana que tem nessa história é que Wolverine volta com uma perspectiva diferente. Em dado momento em que recupera suas memórias, há uma metalinguagem colocada na forma de Logan libertando seus vários "perfis" antigos (deixando um deles trancado). Ao invés de escolher ser um Wolverine, ele se enxerga agora como todos eles. Para alguém que hoje já viveu mais de 130 anos, essa passagem da morte para a vida não chega a ser inteiramente algo novo. Juntando todos os lapsos de memória que já tinha com esses novos, Wolverine encara essa nova passagem como mais uma etapa de sua longa vida.



O Retorno de Wolverine #5 foi escrito por Charles Soule, Steve McNiven, Jay Leisten, Laura Martin e Joe Sabino. E quem quiser acompanhá-lo em sua volta, é só  ir atrás das revistas Wolverine: Guarda do Infinito, de Gerry Duggan e Andy MacDonald, e Fabulosos X-Men, por Matthew Rosenberg e Salvador Larroca. Por sinal, a edição #1 da Guarda já saiu e já tem outra explicação BEM COMPLEXA sobre a atuação do Wolverine na minissérie das Guerras Infinitas. Mas falaremos dela depois.

Coveiro

comments powered by Disqus