quinta-feira, 2 de maio de 2019

Diretores respondem 20 perguntas com SPOILERS sobre a trama e processo de produção de Vingadores: Ultimato

Em outro painel apresentado pelos irmãos Russo, diretores de Vingadores: Ultimato, que aconteceu no Smithsonian Air & Space Museum, muito mais coisa foi revelada sobre o filme da Marvel Studios que esta quebrando todos os recordes do cinema este ano. Apesar de não termos uma descrição geral do painel, um usuário do Reddit que esteve presente na apresentação listou os principais pontos respondidos por eles. Veja nos tópicos a seguir:

Resultado de imagem para marvel616 joe russo

Sobre como eles vieram com a ideia de matar Thanos nos cinco primeiros minutos de filme:
Foi algo que eles pensaram logo cedo no processo de escrita do roteiro. Na sala de roteiristas, eles geralmente se sentam com os escritores e começam a fazer perguntas lógicas do tipo - Qual o próximo passo mais lógico? Com conhecimento da história, nós gostamos de nos colocar contra a parede, e imaginar onde não mais teríamos para onde ir. O público vai ter a sensação ali de que é o fim da linha. E é daí que descobrimos um novo caminho.

Sobre as dificuldades de ter uma filmagem de luta com o Thanos:
Eles afirmaram que é um processo muito intenso o de Captura de movimentos. No meio disto, eles se deram conta de que não dava para fazer um filme atrás do outro. Então eles tiveram que se focar em Guerra Infinita primeiro.

Sobre a Viagem no tempo:
Eles falaram que a parte boa é que ela não existe de fato na realidade. A parte ruim é que a maioria das pessoas toma como pressuposto o filme De volta para o Futuro como uma explicação oficial das viagens no tempo. E eles quiseram pegar um caminho diferente. No terceiro teste com uma audiência, eles sentiram necessidade de adicionar mais explicações para a mecânica daquilo porque as pessoas estavam ficando realmente interessadas em como funcionava. Eles também viram necessidade de fazer uma piada sobre como 'De volta para o futuro é uma bobagem científica' para que o público não se comprometesse em seguir a lógica trabalhada naquele filme. Por fim, eles falaram que o que quer que o Capitão América resolveu fazer quando se reuniu a Peggy Carter, seria uma história legal a ser explorada no futuro.

Sobre como balancear a narrativa da história e também fazer sentido cientificamente:
Eles falaram que é um passo a passo. É preciso explicar a lógica por trás daquilo. Lógica é uma coisa importante para eles no filme. "Nós gostamos que o público mastigue bem essas coisas depois de assistir. Enquanto isso, nós gostamos de desafiar as expectativas" disseram.

Sobre como fazer os atores entregarem uma performance verdadeira e poderosa:
"Eles todos são atores e atrizes profissionais. Eles sabem fazer o trabalho deles" falaram.

Sobre como eles chegaram até a abordagem emocional do Ultimato:
Eles queriam completar os arcos de alguns personagens. Entregar o climax máximo e um final completo. Por exemplo, Stark é obcecado com o perigo e basucamente é um egomaniaco em Homem de Ferro. E agora ele morreu com um propósito para o bem maior. Já o Capitão começou com uma motivação restrita do desejo de servir. Então, ele perde sua identidade, tem que se auto-atualizar de que não pode confiar naqueles para manter sua identidade.




Sobre a participação especial de Stan Lee:
"Nós primeiro escrevemos o roteiro, daí pensamos em que ponto seria legal colocar a participação" responderam os irmãos. Inicialmente eles escreveram 4 piadas pra ele. E ele brincou reclamando que só ganhou uma fala. Os diretores também falaram que quando Stan Lee estava nos sets, todas as grandes estrelas pareciam crianças empolgadas ao redor dele.

Sobre a longa jornada de gravação dos filmes:
"Nós começamos a filmar Ultimato apenas duas semanas após terminar de filme Guerra Infinita. Normalmente, leva cerca de um ano entre o fim e co começo de uma filmagem de um filme desse tamanho. Lá pra Janeiro de 2018, começamos a nos ar conta de que precisávamos parar de filme e nos focar em editar Guerra Infinita. As refilmagens voltaram em Setembro de 2018 e duraram mais 2 meses. Nossa última tomada foi em Janeiro deste ano, que foi a cena fina do 'Eu sou o Homem de Ferro'. O que foi interessante é que o estúdio em que filmamos esta cena foi justamente onde Robert Downey Jr fez sua audição pro papel de Homem de Ferro. Então o ciclo se fechou por completo.

Sobre a cena do funeral:
"Queríamos que essa cena exibisse o poder das estrelas dessa franquia" disseram os diretores. Também explicaram que nem todos podiam estar presentes ao mesmo tempo e por isso alguns dublês chegaram a filmar 30 tomadas nesta mesma cena, então os atores chegaram a filmar umas 10 tomadas. E a que foi usada na cena do filme foi uma das primeiras tomadas que eles fizeram.

Sobre não ter cena pós-crédito e ter apenas um som de metal batendo no final:
"Nosso objetivo ali era dar uma sensação de conclusão. Atualmente, nós não temos planos mais de dirigir um projeto da Marvel após esse... a não ser que uma grande boa ideia venha a tona" responderam. Eles falaram também que normalmente Kevin Feige  se comunica muito com os diretores para dar um senso de direção a história, mas não foi o caso deste. Kevin Feige deixou inteiramente a narrativa aos cuidados deles. E eles não pensaram em como o UCM irá ser daqui pra frente, eles só se preocuparam em olhar para trás neste filme. Já o som de metal foi uma homenagem ao Homem de Ferro e foi ideia do Kevin Feige.



Sobre a cena final da cena do Capitão América olhando o lago:
"Foi tudo ele. Ele usou sua própria voz" confirmaram os diretores.

Sobre a fala de Groot ali no final em meio a discussão pela liderança dos Guardiões:
"Sim, eu gosto de facas".

Sobre porque o Tony Stark não tem uma lava-louças mesmo cinco anos depois no futuro:
"...Para ele ficar pensando em viagens no tempo enquanto lava os pratos?" responderam em tom de piada.

Sobre o que eles aprenderam durante o trabalho com sitcons que usaram em Ultimato:
"A não trabalhar com Chevy Chase" bricaram. Depois, falaram que sitcons e filmes de grande orçamento no fundo são a mesma coisa. A coisa mais importante é colocar os atores em frente das cameras e ter certeza de que eles podem entregar uma performance emocional. E eles disseram que é mais fácil pra eles por terem começado como cineastas sem qualquer orçamento.

Sobre a Anciã falar que as joias são essenciais para o curso do tempo e termos na realidade principal Thanos destruindo elas:
"Thanos apenas reduziu elas a átomos. As joias continuam presentes nesse universo".

Sobre o que acontecerá com as pessoas que voltaram cinco anos depois que viraram poeiras:
Tony insistiu que não mudassem nada. Os Vingadores não poderiam apagar cinco anos da vida deles, aquilo só faria eles apenas iguais ao Thanos.

Sobre quando eles precisavam de um momento para parar no processo de escrita:
Eles continuavam o quanto eles estivessem felizes. Falaram que não dar pra antecipar o que as pessoas querem. E afirmaram que se você insistir em querer antecipar o que as pessoas querem no processo criativo, vai falhar.

Sobre os atores que não leram todo o roteiro:
ELes apenas receberam os roteiros que eram importantes para a linha de narrativa deles. É mais fácil para os atores. De outro modo, eles seriam sobrecarregados por horas e horas de uma história maior.

Sobre trabalhar em colaboração:
Eles falaram que ao crescer como irmãos em uma família que valorizava a narrativa, eles aprenderam a submeter os próprios egos e a colaborar.

Sobre inserir também humor em Ultimato, uma experiência deles já tida com as sitcons:
Eles lembraram que apesar de fazerem sucesso como comédia, o começo deles foi como cineastas independentes. Eles amam balancear a narrativa.  Gostam de dar ao público uma experiência emocional completa para rir, emocionar. E eles gostam de inserir camadas ao filme com essas experiências. No caso do Thor, ele sofreu muito. Ele atravessou por um arco shakeaspereano. Perdeu a mãe, perdeu o pai, Asgard. Lá num momento de Ultimato, após matar Thanos, ele está no meio de sua vida sem um propósito além de dor. O Humor nessa situação é o único caminho a seguir com ele. E ele irá aprender a enterrar sua dor. Dor e humor são coisas que podem estar interconectadas. Quando as pessoas estão gargalhando, elas se tornam emocionalmente abertas. E quando o público começa a gargalhar com os personagens, eles começam a ficar abertos a qualquer outro momento dramático que vier depois pros personagens. Então é por isso que nós damos uma virada rápida entre o riso e a sua dor. Ouvir a resposta vocal nas salas de cinemas, ficamos surpresos de ver quantas pessoas vão e voltam entre essas emoções rapidamente.

Resultado de imagem para thor ultimato marvel616

Dirigido por Joe e Anthony Russo, Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), dentre outros. O filme estreiou este fim de semana com um recorde fora do comum, mais de 1,2 bilhão de dólares de arrecadação mundial em apenas 5 dias. Agora se encaminha para os 2 bilhões até Domingo que vem.

Coveiro

comments powered by Disqus