sexta-feira, 3 de maio de 2019

Roteiristas de Vingadores: Ultimato falam qual personagem que foram proibidos usar e as possibilidades malucas da teoria do filme

Vamos continuar agora  a segunda parte da conversa imensa que o jornal The New York Times teve com os roteiristas de Vingadores: Ultimato. Responsáveis pelo enredo junto com os diretores, Christopher Markus e Stephen McFeely contam aqui sobre os demais heróis que se juntaram a trama e as possibilidades malucas com a teoria da viagem no tempo explicada em Vingadores: Ultimato:



Uma vez que vocês viram o sucesso do “Pantera Negra” e da “Capitã Marvel”, você tentaram encontrar mais oportunidades para os personagens nesses filmes?
STEPHEN McFEELY Não havia muito tempo para ajustar. Não é como se pudéssemos dizer "Depressa, coloque Shuri lá". Começamos filmando "Guerra Infinita" e "Ultimato"], e então "Pantera Negra" começou, ainda estávamos seguindo. Eles terminaram. Nós ainda estávamos seguindo.
CHRISTOPHER MARKUS "Pantera" saiu nos cinemas.
McFEELY Quando estamos fazendo os testes [antes da estreia de Pantera], e o Capitão diz: “Eu sei de um lugar”, e então você corta para Wakanda, a platéia disse: “Ah, isso é interessante.” Mas quando você faz isso nos testes depois que o filme sai, tudo que você tem a fazer é rufar os tambores e as pessoas surtam. O mesmo problema com a "Capitã Marvel". Filmamos com Brie Larson antes de filmar seu filme. Ela está dizendo frases para um personagem 20 anos depois de sua história de origem, que ninguém escreveu ainda. É tudo doido.
MARKUS Ela está no espaço quase a metade de sua vida. Ela tem obrigações.
McFEELY Certamente, a Capitã Marvel está em [“Ultimato”] um pouco menos presente do que você imaginaria. Mas essa não é a história que estamos tentando contar  - são os Vingadores originais que lidam com a perda e estão chegando a uma conclusão, e ela é o sangue novo fresco.

Havia algum personagem da Marvel que vocês quiseram para esses filmes que vocês não puderam usar?
MARKUS Nós tentamos colocar o Tribunal Viver no primeiro filme. Nós escrevemos uma cena em que ele apareceu durante a luta de Titã. E todo mundo ficou tipo, o que?
McFEELY Whoa. Ele tem três cabeças. Isso indicaria um nível totalmente diferente de arquitetura para o universo e eu acho que foi demais para por lá.
MARKUS A ideia ainda está na corte do [presidente da Marvel Studios] Kevin [Feige].
McFEELY Ah, claro, nós provavelmente estragamos tudo.
MARKUS O Tribunal Vivo terá seu próprio seriado de streaming.
McFEELY É como "Juiz Judy".



No início de "Ultimato", o filme avança cinco anos. Isso foi inspirado em algumas séries de TV que também usaram esse artifício?
MARKUS Foi com isso que nos terminamos o último filme do jeito que fizemos. Queríamos que fosse real e por muito tempo - tanto no tempo do filme quanto no tempo cronológico para os personagens. Você não pode acabar com Natasha, Tony e Steve do jeito que fazemos sem saber que eles fizeram o tempo deles e isso os está levando à beira do abismo.
McFEELY Nós falamos sobre “Fargo” desde a primeira temporada, onde eles apenas pulam um ano. E você vai soltar um "Queee?" Esperamos obter uma reação semelhante.
MARKUS E quando "Lost" teve seu flash para a frente, você ficava tipo, como isso aconteceu?

De onde veio a ideia da história da viagem no tempo?
McFEELY Kevin [Feige] disse que eu gostaria de usar a Pedra do Tempo ou usar o tempo como um elemento. Nos deixamos passar algumas semanas vendo qual é a coisa mais maluca que poderíamos fazer com o tempo e não quebrar o filme.
MARKUS Estamos todos sentados lá, realmente? Nós vamos fazer viagens no tempo? Foi somente quando estávamos olhando para quem tínhamos disponível, em termos de personagem e nós não tínhamos usado o Homem-Formiga ainda. E realmente existe, na teoria das pessoas do Reino Quântico, uma coisa do tempo no UCM, agora disponível para nós, com um personagem que ainda não usamos. Nós temos uma brecha que não seria uma trapaça.


É crucial para o seu filme que, em sua formulação de viagem no tempo, mudanças no passado não alterem nosso presente. Como você decidiu isso?
MARKUS Nós olhamos muitas histórias de viagem no tempo e fomos atrás delas e não funciona assim.
McFEELY Foi por necessidade. Se você tem seis MacGuffins e toda vez que você volta, algo muda, você tem o cassino de Biff, exponencialmente. Então, nós não poderíamos fazer isso. Nós tivemos físicos aconselhando - mais de um - que disseram que, basicamente, “De volta para o futuro” está [errado].
MARKUS Basicamente isso é dito pelo Hulk naquela cena, ou seja, se você vai para o passado, então o presente se torna seu passado e o passado se torna seu futuro. Então não há absolutamente nenhuma razão para isso mudar.



Vocês tentaram alguma outra abordagem para a história da viagem no tempo?
McFEELY No primeiro rascunho, não voltamos ao filme original "Vingadores". Nós voltamos para Asgard. Mas há um momento no UCM., se você está prestando muita atenção, onde o Aether está lá e o Tesseract está no cofre. Nessa interação, estávamos interessados em Tony ir para Asgard. Ele teria um traje furtivo, então ele ficaria invisível, e ele lutaria com Heimdall, que podia vê-lo.
MARKUS Thor teve longas cenas com Natalie Portman. E Morag [o planeta onde Peter Quill encontra o Orbe] foi extremamente complicado.
McFEELY Estava debaixo d'água! Isso foi inteligente, mas foi um set muito grande. Mas isso não permitiu que Thanos e suas filhas entrassem no caminho no momento certo. Então voltamos para quando Peter Quill estava lá. E percebemos que quando você pode dar um soco no rosto de Quill, é hilário. Eu ainda acho hilário.
MARKUS Houve outras viagens. Eles foram ao Triskelion em algum momento para pegar o [Tesseract], e então alguém ia entrar em um carro e dirigir até a casa do Doutor Estranho.
McFEELY Então alguém falou em voz alta algo como 'o que estamos fazendo?'.
MARKUS Estávamos tentando evitar ir aos “Vingadores” porque parecia um pandemônio
McFEELY Nem sempre estamos certos.
MARKUS Os óbvios pareciam tão óbvios que é óbvio demais.
McFEELY Eventualmente, Joe Russo que falou algo como 'por que estamos indo para este filme quando podemos ir para "Vingadores?" Vamos fazer dar certo.



Thor recupera seu martelo, Mjolnir, tirando-o de uma linha do tempo anterior. Então isso levanta a questão...
McFEELY Isso estraga aquele outro Thor?
MARKUS Ele é morto por Elfos Negros?
McFEELY Eu acho que estamos nos apoiando na ideia de que quando você acaba de tomar uma luva de beisebol, você não arruinou a vida daquele garoto. Quando você pegou o Mjolnir, nós aceitamos que aquele filme aconteceu. Porque o tempo é irrefutável.
MARKUS Você pode fazer qualquer número de What if. Os Elfos Negros teriam chegado ali na pretensão de obter o Aether. É atrás dele que eles vieram parar ali e ele não estava mais lá.
McFEELY Daí, então eles constroem um paraíso juntos.
MARKUS Todos se casaram. [risos]

Há uma aparição surpresa, na cena dos Vingadores, de Robert Redford como Alexander Pierce. Você se preparou para outros cenários se o Redford não estivesse disponível?
McFEELY Esse foi um em que pensamos, deveria ser Nick Fury? Nós também escrevemos uma versão com a Maria Hill. Todo esse tempo, eles estavam anunciando “Old Man With a Gun” como a última aparição de Redford num filme. É a última vez que você vai ver Robert Redford. E nós estamos... [lança olhar conspiratório para Markus com Risos]



E terminamos a segunda parte aqui! Você pode conferir a primeira parte aqui no site. E aguarde amanhã a postagem da terceira e última parte desta conversa traduzida ainda hoje!

Dirigido por Joe e Anthony Russo e Roteirizado por Christopher Markus e Stephen McFeely, Vingadores: Ultimato trará de novo Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Pom Klementieff (Mantis), Vin Diesel (Groot), Tom Hiddleston (Loki), Josh Brolin (Thanos), Sebastian Stan (Soldado Invernal), Danai Gurira(Okoye),Tessa Thompson (Valquíria), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan). O filme estreou 25 de Abril no Brasil e já vem batendo todos os recordes de bilheteria

Coveiro

comments powered by Disqus