segunda-feira, 24 de junho de 2019

Neil deGrasse Tyson discute a teoria da viagem do tempo de Ultimato em seu programa Star Talk



Já vimos aqui os diretores defendendo sua visão da linha do tempo de Vingadores: Ultimato. Já vimos os roteiristas demonstrando algumas divergências de como interpretam o uso dela no filme. Mas que tal uma opinião mais embasada? Em seu último programa Star Talk, Neil deGrasse Tyson fala por mais de 50 minutos sobre o filme da Marvel e tem uma parte em particular bem interessante sobre quão válido é o uso da teoria de viagem no tempo usado em Vingadores: Ultimato. Veja só:


O programa está originalmente em inglês e sem legendas em português, mas alguns trechos foram destacados a seguir. A discussão sobre viagem no tempo é feita no minuto 8 em diante. Mas obviamente tem muito mais coisa legal em quase 50 minutos de video.

"De volta para o Futuro tentou ser o mais consistente possível em cada momento. Estou falando de De volta para o Futuro Um, não do dois e três. Então, Ultimato, se eu for fazer isso internamente consistente, requer muito mais de um conjunto mais complexo de linhas do tempo se ramificando umas das outras do que o que aconteceu em De volta para o Futuro ", disse Tyson. "Tudo o que aconteceu em De volta para o Futuro foi que se criou uma única linha do tempo alternativa que é a linha do tempo que queremos que esteja lá o tempo todo, então tinha elementos muito satisfatórios".

"No Ultimato, pense nas múltiplas linhas do tempo. Esqueça o fato de que o Capitão América decidiu ficar com sua mulher e não fazer todos os salvamentos que ele fez nos outros filmes como o Capitão América nos dias atuais. Há ainda o elemento na verdade de que tudo isso de agora está perdido em alguma linha do tempo. Isso não existe agora na linha do tempo que nos resta. Ele está sentado lá como um homem velho em um banco e estamos felizes por ele, porque ele voltou para o verdadeiro amor de sua vida. Você não pode odiá-lo. Mas e quanto aos crimes que ele parou nos episódios em que ele estava lá? E daí? Bem, isso é apenas um outro universo que está se desdobrando dessa forma porque você não mudou a linha do tempo, você ramificou a linha do tempo, um conceito moderno do que acontece quando você muda o tempo ".

É curioso ver que apesar de ressaltar as novas teorias de ramificação de linhas do tempo, chamando-a de teoria científica contemporânea, Tyson não pontua que o que vemos em Ultimato esteja certo de fato. Tyson continua se preocupa com os encontros entre os heróis com seus eus passados ​​- especificamente o do Capitão América do presente lutando e depois admirando o traseiro de seu eu de 2012 - como sendo muito perigoso e problemático em termos de preservar a linha do tempo "principal" que eles ' está tentando salvar. "Você não pode interagir com você mesmo porque você não sabe que influência você teria no mundo que iria acontecer e que você está tentando parar", disse Tyson. "Então, isso é simplesmente perigoso."

Vingadores: Ultimato tem direção de Joe e Anthony Russo e roteiros de Christopher Markus e Stephen McFeely. No elenco, temos Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Chris Hemsworth (Thor), Mark Ruffalo (Hulk), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Don Cheadle (Máquina de Combate), Paul Rudd (Homem-Formiga), Bradley Cooper e Sean Gunn (Rocket Raccoon), Karen Gillan (Nebula), Josh Brolin (Thanos), Danai Gurira(Okoye), Benedict Wong(Wong), Gwyneth Paltrow (Pepper Potts), Jon Favreau (Happy Hogan), Tessa Thompson (Valquíria), dentre outros. O filme que está a todo vapor batendo recordes, é no momento a segunda maior bilheteria mundial em um pouco mais de uma semana de exibição.

Coveiro

comments powered by Disqus