terça-feira, 3 de agosto de 2010

Homem-Aranha: Um ato de traição

Amazing Spider-Man #597

Sem saber o verdadeiro motivo, a notícia de que Harry Osborn se reaproximou de seu pai, Norman, deixou Peter Parker desesperado. Já não bastava um de seus maiores adversários se tornar um dos homens mais importantes do país, ser tratado como herói nacional e colocar os verdadeiros heróis na berlinda, e agora ele “perde” seu melhor amigo? Mal sabe que essa inesperada reaproximação (com direito a aperto de mão no Homem-Aranha Sombrio e tudo) é apenas a ponta do iceberg do arco O Filho da Pátria, que continua em Homem-Aranha 103.

Nem mesmo a desculpa da gravidez de Lily Hollister parece ser suficiente para que Peter aceite a decisão de Harry, pois teme pela recaída do amigo diante do vício. Ciente do perigo em que se está colocando, mas tentando poupar seus mais queridos amigos, Harry pede para que Parker não interfira. Porém, não falou nada do Homem-Aranha! E o cabeça-de-teia não consegue tirar isso da cabeça.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Na Torre dos Vingadores, Norman deixa claro que mesmo Harry não pode acessar os setores mais restritos. Pelo menos por enquanto. Ao mesmo tempo, disfarçada de recepcionista, Norah, a repórter espevitada do Linha de Frente, que logo joga seu charme para cima de alguém que a ajude a chegar onde Norman guarda seus segredos.

De volta a Parker, o vemos ajudando tia May e Jameson Senior com detalhes sobre o casamento, enquanto falam dos Osborn. Em seguida, em uma conversa franca com o noivo, Peter fica sabendo de detalhes importantes de sua vida e de seu filho, explicando o porquê de ter desertado do exército e porque teve de criar JJJ sozinho. Não se arrependendo de nada, ele diz ao rapaz que deve seguir seu instinto quanto ao que fazer em relação ao amigo, mostrando que May de fato se aproximou de um homem decente.

Novamente na Torre dos Vingadores, um desconfiado Harry recebe uma injeção preventiva convencido pelo pai, enquanto Lily observa tudo de perto, mesmo com sua presença ocultada por Norman.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Com a ausência de Mary Jane na sua vida, Peter recorre à memória de Gwen Stacy para tomar a decisão de finalmente intervir. Pouco depois acaba descobrindo da infiltração de Norah na Torre dos Vingadores, e vê aí uma grande oportunidade, já que ela simpatizou muito com seu ódio por Norman Osborn. Ainda assim, ele se preocupa com o envolvimento dela, pois sabe que estão mexendo em um vespeiro. Mas ela se enfurece e lhe dá as costas.

Vendo mais uma vez o Venom bancar o Homem-Aranha em plena Manhattan como se fosse “o verdadeiro”, ele decide finalmente agir. E aproveita uma perversão canibal de Mac Gargan e do simbionte, que atacavam uma prostituta no Bronx, atacando-os de surpresa, usando um dispositivo sônico improvisado.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Enquanto o Gavião Arqueiro Sombrio (o Mercenário), ali supostamente para dar cobertura, distrai-se matando ratos e com suas próprias melecas (é sério), Peter tem ainda a ajuda da Mulher Invisível para capturar Mac Gargan em silêncio. Ela garante que pode dar um sumiço nele por uma semana.

O apoio não vem só de Sue, mas Reed também mandou um “presente”. Uma roupa que simula o Venom, permitindo que o Aranha possa se infiltrar entre os Vingadores Sombrios.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

É na Torre que Harry usa seus próprios recursos para ir atrás de Lily, e em uma reunião com seu grupo que Norman revela que seu filho será uma peça chave para o que chama de “projeto Filho da Pátria”. Parece que Peter chegou na hora certa.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

O nível de segurança é alto, e logo os Vingadores Sombrios (e o Homem-Aranha) vislumbram o que Osborn crê que seja o herói ideal que falta à sua administração: o Filho da Pátria; uma armadura semelhante à sua de Patriota, a ser ocupada por Harry. Um substituto para o vácuo deixado pelo Capitão América.

E Norman vem desenvolvendo, em pobres cobaias humanas, uma variante do soro do supersoldado a ser aplicada em Harry. Tentando emular Mac Gargan, Peter tenta em vão convencê-lo de que aquilo é uma má idéia. Enquanto isso, esgueirando-se pelo prédio, o futuro herói acaba emboscado por um ser misterioso, que logo sabemos ser Lily.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Em sequência, por todos os cinco grandes bairros de Nova York, pequenos autômatos mecanizados geram um pequenos blecautes, e nas sombras, ao que parece, o doutor Octopus espreita.

Harry conversa com Lily, que parece arrependida por seus atos como Ameaça e preocupada por sua gravidez. Harry promete afastar seu pai dela, eliminando o Ameaça de sua fisiologia, o que deixaria que os dois e o bebê pudessem escapar. Convenientemente ela lhe dá um cartão de acesso justamente aos andares aos quais não poderia ir.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Peter só consegue pensar em salvar Harry do destino já todo planejado por Norman, e apesar de tentar interpretar bem o Venom, acaba se distraindo com um dos membros mais mortais dos Vingadores: o Wolverine Sombrio, Daken. Ele percebe que aquele não é Gargan pelo cheiro, e ataca o Aranha.

Enquanto encosta o desorientado Homem-Aranha na parede, facilitado pelo seu poder de liberação de feromônios, Daken, tão mortal quanto o pai, questiona o porquê daquela infiltração solitária. Porém, recorrendo a seu sentido de aranha, e a suas famosas piadas infames, o Aranha consegue reverter o confronto e derrubar o Wolverine. Mas logo alguém mais chega na sala.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

É Harry, que não entende a presença do cabeça-de-teia ali, e se enfurece quando este diz que está ali para lhe proteger, pois estragaria todo seu plano de salvar Lily. E os dois são interrompidos por Norman, que acompanhado por Ms. Marvel e Gavião Arqueiro, exige explicações.

Peter pensa rápido e consegue colocar toda a culpa em Daken, dizendo que ele é um traidor que estava atrás de Harry. Mas o rapaz desmente tudo, e surpreendentemente conta a verdade a seu pai, ganhando ainda mais sua confiança.

Peter sofre com isso, e logo Norman diz que já sabia de sua presença ali desde o começo. Era tudo um teste. E com uma violência extrema, depois do Homem-Aranha ser alvejado pelas flechas do Gavião Arqueiro, Norman, dizendo que Harry é seu, desfere nele um disparo com uma pistola aparentemente mortal.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Após o terrível episódio, enquanto Harry pensa na decisão de condenar o Aranha em nome da salvação de Lily, ainda sujo com o sangue do herói Norman se diz surpreso e orgulhoso do filho. Mas, ainda assim, questiona o que ele estava fazendo em um andar cujo acesso lhe era proibido. Harry não esconde que seus motivos giram em torno de Lily, o que acaba agradando Norman pela coragem e impetuosidade.

Assim, apresenta ao filho o projeto Filho da Pátria antes do que planejara, e pede que ele considere a proposta cuidadosamente.

Logo sabemos que, claro, o Aranha não morreu, mas está gravemente ferido e sendo submetido a tortura enquanto tentam remover sua máscara, “presa” graças a um dispositivo de segurança instalado por Reed Richards. A curiosidade de Norman sobre o interesse do Aranha em seu filho, porém, retardam seu assassinato. Ele parte, deixando nas mãos do Mercenário (que coloca seu uniforme tradicional) a continuidade do processo.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Enquanto Norah consegue finalmente o acesso que queria, e o Aranha tenta enrolar o Mercenário, Harry fica frente a frente com a armadura produzida por seu pai. Mas o que lhe deixa chocado é a necessidade do soro necessário para operar o equipamento. E apesar da explicação de Norman, Harry percebe que o que seu pai quer é transformá-lo em algo que não é. Sua agenda continua.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Em meio aos delírios causados pela dor, Peter se vê prestes a ter a identidade revelada a Osborn, a não ser que revele o porquê de ter ido lá por Harry. Revela que manipulou o próprio filho usando Lily, pois do contrário ele seria sempre um fracassado. E se o rapaz não fizer o que ele quer, o plano B é fazer dele um mártir, matando-o como Filho da Pátria, e ao menos usando-o como instrumento de propaganda de seu regime sombrio.

Ao mesmo tempo, Harry tenta colocar em prática seu plano de fuga com Lily. Porém, sob os olhos xeretas de Norah, ela finalmente revela suas verdadeiras cores como ferramenta de Norman. Transforma-se em uma versão aperfeiçoada do Ameaça, e revela que o filho que carrega (que se transforma mesmo dentro do útero) é, na verdade, seu meio-irmão. Forte como o pai, em sua concepção de força.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Furioso, o Homem-Aranha se liberta e ataca Norman, agindo rápido enquanto a carga de adrenalina o mantém consciente. Ao mesmo tempo, a Ameaça persegue Harry, que chega ao local em que seu pai luta com o Aranha.

Mesmo não gostando nada dele, vendo que aquilo tudo acontece com o herói por sua causa, Harry toma uma decisão que pode mudar o rumo dessa situação crítica. Veste a armadura de Filho da Pátria para se voltar contra o próprio pai.

Homem-Aranha: Reinado Sombrio

Com arte de Paulo Siqueira e Marco Chechetto, e roteiros de Joe Kelly, nesta edição,O Filho da Pátria se concluirá em Homem-Aranha 104.


João

comments powered by Disqus