quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Vingadores Sombrios/X-Men: O dia em que a utopia virou pesadelo

Norman Osborn, vulgo Duende Verde, vulgo Patriota de Ferro. Durante a Invasão Secreta dos skrulls, assassinou a rainha alienígena Veranke e tornou-se o homem mais influente na super-sociedade mundial: desfez a SHIELD para fundar o MARTELO, criou sua própria equipe de "Vingadores Sombrios", sancionados pelo governo, e manteve secretamente uma Cabala de figuras interessadas em manter suas respectivas áreas de controle, incluindo a Rainha Branca, Emma Frost.

Scott Summers, vulgo Ciclope. Durante a Invasão Secreta dos skrulls, liderou os X-Men numa resistência heroica na cidade de São Francisco, conseguindo salvar a população dos invasores. Com isso, os X-Men fortaleceram sua imagem como super-heróis defensores da região – os únicos defensores públicos que não respondiam diretamente a Norman Osborn. Desde então, Ciclope continua liderando os X-Men, ao lado de sua amada, a Rainha Branca, Emma Frost.

Era inevitável que alguma hora, duas personalidades como estas fossem bater de frente. Começa Utopia, crossover entre as duas séries citadas no título, a ser publicado nas revistas X-Men e Reinado Sombrio.

Tudo começou no fatídico dia em que Simon Trask, líder da coalizão “Humanidade Já!”, organizou uma marcha em direção a São Francisco para defender a Proposição X, que regularia quando e como os mutantes poderiam procriar, para “evitar tragédias como em Cooperstown, Alasca”. Na cidade, Trask encontrou pessoas favoráveis e pessoas contrárias à sua causa – entre estas últimas, os mutantes.



O grupo, liderado por Fera, pretendia exercer seu direito de protestar pacificamente contra esta proposição. Mas os sentimentos de ambos os lados falaram mais alto em boa parte dos manifestantes, entre os quais estava o jovem Satânico. O bate-boca e a tensão bastaram para que Trask acusasse os mutantes de estarem cercando seus seguidores com fins hostis, dando início a uma pancadaria generalizada. Em meio ao tumulto, policiais tentaram ajudar os feridos e deter os agressores, mas acabaram confundindo inocentes com culpados.



A mídia também se encontrava confusa, com informações desencontradas, e a presença de alguns X-Men no conflito bastou para que surgissem dúvidas sobre as intenções da equipe. Em um primeiro momento, Ciclope preferiu manter a discrição.

(A propósito, uma coisa legal de se fazer com a figura abaixo é brincar de “Onde está Wally?” com seu X-Man favorito, quer tentar? Por exemplo, quem quiser achar a Psylocke, dê uma olhada entre o Onyxx e o Colossus...)



Obviamente, quem não ficou nada feliz com isso foi a prefeita Sadie Sinclair, ao ver que os mutantes em quem confiou ajudaram a começar o tumulto. As coisas não melhoraram quando Trask convocou uma coletiva de imprensa para defender seu direito de se manifestar e atacar os mutantes. E, como desgraça pouca é bobagem, Norman Osborn decidiu ir a São Francisco para federalizar a manutenção da lei na cidade, acompanhado por sua fiel escudeira Victoria Hand. Não foi o melhor dia da prefeita. Nem dos X-Men.



O caos em São Francisco foi transmitido para todo o mundo. Em Wakanda, Tempestade assistiu indefesa, tendo como prioridade cuidar de seu marido, o Pantera Negra, atualmente em coma. Em Nova York, Wolverine recebeu apoio de seus colegas Vingadores (os verdadeiros). O pequeno Franklin Richards tentou entender por que as pessoas odeiam mutantes como ele (e os pais dele não pareceram dar a mínima). Na Latvéria, dois membros da Cabala de Osborn, Doutor Destino e Loki, apenas apreciaram a situação.



Os X-Men finalmente entraram em ação em todas as partes da cidade, ajudando a deter a violência de ambos os lados como podem. Mas Ciclope descobriu, da forma mais frustrante possível, que um único evento pode ter feito todos seus esforços em restaurar a imagem dos mutantes terem sido em vão.



Osborn, é claro, não demorou para tomar decisões: para ele, Scott falhou em seu dever de manter os mutantes na linha e, por isso, ordena aos seus Vingadores que interfiram na calamidade. Mais que isso, ordenou que qualquer mutante uniformizado envolvido fosse detido e enviado à prisão. Mas sem fatalidades, claro, pelo menos não na frente das câmeras...

E, assim, os “Vingadores” se espalharam por São Francisco (exceto o Sentinela, considerado instável demais por ora). Miss Marvel (na verdade Rocha Lunar) atacou as manifestantes Nekra e Joanna Cargill na Rua Castro. Em Hayes Valley, o Homem-Aranha (na verdade Venom) tratou de seguir as ordens de Osborn e atacar o “mutante uniformizado” Colossus – mesmo tendo visto que ele encerrou o conflito na área em vez de incitá-lo. No Centro Embarcadero, o Gavião Arqueiro (na verdade Mercenário) lamentou que os manifestantes tenham fugido com sua chegada... estava com muita vontade de enfrentar alguém. Pra matar.



Na prefeitura, Sinclair tentou convencer Osborn de que sua intervenção não era necessária na região, sem resultados. O pico da confusão acontecia exatamente em frente ao local, até a chegada de Ares, o deus da Guerra, que, sozinho, foi capaz de intimidar a todos. De longe, Ciclope reconheceu o potencial de Ares e percebeu que precisaria descobrir um jeito de detê-lo no futuro.



Mais tarde, o Patriota de Ferro convocou uma coletiva de imprensa para declarar lei marcial na região sob jurisdição do MARTELO. Por sua ordem, os “incitadores mutantes” começaram a ser detidos e afastados das ruas (curiosamente, não disse nada sobre os incitadores humanos). Acima de tudo, determinou que Scott Summers fosse detido para determinar por que ele deixou seu povo destruir a cidade. E, para reforçar sua mensagem, trouxe seu apoiador... ninguém menos que Charles Xavier, o Professor X! Numa... cadeira de rodas?



As coisas definitivamente não iam nada bem para Ciclope. O outrora líder dos X-Men passou a ser um fugitivo. Emma, sua namorada, encontrou instantes antes com Osborn, seu aliado de Cabala, que a selecionou como líder de um grupo mutante próprio; sai de cena a Rainha Branca, surge a Rainha Negra (deixa a Selene saber disso...).



Quanto ao Fera, que apenas tentou conduzir um protesto pacífico antes de tudo acontecer, este foi preso sem direito de se defender. Sozinho, Hank apenas pôde receber uma mensagem telepática avisando sobre o perigo do local em que estão. Um aviso vindo da cela ao lado, ocupada pelo... Professor X??



Como Charles Xavier pode estar em dois lugares ao mesmo tempo? Que planos Norman Osborn tem para a sociedade mutante? De que lado está Emma Frost? E quais as verdadeiras intenções de Simon Trask? Estas são apenas algumas perguntas que esta primeira parte de Utopia nos deixa, algumas das quais devem respondidas ainda hoje. Uma coisa é certa: a utopia de um mundo pacífico para os mutantes mais uma vez foi estilhaçada...

Fernando Saker

comments powered by Disqus