quinta-feira, 5 de agosto de 2010

X-Men – Destino Manifesto: New Perspective*

Em X-Men 103, temos mais uma história curta da série, e a estrela da vez é a jovem Mercury. Num passeio por São Francisco, ela deve encarar o problema de aceitação de sua condição mutante não apenas pelo mundo a seu redor, mas por ela mesma, com a ajuda da colega de equipe X-23.

Mercury

A história, escrita por C. B. Cebulski e desenhada por André Coelho, começa com as duas já citadas jovens mutantes andando pelo cais. Calada, Mercury observa seu reflexo e Laura questiona o porquê dela estar tão quieta, algo que não é de sua natureza. Cessily conta que aquele lugar a faz lembrar seus pais e de como eles passaram a tratá-la de forma diferente quando sua mutação se manifestou. Mas ela não os culpa, punindo-se por sua condição.

A questão, em sua concepção, é a de que seus pais não são de metal, e ela é feito uma massa de modelar: pode mudar de forma à vontade, o que pode parecer libertador, até perceber-se que, de fato, ela é uma aberração metálica e não um ser humano e, no final, acaba jogada de lado como qualquer objeto usado.

X-23 observa calada por um momento, e pergunta à amiga se está pronta para fazer terapia. Antes que ela entenda de que Laura está falando, três integrantes do Culto do Inferno aparecem para esclarecer a dúvida. Mercury constata que o bando escolheu um péssimo dia para provocá-la e os nocauteia sozinha, uma vez que X-23 se recusa a interferir, por aquela ser um briga de Cessily, segundo ela.


Mercury

Os agressores reconheceram as duas a partir da foto de capa de um jornal local, que mostra a gloriosa vitória dos X-Men contra os skrulls, durante a Invasão Secreta. Laura usa a massinha à qual Mercury se comparou para copiar o rosto da amiga do jornal, enquanto explica que aquela briga era dela porque deveria enxergar a verdade por conta própria: a massa não poderia fazer o que ela fez; ela não é uma bolha de metal sem vida, mas uma pessoa, uma heroína, que precisa deixar o passado e a opinião alheia para trás e olhar para o que se tornou agora.

Mercury

X-23 explica que, fazendo isso, ela corre o risco de gostar muito do que vê.

*Título do artigo baseado na música homônima do Panic at the Disco.

Léo

comments powered by Disqus