sábado, 14 de agosto de 2010

Demolidor: Um outro Reinado Sombrio começa...

O retorno do Rei do Crime parece ser a gota d'água que faltava para arruinar de vez a vida de Matt Murdock, já que isso fez o herói aliar-se com seu pior inimigo. No entanto, como quase tudo em sua vida, essa aliança profana não é exatamente o que parece e, em Universo Marvel nº3, a forma de evitar mais sofrimento para as pessoas que ama pode causar uma virada surpreendente na vida do Demolidor.

Demolidor

Todas as histórias desse arco foram muito boas, mas nessa conclusão Ed Brubaker se superou, pois além dos ótimos acontecimentos atuais a narrativa foi dividida, revelando parte da origem do Mestre Izo em interessantes flashbacks.

A história já começa com um deles, revelando que Izo cegou a si mesmo, como uma forma de enxergar o mundo de uma maneira melhor que seus corruptos irmãos do Tentáculo, organização abandonada por ele na ocasião, já que Izo a considerava totalmente sem honra.

Demolidor

No presente, Murdock finalmente reencontra sua esposa, algo que Izo o ajuda a fazer, mas lembrando que o herói poderia tê-lo feito sozinho com seus sentidos aguçados. Em uma cena bem tocante, Matt pede perdão para Milla e fecha esse capítulo de sua vida, ligando para Foggy Nelson e ordenando que o amigo dê tudo que seus sogros quiserem. No entanto, um certo grupo de assassinos pode impedir Nelson de fazer qualquer coisa.

Demolidor

Um rápido flashback mostra Izo saindo de outra organização, dessa vez dos Virtuosos, que expulsam o velho por este ter caído em desgraça, tornando-se um bêbado jogador. Izo diz para Stick que o excesso de regras transformariam o grupo em algo semelhante ao Tentáculo.

De volta para o Demolidor, o herói pega Tucão e descobre sobre o sequestro de Dakota North e que Wilson Fisk pretendia enganá-lo com uma pista falsa. O medo de um "Rei pirado" a solta faz o marginal de quinta entregar a localização da detetive o que resulta em Izo e Demolidor invadindo o esconderijo do Coruja.

Em uma cena até um pouco chocante, Murdock usa uma espada para cortar os nervos certos do vilão, visando inutilizar os braços e pernas deste. Exagero? Talvez, mas se o que Matt entendeu que o vilão iria fazer com Dakota for o mesmo que eu entendi, outra coisa deveria ter sido cortada, se é que me entendem.

Demolidor

Nesse ínterim, outro flashback muito importante ocorre, que é Izo visitando o jovem Matt no hospital, pouco depois do acidente que lhe privou da visão. Em mais um retcon da Marvel, nos é revelado que foi Izo que levou Stick até Murdock.

E quanto ao Foggy? Bem, tudo estaria perdido e ele teria sido arremessado do alto de um prédio, mas Izo já disse que tinha alguém dentro do Tentáculo e essa pessoa é revelada nesse momento: Tarântula Negra.

Demolidor

Sim, a transformação de Carlos Lamuerto era mais um plano de Izo, que pediu ao criminoso para se deixar matar pela Tigresa Branca, pois quando fosse trazido de volta teria a mente limpa depois de um tempo por seus poderes curativos. Simplesmente sensacional!

Dessa forma, chegamos ao clímax da história. Em um dos santuários do Tentáculo encontramos os ninjas e Wilson Fisk, que ainda deseja saber o autor do atentado contra ele na Espanha. Lorde Hirochi se revela como autor dessa ordem, alegando que o fez para libertar Fisk da armadilha de uma falsa vida de honestidade. Fisk retribui o favor tirando a vida de Hirochi e descobrimos que o Tentáculo fez para o vilão a mesma proposta que fez ao Demolidor: liderar a organização.

Antes que os lordes ninjas digam os passos que Fisk precisará trilhar no caminho para a liderança, Demolidor e Izo chegam ao local. O velho mestre se ocupa de Wilson, enquanto o Demolidor derrota a Mercenária. O objetivo do herói no local começa a se esclarecer em um último flashback, de apenas meia hora no passado, onde Izo diz que Fisk liderando o Tentáculo seria um casamento de males, enquanto que o Demolidor poderia mudá-los, desde que não se deixasse corromper. Caso isso ocorra, obrigará Izo e os outros vigilantes a matá-lo.

Por fim, Matt Murdock alcança um dos lordes ninjas e diz que aceita liderar o Tentáculo, desde que a organização nunca mais faça negócios com Fisk e a Mercenária seja expulsa, condições prontamente atendidas pelo lorde ninja.

Demolidor

Assim Fisk saboreia a derrota e a Mercenária se revolta com Izo, que descobrimos que a treinou e a usou o tempo todo com falsas promessas. Dakota e Foggy chegam na casa de Murdock e a única coisa que encontram é um bilhete pedindo para que suas coisas sejam guardadas em um depósito.

Matt faz isso por não acreditar que seu novo caminho será curto, muito menos fácil. Ele terá o apoio de Tarântula e Tigresa, mas sabe que merece tudo que irá passar pela dor que causou aos outros. Ainda assim ele reza para ter força de suportar e sorri, por não lembrar da última vez que rezou na vida. Enquanto isso, um dos lordes ninjas se questiona: teria o Rei do Tentáculo retornado finalmente?

Demolidor

Quando a Mercenária ofereceu a liderança do Tentáculo ao Demolidor, disse no review que torci para o herói aceitar, pois acreditava que o rumo das histórias poderia ser interessante, no entanto, nunca pensei que isso fosse possível.

Felizmente, Ed Brubaker me surpreendeu e encerrou sua passagem pelo título dando uma das maiores reviravoltas que o herói já teve, deixando um imenso potencial de boas histórias para o próximo roteirista. Sim, Brubaker é mais um roteirista do herói que parte, tendo seus altos e baixos, mas no geral seu saldo é extremamente positivo e marcou de maneira excelente a carreira do herói.

O arco final é genial até no título, já que acreditamos que o rei que vai retornar é o Rei do Crime, mas descobrimos que o rei mais importante que retornaria era outro. Genial!!!

Agora é esperar a nova fase nas mãos de Andy Diggle e torcer para a qualidade continuar.


Eddie

P.S. para ver a capa variante comemorativa da edição nº500 norte-americana, clique aqui

comments powered by Disqus