sábado, 21 de agosto de 2010

Viúva-Negra: Amigos ausentes

Na primeira parte revisitamos completamente o passado de Natasha Romanoff e descobrimos, entre outras coisas, o segredo da "imortalidade" da personagem. No entanto, algo do passado está ameaçando os entes queridos da heroína, que nas edições 2, 3 e 4 de Homem de Ferro irá lutar para desvendar essa conspiração e responder a pergunta: o que é o Protocolo Quebra-Gelo?

Viúva Negra

Em um posto de comando na Rússia, dois soldados reclamam do total desconhecimento da tecnologia ao seu dispor, não percebendo a invasora que está logo acima deles. Menos sorte tem o Dínamo Federal, um pretenso candidato a Dínamo Escarlate, que intercepta Natasha, mas logo percebe que irá levar a pior na luta.

Viúva Negra

Novamente a história se abre em uma sequência de pequenos flashbacks bem reveladores.

1957: Natasha conhece o Coronel Alexei Shostakov. Ela demonstra muita confusão sobre si mesma, ora acreditando que seu disfarce de membro do Balé Bolshoi é real, ora lembrando-se de seu treinamento como agente. Seis semanas depois ela informa ao seu ex-namorado, o Soldado Invernal, que se casará com Alexei, no entanto ela continua confusa e tem como única constante seu amigo Ivan Petrovitch.

1963: Natasha agora é literalmente uma viúva, já que perdeu o marido em um desastre da corrida espacial. Graças a isso ela quer vingança contra os norte-americanos, acreditando que, embora seja apenas uma dona de casa, possui as habilidades necessárias. Ivan é designado a ajudá-la pelo próprio premiê, que tinha ordenado que Alexei forjasse a própria morte em uma tentativa de empurrar Natasha para uma vida normal.

Anos atrás: Agora não dá para determinar uma data, já que são eventos dentro da cronologia Marvel. Tony Stark é alertado por Pepper Potts sobre a perigosa natureza de Natasha. O milionário rejeita a ruiva, que um ano depois está em parceria com o então criminoso Gavião Arqueiro, buscando vingança contra Stark. Ivan a aconselha a deixar de ser "femme fatale" e tornar-se alguém inteira.

Viúva Negra

No presente, o Dínamo é obviamente derrotado e os outros soldados da base ficam ansiosos em ajudar a Viúva-Negra original (fala sério, quem não ficaria?). Em sua investigação, Natasha descobre que tornou-se aquilo que a sala vermelha sempre quis, já que foi infectada por nanitas e passou-os adiante. Rumamos imediatamente para Bobbi Morse e Clint Barton, que estão em uma típica situação de casal, interrompida por um surto psicótico de Harpia, causado pela ativação do Protocolo Quebra-Gelo.

Viúva Negra

Felizmente, Natasha chega bem a tempo de deter Bobbi, dando-lhe um beijo que a liberta do controle dos nanitas, já que isso transmite contrananitas do corpo da Viúva. Infelizmente, a heroína infectou pessoas com esses nanitas, que também os passaram adiante. Isso afetou uma velha amiga professora, que foi morta pelo marido, este suicidando-se em seguida, e até mesmo um garotinho que entregava jornais para Natasha, que morreu estrangulado pela própria mãe.

Temos mais alguns flashbacks, conectados diretamente com as pessoas que Natasha encontra no presente. Pouco antes dela libertar o Demolidor dos nanitas, temos um com o herói cego, onde Ivan critica o fato de sua protegida ter se tornado uma super-heróina ocidental, já que ele acreditava que os dois iriam encontrar uma resolução juntos para a busca da moça em tornar-se alguém inteira.

Viúva Negra

Outro flashback ocorre depois de uma cena divertida, onde a heroína precisa salvar Hércules de uma horda de mulheres assassinas. Nessa visita ao passado, vemos que o caso de Natasha e o semideus na época dos Campeões não é bem visto por Ivan.

Viúva Negra

Por fim, com a ajuda de Hércules ela descobre em qual direção ir, enquanto Nick Fury fornece os códigos do MARTELO que possibilitam os meios de chegar lá.

O lugar é o Encouraçado, uma monstruosidade do passado soviético, projetado para fazer frente ao aeroporta-aviões da SHIELD e que agora tornou-se realidade. Observando de sua nave, a Viúva vê o responsável pelo Quebra-Gelo, alguém que nunca quis ser pai, guardião, tio ou amigo da heroína, mas algo mais.

Viúva Negra

Sim, o responsável era o próprio Ivan, que não morreu, mas transplantou o cérebro para um corpo metálico. Diante disso, as atitudes dele nos flashbacks ficaram mais evidentes.

Aliás, temos mais alguns. Ivan dá uma chance para Natasha se unir à ele, beijando-a após ser rejeitado. Na verdade, esse foi o momento em que ele a infectou com os nanitas. Falando em unir-se, testemunhamos também o momento em que Natasha explica para o Capitão América porque apoiou o lado pró-registro e mais outros pequenos flashes, com ela enfrentando Yelena Belova, unindo-se aos vigilantes para caçar o Justiceiro, escolhendo trabalhar com Bucky Barnes para honrar a memória de Steve Rogers e perdoando Alexei por tudo.

Viúva Negra

No presente, Natasha enfrenta Ivan, mostrando que a visão dele sobre ela era distorcida, sempre com o objetivo de justificar as rejeições dela perante ele. O que ela demonstra é que sempre escolhe os caras legais e vencedores, além de optar pelo perdão.

Finalmente, ela utiliza-se dos próprios nanitas de Ivan, destruindo-o e também colocando fim ao Encouraçado, pesadelo tecnológico que ele tinha conseguido construir com financiamento de vários russos ricos e ressentidos.

Viúva Negra

E assim termina a história, com um triste brinde à um amigo perdido.

Essa história começou e foi conduzida muito bem, revelando fatos bem interessantes sobre a personagem, inclusive respeitando o passado complexo de personagens como Bucky e Wolverine, além de apresentar uma conspiração bem interessante envolvendo as pessoas próximas dela, porém o final com a velha história de amor rejeitado soou bem clichê.

No geral, o saldo foi positivo e ajudou a aumentar mais o interesse pela personagem. Que venha mais Viúva-Negra.


Eddie


comments powered by Disqus