domingo, 8 de agosto de 2010

Marvel Millennium: Réquiem para uma era

Photobucket

O Universo Millennium (também conhecido como Ultiverso) teve suas fundações balançadas com o mega-evento Ultimatum - um cataclisma que foi o grande ataque do terrorista mutante Magneto contra a humanidade. Por trás desse ataque, haviam ainda muitos motivos escusos que não foram revelados ainda, mas as consequências de toda essa tragédia ainda está sendo sentida.

O Homem-Aranha desapareceu nos escombros de Nova York; os X-Men tiveram baixas pesadas até depois do Ultimatum; o Quarteto Fantástico não se sente mais coeso e seus membros ameaçam debandar; os Supremos perderam a Vespa e o Gigante. Todos os títulos desse universo foram descontinuados pela Marvel, e a edição especial Marvel Millennium: Réquiem vem fechar as pontas soltas para que os novos títulos do Ultiverso deem novo fôlego a estes personagens.

Photobucket

Na primeira parte do Réquiem do Homem-Aranha, temos J. Jonah Jameson, Ben Urich e Joe Robertson chegando ao destruído Clarim Diário, horas após à onda que varreu Manhattan. Revendo antigos textos jamais publicados de Urich, o próprio Jameson agora redige tentando devolver a dignidade ao herói Homem-Aranha, coisa que sempre lhe foi negada desde que ele começou sua carreira heróica.

Um desses textos é sobre o dia em que o Aranha interveio no momento em que a Hidra tentou roubar um protótipo de armadura de Tony Stark. Coincidentemente foi no mesmo dia em que Mary Jane fazia uma entrevista com o próprio Stark. Mesmo com os dois feitos reféns, o Aranha consegue distrair os terroristas até Stark vestir a armadura do Homem de Ferro e deter a Hidra facilmente. Esse ato de coragem do Aranha deixa Tony profundamente agradecido a ponto de parabenizá-lo publicamente.

Na segunda parte, Jameson revê o dia em que o Hulk surgiu no bairro do Queens perseguido por um batalhão blindado do exército. O Aranha como sempre, se mete na confusão até que um ônibus escolar entra em perigo, o que faz o descontrolado gigante de jade parar com sua fúria e ajudar as crianças inocentes. Além disso todo um revival de aventuras são lembradas, o que dá um belo flashback de despedida.

Photobucket

A não ser pelo Capitão América e o Homem de Ferro que ainda removem feridos e necessitados dos escombros de Nova York, e no seu trabalho, encontram em um buraco, o jovem Peter Parker no uniforme de Aranha. A princípio, desacordado, mas com a luz da palma da mão do Latinha, ele desperta, sendo o abrir de seus olhos a última cena dessa história.

Photobucket

Com o Quarteto Fantástico, é diferente. Nos é mostrado os últimos momentos de Franklin Storm discutindo com seu filho, Johnny, o Tocha Humana. Até o momento em que a onda os atinge, afogando o Dr. Storm e atordoando Johnny. Depois que acorda, o Tocha voa até a estátua da Liberdade para pensar, mas é engolido pela própria, quando ela aparentemente ganha vida! Era tudo uma armação do demônio Dormammu para se alimentar dos poderes do Tocha Humana.

Susan Storm é a única que pode fazer algo para salvar o seu irmão, e com a ajuda de sua mãe, do Dr. Molekevic, e de Ben Grimm ela localiza Dormammu, que está em posse de um amuleto onde o Tocha se encontra preso. Usando sua astúcia e seu poder ela consegue deter o demônio e libertar Johnny.

Ao chegarem no Edifício Baxter, eles reencontram Reed Richards, que obtém total gelo de sua namorada. Numa conversa mais tarde, Reed acaba decretando um fim para o Dr. Destino - inadvertidamente, pois quem dá cabo do serviço é o Coisa.

No enterro do Dr. Storm, Sue põe um fim em definitivo no seu relacionamento com Reed, por ele ter escolhido salvar o planeta em vez dela - um olhar um pouco egoísta, mas quem pode dizer à uma mulher que ela está errada?

Por fim, Reed volta para a casa dos seus pais, Ben entra para a Shield para ser piloto de provas, Johnny resolve fazer uma viagem pela Europa e Susan volta a trabalhar em suas pesquisas biológicas no Baxter. Será que um dia o Quarteto voltará a se reunir?

Photobucket

Os X-Men foram os mais prejudicados com o Ultimatum. Muitos de seus membros foram vítimas do combate final com Magneto, e até após a batalha, como Scott Summers. Kitty Pryde invadiu o Triskelion para reaver a última parte de Wolverine que sobrou inteira - seu antebraço com as garras de adamantium.

Vampira está com os poderes e a invulnerabilidade do finado Fanático e o Homem de Gelo é convencido por Jean Grey a congelar a mansão do Professor Xavier e desmoroná-la em segundos. Jean começa a enterrar os mortos, quando Kitty chega com as garras de Wolverine e conta que a Shield tentou usar as células restantes nos ossos revestidos com adamantium, mas descobriram que todas as suas células morreram no ataque de Magneto.

Ainda há tempo de uma reaparição de Dentes de Sabre e Mística, mas depois da confusão, o Capitão América aparece para prestar a sua homenagem aos mutantes que sempre se consideraram heróis. O enterro é realizado e não há mais ninguém para chorar os mutantes mortos.

Photobucket

E assim termina uma era de quase dez anos dessa fase do Ultiverso. Mas ela não acabou. Já está nas bancas a continuação destas histórias na nova revista mensal que foi rebatizada de Ultimate Marvel, com grandes nomes assinando seus novos títulos:

Brian M. Bendis com Ultimate Homem-Aranha, Warren Ellis com Guerra das Armaduras e Mark Millar com os Vingadores Ultimate.

Em breve logo estaremos com o review da primeira edição já aqui.



Jeferson

comments powered by Disqus